terça-feira, janeiro 29, 2013

Cinéfilo mirim

O primeiro "clássico"


Como comentei recentemente aqui no blog, meu filho vem se tornando um cinéfilo de carteirinha! Aos 12 anos, ele já tem um currículo de filmes admirável (modéstia à parte e graças a mãe cinéfila que vos escreve).

Quando Liam era pequeno, eu sempre assistia com ele os filmes da Disney e dos Studios Pixar (que foram comprados há alguns anos pela própria Disney)...Confesso que ter criança pequena em casa é uma ótima desculpa pra curtir sem culpa os clássicos infantis! Então como todo bom cinéfilo mirim, a "educação cinematográfica" do Liam começou com Branca de Neve de Walt Disney, aos 3 anos de idade! Dali em diante foram muitos e muitos filmes da Disney (assistidos em casa) e muitos filmes do Pixar (nas telas de cinema). Até hoje me lembro da primeira vez que Liam foi ao cinema assistir Findind Nemo! Uma data memorável. Não incluí Disney e Pixar na lista porque senão ia ficar extensa demais.

Depois vieram uma série de filmes de aventura, desde os famosos filmes de Harry Potter até a trilogia Jurassic Park, esta última é cult aqui de casa! Depois foi a vez dos super-heróis, o primeiro acho que foi o Homem-Aranha! E por falar em super-heróis e aventuras, um filme que eu ainda preciso conferir com o Liam é The Hunger Games (faltou na lista). Tenho certeza que ele vai adorar!

Depois dos filmes de animação infantis e  filmes de aventura, de um ano pra cá vem ocorrido muitas mudanças neste front - meu filho está virando gente grande! Ainda mais quando se deu conta de que já tinha 12 anos e decidiu que não era mais "criança", hehehe. O que facilitou a nova fase de descobertas é o fato de termos aqui em casa o cartão Cineville - um cartão especial que dá direito a 13 salas de cinema no circuito alternativo de Amsterdam. Em outras palavras, o paraíso dos cinéfilos (e dos cinéfilos mirim). E assim Liam tem aprendido a curtir filmes franceses (e não apenas Intouchables, concorrente ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro), ingleses, escandinavos, japoneses e por aí vai.

No mais, ele recentemente pegou gosto por filmes de James Bond e já assistiu uns 12 filmes, patrocinados pelo pai que comprou um DVD-box com todos os filmes do famoso agente. E claro, assistiu também Skyfall (eu ainda não conferi mas vi Cassino Royale com Liam e gostei).

Pra finalizar...minha memória não é das melhores, mas aí vai a "listinha" de alguns filmes memoráveis que meu cinéfilo mirim assistiu. E dizer que o menino ainda nem completou 13 anos. Filho de peixe, peixinho é!


Aventura e ação:
 

- Jurassic Park (trilogia favorita)
- ET, the extra-terrestrial
- Homeward Bound: The Incredible Journey
- Lord of the Rings (trilogia)
- Pirates of the Caribbean (1, 2 e 3)
- King Kong (Peter Jackson)
- Harry Potter (vários)
- Aragon
- Bridge to Therabithia
- The Golden Compass
- A Night at the Museum (1 e 2)
- The Raiders of the Lost Ark (Indiana Jones)
- The Chronicles of Narnia: The Lion, The Witch and the Wardrobe
- The Chronicles of Narnia: Prince Caspian
- The Spiderwick Chronicles
- Hugo (2011)
- Snow White and the Huntsman (2012)
- The Matrix
- The Bourne Identity
- Men in Black III
- James Bond (vários)
- The Hobbit (em cartaz)


Super-heróis:




- Spider Man 1, 2 e 3
- Iron Man 1 e 2
- X-Men 1 e 2
- X-Men Origines (Wolverine)
- The Avengers
- Hulk
- The Dark Knight (2008)
- The Dark Knight Rises (2012)

Horror films:




- The Awakening (em cartaz)
- O Orfanato
- The Others
- The Blair Witch Project
- Paranormal Activity 2
- The Shining (!)
- Alien
- 1408 (Stephen King)
- The Mist (Stephen King)
- Alien x Predator
- Insidious
- The Sixth Sens
-  Village of the Damned (1963)

   Art films:




- Life of Pi (em cartaz)
- Cloud Atlas (em cartaz)
- Beast of the Southern Wild (em cartaz)
- Moonrise Kingdom (Wes Anderson)
- Jagten (dinamarquês)
- Kauwboy (holandês)
- Les Neiges du Kilimandjaro (francês)
- Le fils de l'autre (francês)
- Monsieur Lazhar (canadense)
- I Wish (japonês)
- Nobody Knows (japonês)
- The Source (marroquino)
- Wuthering Heights (2012)
- Angel's Share (inglês)
- Frankenweenie (Tim Burton)
- Dark Shadows (Tim Burton)
- Charlie and the Chocolate Factory (Tim Burton)
- Coraline (Henry Selick)
- The Nightmare Before Christmas (Henry Selick)
- Where The Wild Things Are
- Fantastic Mr. Fox (Wes Anderson)
- Oorlogswinter (holandês)
- Slumdog Millionaire
- Amelie Poulain
- Billy Elliot (inglês)
- About a Boy
- Edward Scissorhands (Tim Burton)
entre outros...

terça-feira, janeiro 22, 2013

Meu blog criativo

Como o blog Noites em Claro já é conhecido de muitos, resolvi aproveitar este espaço pra divulgar meu outro blog: Scraps da Beth Blue! Alguns daqui já visitaram mas como o blog ainda tem poucos seguidores, decidi movimentar as coisas um pouco.

Tenho visto muito blog fazendo sorteios de livros etc...Em princípio, admito que não sou fã deste tipo de estratégia de marketing, digamos assim...por outro lado, o que é bonito é pra ser mostrado e eu gostaria de dividir minhas "criações" com vocês!

A única regra pra quem quiser participar do sorteio é seguir o blog de scraps. Em princípio, irei sortear 2 sets de cartões, cada um acompanhado de um marcador de livros. Os cartões foram feitos recentemente com muito carinho. Podem participar pessoas que moram na Europa ou no Brasil, eu mandarