segunda-feira, dezembro 29, 2008

Começar de novo

Ano novo, vida nova...como dizem por aí. E todo ano eu comento por aqui que não sou daquelas que acredita que é só virar uma página do calendário pras coisas milagrosamente mudarem. Pra tudo entrar milagrosamente nos eixos. As maiores mudanças na vida da gente não ocorrem da noite para o dia. Elas demoram anos pra se concretizar (eu que o diga, meus caros amigos). São processos muitas vezes inconscientes que quem está do lado de fora consegue distinguir melhor do que quem está dentro - e não é sempre assim? É preciso tempo e uma certa distância pra discernir (e digerir) esses processos.

Só sei que eu mesma ando bastante impaciente pra terminar 2008, embora saiba que a pressa é inimiga da perfeição (e é mesmo). E sei que existem dois tempos: o tempo externo e o tempo interno. O tempo externo é marcado pelas estações e pelo passar dos anos. Pelas pessoas ao nosso redor, suas expectativas e nossas expectativas em relação a elas e a nós mesmos. Já o tempo interno é um processo mais inconsciente do que consciente, é o tempo de cada um. Este é preciso respeitar, acima de tudo e de todos. Não adianta querer colocar a carruagem na frente dos cavalos, não adianta querer que tudo mude agora. As coisas mudam o tempo todo, mas tudo a seu tempo. É preciso paciência e sabedoria pra entendermos isso.

A verdade é que começar de novo a gente começa mesmo é todo dia. Cada novo dia é uma nova oportunidade de reescrever a nossa estória. Cada dia decidimos se é hora de aprender com os erros em vez de repeti-los (porque errar é humano mas repetir os erros é burrice). E se formos pensar bem, cada dia traz consigo pequenas mudanças. Devagar e sempre é que se anda.

Eu sei que minha vida emocional hoje é (muito) melhor do que há 2 anos. Assim como também sei que ainda tenho muito a resolver no aspecto profissional e financeiro (e já tomei as primeiras medidas). Mas felizmente as coisas se arrumam com o tempo. Mesmo que não seja o tempo que a gente gostaria, mesmo que a gente tenha pressa. Meu amigo Pedro vem praticamente todos os anos me visitar aqui na Holanda. E conversando com ele outro dia, ele disse uma daquelas grandes verdades que só quem te conhece praticamente a vida inteira é capaz de dizer (nos conhecemos há 23 anos). Ele me fez ver que embora as coisas não pareçam estar mudando na rapidez que eu desejava, elas estão mudando e muito. Então eu parei pra pensar e concluí que ele tinha razão. E fiquei feliz, muito feliz.

Pra frente é que se anda. Então feliz ano novo pra você(s)!



PS. A foto é do relógio astrológico de Praga, que tive a sorte de conhecer em 2007. O relógio é lindo e a cidade mais ainda. Vale a pena visitar!

terça-feira, dezembro 23, 2008

Gwyneth Paltrow e a cabala

A internet e suas surpresas...Acabei de ler um texto excelente no site da atriz Gwyneth Paltrow (sim, ela mesma). E eu nem sabia que ela tinha um site tão legal e ainda por cima, informativo. Quem tem interesse em saúde e espiritualidade pode conferir aqui. E tem ainda dicas de receitas culinárias, compras de natal e exposições em Londres, NY e Los Angeles. Enfim, um pouco de tudo.

Mas o texto que eu gostei mesmo foi este aqui:


********************************************************************************************************
Q:I have a friend who sees the world in a pessimistic light. This person is highly suspicious of people and situations, and sees, as well as experiences negativity at most turns. Why is this and what does it mean? What can be done to help someone of this nature?

A:What we see is who we are.

When we are in a good place, we see goodness all around us. When we are in a bad place, we see darkness. We might think we’re picking up these flaws in others because we are smarter or better. But the deeper truth is our judgments are merely an indication of where we are at spiritually.

Kabbalah teaches that within everything in this world can be found good and bad aspects. We choose – consciously or unconsciously – which part we wish to see. That choice is a reflection of who we are.

When we meet someone for the first time, we can focus on their positive or negative qualities. The direction we go in is a choice we are making. The same goes for new situations. Obviously there are times we need to discern the pros and cons of people or situations because it affects our well-being. That’s part of life. But most of the time when we judge it is not out of necessity to make a decision, it is simply because our negativity causes us to see negativity in others.

In addition to indicating where we are at, there is an exchange of energy when we judge someone. Kabbalah explains that focusing on someone’s negativity actually brings that energy into our lives! Certainly, no one wants to consciously bring negativity into our lives, which is the whole concept; we are unaware.

This week, the lesson for us is twofold. First, be aware of this concept: what I see is where I am at. Develop within yourself the proactive ability to focus only on the good in people or situations. Second, know that by seeking out the positive in others and in all aspects of life, you are awakening – and strengthening – that goodness inside of you.

Michael Berg, Co-Director of the Kabbalah Centre

sábado, dezembro 20, 2008

O melhor do natal

Lembrem-se: o melhor do natal não são os presentes - por mais especiais que eles sejam. Não são as ceias - por mais deliciosas que elas sejam. O melhor do natal são as pessoas que a gente ama e que amam a gente. São as pessoas que temos à nossa volta, não apenas nos momentos de alegria e celebração mas (principalmente) naqueles momentos em que as coisas não vão bem e a gente tem vontade de chorar. O melhor do natal são os familiares. E os amigos - que são o mesmo que família pra quem não tem família perto como eu. Eu sempre gostei daquele ditado que diz que os amigos são a família que a gente escolhe...porque é isso mesmo!

Então decidi parar na correria de mais um natal pra desejar a todos muita PAZ, SAÚDE e ALEGRIA em suas vidas, hoje e sempre. E que a gente possa aprender de uma vez por todas a dar valor ao que temos, em vez de suspirarmos pelo que não temos (a grama do vizinho nem sempre é mais verde, é só saber olhar direito). Que a gente aprenda que mais importante do que ter é ser. E que a gente aprenda que as coisas mais importantes da vida não tem preço. Na verdade, elas não custam nada e valem mais do que ouro. Amor, amizade, paz de espírito.

Bicharada

Aqui em casa eles fazem um sucesso danado. Filmes com bichos, de preferência cachorros - embora os gatos também sejam favoritos da mãe e do menino. Assim sendo, volta e meia me vejo assistindo um desses filmes com o Liam. Lassie, Beethoven (especialmente o primeiro e o segundo filmes, depois vai perdendo a graça), o adorável Benji e o divertido trio de Homeward Bound I e II. Das fotos abaixo, confesso que ainda não tive a oportunidade de conferir The 12 Dogs of Christmas, que acabei de comprar pra dar de natal pro meu filho. Mas me parece ser uma história de natal inesquecível...Em outras palavras, irresistível.

Títulos recomendados para quem tem criança em casa e principalmente para as férias escolares - como agora aqui na Holanda em que as crianças têm duas semanas de férias entre natal e ano novo. Diversão garantida para toda a família. A menos que você odeie cães e gatos, é claro!





quinta-feira, dezembro 18, 2008

100% fofo


Minha amiga Anna (aka Annix) sempre me aparece com uns links geniais, então vou dividir este aqui com vocês pra quem como eu, adora coisas fofas em geral e ilustração em particular (por essas e outras, sou fissurada em livros infantis).

O link para o site é: toscomics. Leiam e divertam-se!

PS. Infelizmente, a escolha da tira acima não foi mera coincidência mas 2008 já está quase acabando então espero que a maré melhore logo logo! Ando comendo o pão que o diabo amassou...e ele é mesmo muito ruim.

quarta-feira, dezembro 17, 2008

Chick Lit















Como muitos já devem ter percebido, eu gosto de ler. E muito. Eu leio literatura, eu leio jornais, eu leio revistas, eu leio quadrinhos, eu leio livro de receitas, eu leio mapa astral, eu leio até bula de remédio. E sim, eu leio em vários idiomas. E confesso que vez ou outra adoro uma chick lit bem escrita.

Pois a Anna esteve aqui em casa outro dia e deixou uns exemplares pra eu ler. Depois de rir, chorar (e chorar de rir) com os contos originais e pra lá de inusitados do livro No One Belongs Here More Than You da Miranda July (escritora, atora e diretora de cinema), decidi encarar um livro da Adele Parks, que nunca havia lido antes. A verdade é que chick lit é um gênero muito explorado nos últimos anos e eu até me atreveria a dizer que a grande maioria dos títulos não chega a valer a pena mas felizmente existem exceções. Sem falar que existem momentos na vida da gente que a melhor coisa que podemos fazer por nós mesmas é pegar um chick lit e devorá-lo o mais rápido possível. Leitura altamente recomendada para momentos de crise e confusão, em que a gente precisa dar um tempo e relaxar. De preferência acompanhada de uma boa dose de chocolate!

Mas voltando ao livro da Adele Parks, The Other Woman´s Shoes lida com um tópico mais do que comum neste tipo de literatura, que é a busca do amor perfeito. Ou melhor dizendo, daquele amor que a gente só encontra mesmo nos filmes de holywood e em alguns romances cor-de-rosa...No livro, duas irmãs vivem estilos de vida totalmente opostos até o dia em que o destino decide pregar uma de suas peças - e o destino vive pregando peças - e elas acabam trocando de lugar, assim de um dia para o outro. Com a nossa situação e nova perspectiva, elas começam a perceber que nem tudo é o que parece. Ou seja, as aparências enganam...e muito. Na mesma noite em que Eliza decide abandonar o namorado de 4 anos com quem se dá muito bem e sair em busca do marido perfeito que lhe dê segurança e estabilidade, o marido de sua irmã decide abandoná-la depois de 10 anos de casamento, com duas crianças pequenas e sem maiores explicações.

That´s all for now, folks! Qualquer hora dessas quando tiver mais tempo volto para dar umas dicas de chick lit pra vocês. Ler é bom demais...


**************************************************************************************************************
A título de esclarecimento: Miranda July não é absolutamente o que se poderia chamar de chick lit (na definição usual da palavra) e sim uma chick extraordinária com uma extensa produção artística. Pra quem não sabe, ela também dirigiu e atuou no filme You Me and Everyone We Know. Mais um daqueles filmes que você ama ou odeia. Pensando bem, no meu caso não foi nem uma coisa nem outra. Mas que o filme é bem curioso, isso é! E tem umas tiradas memoráveis.

Personalidade do ano

Como não poderia deixar de ser depois do enorme furor que causou na eleição presidencial americana - não apenas nos EUA como no mundo inteiro - a revista TIME acaba de premiar Obama com o título de Person of the Year 2008. Certamente um dos personagens mais carismáticos dos últimos tempos num momento em que o mundo vive uma grande crise mundial. Eu particularmente não acredito em salvador da pátria mas espero que ele consiga fazer um governo decente, na medida de suas possibilidades. E espero que ele consiga desfazer algumas das merdas que Bush fez pelo mundo afora, a começar pela guerra do Iraque (pensando bem, a lista de merdas seria infindável). Porque é mais do que hora de mudança! Eu fico aqui na torcida para que Obama possa ajudar na criação de um mundo melhor e mais justo.

PS. A eleição do novo presidente coincidiu com um período de profundas mudanças na minha vida pessoal. Daquelas coincidências da vida que a gente não pode deixar de comentar (mas prefiro ficar calada por enquanto).

quinta-feira, dezembro 11, 2008

Querem saber de uma coisa?

Por mim este ano já tinha acabado...porque tá f@da mesmo!!! Um passo pra frente, dois pra trás. E eu não vejo a hora de virar esta página. Quando fiquei animada pensando que estava melhorando e já planejando começar a nadar 1x semana, eis que a dor desgraçada no nervo da perna (ciática) volta de novo e meus inocentes planos vão por água abaixo.

O pior de estar/ficar doente é a impotência. Porque o corpo simplesmente não quer saber dos nossos planos. Ele tem seus próprios planos e a gente pode até fazer pirraça mas quando o corpo entra em greve, não tem discussão e ponto final. E cá estou eu tomando analgésicos de novo desde domingo passado. Vários ao dia. De manhã a dor é tão chata que eu simplesmente fico deitada na cama até passar. De tarde melhora um pouco e à noite eu até consigo ter uma vida um pouco normal (lol). Essa semana não consegui fazer nada do que estava planejado, hoje de manhã até fisioterapia cancelei! É amigos, inferno astral ou não, só vou dizer que não está sendo fácil. Estou me sentindo uma inválida e emocionalmente isso pesa pra caramba. Sim, faz parte do quadro mas mesmo assim...Liguei pra médica na terça e ela disse que não tem jeito: remédios, descanso moderado (ficar na cama o tempo todo também não pode) e muita fisioterapia nos próximos meses. E por via das dúvidas, estou pensando em fazer acupuntura também.

Pra finalizar, me recuso a fazer o balanço deste ano...embora inevitavelmente sempre acabemos fazendo um balanço - consciente ou inconsciente - nas últimas semanas. Eu só sei que o ano foi ruim, mas poderia ter sido pior. Conhecem aquela estória de feliz por comparação? Pois é, tem sempre alguém pior (e como). E ao menos tenho tido o apoio do F. e dos amigos, não sei o que seria de mim sem eles! Em suma, no aspecto profissional e de saúde 2008 foi uma grande #%!&*@, a grana sumiu do meu bolso mas o amor continua firme e forte. Uma daquelas ironias da vida. O que me faz lembrar um velho ditado: sorte no jogo, azar no amor (e vice-versa).

Pronto, tá feito o desabafo! E que venha 2009.

quinta-feira, dezembro 04, 2008

Tradição holandesa Nr.1



Amanhã não apenas é meu aniversário como também Sinterklaas, a maior tradição aqui na Holanda. O velhinho de barbas brancas consegue a façanha de ser mais popular do que Papai Noel aqui por essas bandas...Mas quem pensa que Sinterklaas é sinônimo de Santa Claus (o papai noel nos EUA e Inglaterra) se enganou redondamente! Eu mesma demorei anos pra entender essa estória, rsrsrs. Pois a estória começa em meados de novembro quando Sinterklaas e seus auxiliares (Zwarte Pieten) desembarcam na Holanda vindos da Espanha. Eles chegam oficialmente de barco (Pakjesboot) e a chegada é comemorada com muita alegria e estardalhaço por crianças e adultos (porque adulto também foi criança um dia!).

Eu confesso que nos meus primeiros anos de Holanda a festa passou meio que despercebida. Mas a partir do momento em que você tem criança(s) em casa, não tem mais jeito! Dezembro é sinônimo de Sinterklaas pra cá, Sinterklaas pra lá...festas nas escolas, no trabalho dos pais, desfiles pelas principais ruas das principais capitais. Vitrines de loja ricamente decoradas com presentes, chocolates e outras guloseimas tradicionais da data, etc. Outro dia mesmo estava eu andando calmamente pelo centro da cidade com F. e Liam num sábado à tarde quando esbarramos num monte de Zwarte Pieten montados a cavalo (as crianças deliram, claro). Paisagem inevitável do inverno holandês. Mas que é uma tradição muito legal, isso é (e não só para os holandeses como para muitos estrangeiros que vivem por aqui).

Então não fiquei surpresa ao ler outro dia no jornal que não apenas Sinterklaas é mais comemorado aqui do que o Natal (a segunda maior comemoração), como também as pessoas costumam gastar mais dinheiro em presentes nesta data. Ou seja, para quem tem crianças pequenas, o mês de dezembro não é caro: é caríssimo!!! Porque além dos tradicionais presentes de natal, os pais ainda devem providenciar os presentes de Sinterklaas.

Manda a tradição que nas duas semanas antes de 5 de dezembro, as crianças deixam seus sapatos na janela ou varanda, de preferência com uma cenoura ou maçã para o Américo (o cavalo branco do Sinterklaas, que até personagem de filme virou por aqui). Meu filho costuma deixar ainda um desenho feito por ele especialmente para o Sinterklaas (sério!). Todas as noites, os Zwarte Pieten visitam as casas das crianças e deixam uma pequena lembrança. Um presentinho, uma letra de chocolate com a inicial do nome da criança (ver fotos a seguir) e outras guloseimas tradicionais. Agora eu pergunto: quem vocês acham que compra todos esses presentes? Os pais, oras bolas!

Pra finalizar a festa, as famílias se reúnem no dia 5 (amanhã) para o Pakjes avond. A noite é comemorada entre amigos e familiares com um jantar especial e troca de presentes. E nas famílias mais tradicionais cada membro deve ainda escrever um poema a ser oferecido a uma pessoa (que geralmente é sorteada).

Sinterklaas: as guloseimas




Mudar é preciso

Resolvi aproveitar a onda do Obama (Time for Change) e encarar um novo e turbulento período de mudanças...Eu costumo demorar anos (literalmente) para tomar decisões importantes. Pra terem uma idéia, a última decisão importante que tomei na minha vida foi há cerca de 3 anos, quando pedi o divórcio. Desde então tenho sobrevivido, alguns meses melhores do que outros...mas olha, este ano foi duro de roer! As vacas nunca estiveram tão magras...e nem me falem em crise mundial porque aqui em casa já estou em crise há tempos (e meus amigos sabem que não estou exagerando).

A verdade é que a gente tenta tapar o sol com a peneira, fingir que está tudo bem e empurrar com a barriga. A gente vai levando, um dia de cada vez como costumo dizer, até que chega uma hora que não dá mais. Os problemas gritam por solução e você tem de se mexer. Ou vai, ou racha. E infelizmente eu sou daquelas pessoas que não sabe planejar as coisas (no future), eu simplesmente deixo as coisas acontecerem...e foi exatamente assim este ano. A sensação que tenho é que fui atropelada pelos dias, semanas e meses. E não teve jeito: foi só dezembro chegar pra crise se estabelecer. E não posso me dar ao luxo de esperar até janeiro pra fazer minhas resoluções de ano novo...Mudança já!

Aguardem cenas dos próximos capítulos.





PS. E sim, estou morrendo de medo...mas sabe aquelas horas na vida em que só temos um caminho a seguir? É isso, fazer o quê.
Tecnologia do Blogger.

Começar de novo

Ano novo, vida nova...como dizem por aí. E todo ano eu comento por aqui que não sou daquelas que acredita que é só virar uma página do calendário pras coisas milagrosamente mudarem. Pra tudo entrar milagrosamente nos eixos. As maiores mudanças na vida da gente não ocorrem da noite para o dia. Elas demoram anos pra se concretizar (eu que o diga, meus caros amigos). São processos muitas vezes inconscientes que quem está do lado de fora consegue distinguir melhor do que quem está dentro - e não é sempre assim? É preciso tempo e uma certa distância pra discernir (e digerir) esses processos.

Só sei que eu mesma ando bastante impaciente pra terminar 2008, embora saiba que a pressa é inimiga da perfeição (e é mesmo). E sei que existem dois tempos: o tempo externo e o tempo interno. O tempo externo é marcado pelas estações e pelo passar dos anos. Pelas pessoas ao nosso redor, suas expectativas e nossas expectativas em relação a elas e a nós mesmos. Já o tempo interno é um processo mais inconsciente do que consciente, é o tempo de cada um. Este é preciso respeitar, acima de tudo e de todos. Não adianta querer colocar a carruagem na frente dos cavalos, não adianta querer que tudo mude agora. As coisas mudam o tempo todo, mas tudo a seu tempo. É preciso paciência e sabedoria pra entendermos isso.

A verdade é que começar de novo a gente começa mesmo é todo dia. Cada novo dia é uma nova oportunidade de reescrever a nossa estória. Cada dia decidimos se é hora de aprender com os erros em vez de repeti-los (porque errar é humano mas repetir os erros é burrice). E se formos pensar bem, cada dia traz consigo pequenas mudanças. Devagar e sempre é que se anda.

Eu sei que minha vida emocional hoje é (muito) melhor do que há 2 anos. Assim como também sei que ainda tenho muito a resolver no aspecto profissional e financeiro (e já tomei as primeiras medidas). Mas felizmente as coisas se arrumam com o tempo. Mesmo que não seja o tempo que a gente gostaria, mesmo que a gente tenha pressa. Meu amigo Pedro vem praticamente todos os anos me visitar aqui na Holanda. E conversando com ele outro dia, ele disse uma daquelas grandes verdades que só quem te conhece praticamente a vida inteira é capaz de dizer (nos conhecemos há 23 anos). Ele me fez ver que embora as coisas não pareçam estar mudando na rapidez que eu desejava, elas estão mudando e muito. Então eu parei pra pensar e concluí que ele tinha razão. E fiquei feliz, muito feliz.

Pra frente é que se anda. Então feliz ano novo pra você(s)!



PS. A foto é do relógio astrológico de Praga, que tive a sorte de conhecer em 2007. O relógio é lindo e a cidade mais ainda. Vale a pena visitar!

Gwyneth Paltrow e a cabala

A internet e suas surpresas...Acabei de ler um texto excelente no site da atriz Gwyneth Paltrow (sim, ela mesma). E eu nem sabia que ela tinha um site tão legal e ainda por cima, informativo. Quem tem interesse em saúde e espiritualidade pode conferir aqui. E tem ainda dicas de receitas culinárias, compras de natal e exposições em Londres, NY e Los Angeles. Enfim, um pouco de tudo.

Mas o texto que eu gostei mesmo foi este aqui:


********************************************************************************************************
Q:I have a friend who sees the world in a pessimistic light. This person is highly suspicious of people and situations, and sees, as well as experiences negativity at most turns. Why is this and what does it mean? What can be done to help someone of this nature?

A:What we see is who we are.

When we are in a good place, we see goodness all around us. When we are in a bad place, we see darkness. We might think we’re picking up these flaws in others because we are smarter or better. But the deeper truth is our judgments are merely an indication of where we are at spiritually.

Kabbalah teaches that within everything in this world can be found good and bad aspects. We choose – consciously or unconsciously – which part we wish to see. That choice is a reflection of who we are.

When we meet someone for the first time, we can focus on their positive or negative qualities. The direction we go in is a choice we are making. The same goes for new situations. Obviously there are times we need to discern the pros and cons of people or situations because it affects our well-being. That’s part of life. But most of the time when we judge it is not out of necessity to make a decision, it is simply because our negativity causes us to see negativity in others.

In addition to indicating where we are at, there is an exchange of energy when we judge someone. Kabbalah explains that focusing on someone’s negativity actually brings that energy into our lives! Certainly, no one wants to consciously bring negativity into our lives, which is the whole concept; we are unaware.

This week, the lesson for us is twofold. First, be aware of this concept: what I see is where I am at. Develop within yourself the proactive ability to focus only on the good in people or situations. Second, know that by seeking out the positive in others and in all aspects of life, you are awakening – and strengthening – that goodness inside of you.

Michael Berg, Co-Director of the Kabbalah Centre

O melhor do natal

Lembrem-se: o melhor do natal não são os presentes - por mais especiais que eles sejam. Não são as ceias - por mais deliciosas que elas sejam. O melhor do natal são as pessoas que a gente ama e que amam a gente. São as pessoas que temos à nossa volta, não apenas nos momentos de alegria e celebração mas (principalmente) naqueles momentos em que as coisas não vão bem e a gente tem vontade de chorar. O melhor do natal são os familiares. E os amigos - que são o mesmo que família pra quem não tem família perto como eu. Eu sempre gostei daquele ditado que diz que os amigos são a família que a gente escolhe...porque é isso mesmo!

Então decidi parar na correria de mais um natal pra desejar a todos muita PAZ, SAÚDE e ALEGRIA em suas vidas, hoje e sempre. E que a gente possa aprender de uma vez por todas a dar valor ao que temos, em vez de suspirarmos pelo que não temos (a grama do vizinho nem sempre é mais verde, é só saber olhar direito). Que a gente aprenda que mais importante do que ter é ser. E que a gente aprenda que as coisas mais importantes da vida não tem preço. Na verdade, elas não custam nada e valem mais do que ouro. Amor, amizade, paz de espírito.

Bicharada

Aqui em casa eles fazem um sucesso danado. Filmes com bichos, de preferência cachorros - embora os gatos também sejam favoritos da mãe e do menino. Assim sendo, volta e meia me vejo assistindo um desses filmes com o Liam. Lassie, Beethoven (especialmente o primeiro e o segundo filmes, depois vai perdendo a graça), o adorável Benji e o divertido trio de Homeward Bound I e II. Das fotos abaixo, confesso que ainda não tive a oportunidade de conferir The 12 Dogs of Christmas, que acabei de comprar pra dar de natal pro meu filho. Mas me parece ser uma história de natal inesquecível...Em outras palavras, irresistível.

Títulos recomendados para quem tem criança em casa e principalmente para as férias escolares - como agora aqui na Holanda em que as crianças têm duas semanas de férias entre natal e ano novo. Diversão garantida para toda a família. A menos que você odeie cães e gatos, é claro!





100% fofo


Minha amiga Anna (aka Annix) sempre me aparece com uns links geniais, então vou dividir este aqui com vocês pra quem como eu, adora coisas fofas em geral e ilustração em particular (por essas e outras, sou fissurada em livros infantis).

O link para o site é: toscomics. Leiam e divertam-se!

PS. Infelizmente, a escolha da tira acima não foi mera coincidência mas 2008 já está quase acabando então espero que a maré melhore logo logo! Ando comendo o pão que o diabo amassou...e ele é mesmo muito ruim.

Chick Lit















Como muitos já devem ter percebido, eu gosto de ler. E muito. Eu leio literatura, eu leio jornais, eu leio revistas, eu leio quadrinhos, eu leio livro de receitas, eu leio mapa astral, eu leio até bula de remédio. E sim, eu leio em vários idiomas. E confesso que vez ou outra adoro uma chick lit bem escrita.

Pois a Anna esteve aqui em casa outro dia e deixou uns exemplares pra eu ler. Depois de rir, chorar (e chorar de rir) com os contos originais e pra lá de inusitados do livro No One Belongs Here More Than You da Miranda July (escritora, atora e diretora de cinema), decidi encarar um livro da Adele Parks, que nunca havia lido antes. A verdade é que chick lit é um gênero muito explorado nos últimos anos e eu até me atreveria a dizer que a grande maioria dos títulos não chega a valer a pena mas felizmente existem exceções. Sem falar que existem momentos na vida da gente que a melhor coisa que podemos fazer por nós mesmas é pegar um chick lit e devorá-lo o mais rápido possível. Leitura altamente recomendada para momentos de crise e confusão, em que a gente precisa dar um tempo e relaxar. De preferência acompanhada de uma boa dose de chocolate!

Mas voltando ao livro da Adele Parks, The Other Woman´s Shoes lida com um tópico mais do que comum neste tipo de literatura, que é a busca do amor perfeito. Ou melhor dizendo, daquele amor que a gente só encontra mesmo nos filmes de holywood e em alguns romances cor-de-rosa...No livro, duas irmãs vivem estilos de vida totalmente opostos até o dia em que o destino decide pregar uma de suas peças - e o destino vive pregando peças - e elas acabam trocando de lugar, assim de um dia para o outro. Com a nossa situação e nova perspectiva, elas começam a perceber que nem tudo é o que parece. Ou seja, as aparências enganam...e muito. Na mesma noite em que Eliza decide abandonar o namorado de 4 anos com quem se dá muito bem e sair em busca do marido perfeito que lhe dê segurança e estabilidade, o marido de sua irmã decide abandoná-la depois de 10 anos de casamento, com duas crianças pequenas e sem maiores explicações.

That´s all for now, folks! Qualquer hora dessas quando tiver mais tempo volto para dar umas dicas de chick lit pra vocês. Ler é bom demais...


**************************************************************************************************************
A título de esclarecimento: Miranda July não é absolutamente o que se poderia chamar de chick lit (na definição usual da palavra) e sim uma chick extraordinária com uma extensa produção artística. Pra quem não sabe, ela também dirigiu e atuou no filme You Me and Everyone We Know. Mais um daqueles filmes que você ama ou odeia. Pensando bem, no meu caso não foi nem uma coisa nem outra. Mas que o filme é bem curioso, isso é! E tem umas tiradas memoráveis.

Personalidade do ano

Como não poderia deixar de ser depois do enorme furor que causou na eleição presidencial americana - não apenas nos EUA como no mundo inteiro - a revista TIME acaba de premiar Obama com o título de Person of the Year 2008. Certamente um dos personagens mais carismáticos dos últimos tempos num momento em que o mundo vive uma grande crise mundial. Eu particularmente não acredito em salvador da pátria mas espero que ele consiga fazer um governo decente, na medida de suas possibilidades. E espero que ele consiga desfazer algumas das merdas que Bush fez pelo mundo afora, a começar pela guerra do Iraque (pensando bem, a lista de merdas seria infindável). Porque é mais do que hora de mudança! Eu fico aqui na torcida para que Obama possa ajudar na criação de um mundo melhor e mais justo.

PS. A eleição do novo presidente coincidiu com um período de profundas mudanças na minha vida pessoal. Daquelas coincidências da vida que a gente não pode deixar de comentar (mas prefiro ficar calada por enquanto).

Querem saber de uma coisa?

Por mim este ano já tinha acabado...porque tá f@da mesmo!!! Um passo pra frente, dois pra trás. E eu não vejo a hora de virar esta página. Quando fiquei animada pensando que estava melhorando e já planejando começar a nadar 1x semana, eis que a dor desgraçada no nervo da perna (ciática) volta de novo e meus inocentes planos vão por água abaixo.

O pior de estar/ficar doente é a impotência. Porque o corpo simplesmente não quer saber dos nossos planos. Ele tem seus próprios planos e a gente pode até fazer pirraça mas quando o corpo entra em greve, não tem discussão e ponto final. E cá estou eu tomando analgésicos de novo desde domingo passado. Vários ao dia. De manhã a dor é tão chata que eu simplesmente fico deitada na cama até passar. De tarde melhora um pouco e à noite eu até consigo ter uma vida um pouco normal (lol). Essa semana não consegui fazer nada do que estava planejado, hoje de manhã até fisioterapia cancelei! É amigos, inferno astral ou não, só vou dizer que não está sendo fácil. Estou me sentindo uma inválida e emocionalmente isso pesa pra caramba. Sim, faz parte do quadro mas mesmo assim...Liguei pra médica na terça e ela disse que não tem jeito: remédios, descanso moderado (ficar na cama o tempo todo também não pode) e muita fisioterapia nos próximos meses. E por via das dúvidas, estou pensando em fazer acupuntura também.

Pra finalizar, me recuso a fazer o balanço deste ano...embora inevitavelmente sempre acabemos fazendo um balanço - consciente ou inconsciente - nas últimas semanas. Eu só sei que o ano foi ruim, mas poderia ter sido pior. Conhecem aquela estória de feliz por comparação? Pois é, tem sempre alguém pior (e como). E ao menos tenho tido o apoio do F. e dos amigos, não sei o que seria de mim sem eles! Em suma, no aspecto profissional e de saúde 2008 foi uma grande #%!&*@, a grana sumiu do meu bolso mas o amor continua firme e forte. Uma daquelas ironias da vida. O que me faz lembrar um velho ditado: sorte no jogo, azar no amor (e vice-versa).

Pronto, tá feito o desabafo! E que venha 2009.

Tradição holandesa Nr.1



Amanhã não apenas é meu aniversário como também Sinterklaas, a maior tradição aqui na Holanda. O velhinho de barbas brancas consegue a façanha de ser mais popular do que Papai Noel aqui por essas bandas...Mas quem pensa que Sinterklaas é sinônimo de Santa Claus (o papai noel nos EUA e Inglaterra) se enganou redondamente! Eu mesma demorei anos pra entender essa estória, rsrsrs. Pois a estória começa em meados de novembro quando Sinterklaas e seus auxiliares (Zwarte Pieten) desembarcam na Holanda vindos da Espanha. Eles chegam oficialmente de barco (Pakjesboot) e a chegada é comemorada com muita alegria e estardalhaço por crianças e adultos (porque adulto também foi criança um dia!).

Eu confesso que nos meus primeiros anos de Holanda a festa passou meio que despercebida. Mas a partir do momento em que você tem criança(s) em casa, não tem mais jeito! Dezembro é sinônimo de Sinterklaas pra cá, Sinterklaas pra lá...festas nas escolas, no trabalho dos pais, desfiles pelas principais ruas das principais capitais. Vitrines de loja ricamente decoradas com presentes, chocolates e outras guloseimas tradicionais da data, etc. Outro dia mesmo estava eu andando calmamente pelo centro da cidade com F. e Liam num sábado à tarde quando esbarramos num monte de Zwarte Pieten montados a cavalo (as crianças deliram, claro). Paisagem inevitável do inverno holandês. Mas que é uma tradição muito legal, isso é (e não só para os holandeses como para muitos estrangeiros que vivem por aqui).

Então não fiquei surpresa ao ler outro dia no jornal que não apenas Sinterklaas é mais comemorado aqui do que o Natal (a segunda maior comemoração), como também as pessoas costumam gastar mais dinheiro em presentes nesta data. Ou seja, para quem tem crianças pequenas, o mês de dezembro não é caro: é caríssimo!!! Porque além dos tradicionais presentes de natal, os pais ainda devem providenciar os presentes de Sinterklaas.

Manda a tradição que nas duas semanas antes de 5 de dezembro, as crianças deixam seus sapatos na janela ou varanda, de preferência com uma cenoura ou maçã para o Américo (o cavalo branco do Sinterklaas, que até personagem de filme virou por aqui). Meu filho costuma deixar ainda um desenho feito por ele especialmente para o Sinterklaas (sério!). Todas as noites, os Zwarte Pieten visitam as casas das crianças e deixam uma pequena lembrança. Um presentinho, uma letra de chocolate com a inicial do nome da criança (ver fotos a seguir) e outras guloseimas tradicionais. Agora eu pergunto: quem vocês acham que compra todos esses presentes? Os pais, oras bolas!

Pra finalizar a festa, as famílias se reúnem no dia 5 (amanhã) para o Pakjes avond. A noite é comemorada entre amigos e familiares com um jantar especial e troca de presentes. E nas famílias mais tradicionais cada membro deve ainda escrever um poema a ser oferecido a uma pessoa (que geralmente é sorteada).

Sinterklaas: as guloseimas




Mudar é preciso

Resolvi aproveitar a onda do Obama (Time for Change) e encarar um novo e turbulento período de mudanças...Eu costumo demorar anos (literalmente) para tomar decisões importantes. Pra terem uma idéia, a última decisão importante que tomei na minha vida foi há cerca de 3 anos, quando pedi o divórcio. Desde então tenho sobrevivido, alguns meses melhores do que outros...mas olha, este ano foi duro de roer! As vacas nunca estiveram tão magras...e nem me falem em crise mundial porque aqui em casa já estou em crise há tempos (e meus amigos sabem que não estou exagerando).

A verdade é que a gente tenta tapar o sol com a peneira, fingir que está tudo bem e empurrar com a barriga. A gente vai levando, um dia de cada vez como costumo dizer, até que chega uma hora que não dá mais. Os problemas gritam por solução e você tem de se mexer. Ou vai, ou racha. E infelizmente eu sou daquelas pessoas que não sabe planejar as coisas (no future), eu simplesmente deixo as coisas acontecerem...e foi exatamente assim este ano. A sensação que tenho é que fui atropelada pelos dias, semanas e meses. E não teve jeito: foi só dezembro chegar pra crise se estabelecer. E não posso me dar ao luxo de esperar até janeiro pra fazer minhas resoluções de ano novo...Mudança já!

Aguardem cenas dos próximos capítulos.





PS. E sim, estou morrendo de medo...mas sabe aquelas horas na vida em que só temos um caminho a seguir? É isso, fazer o quê.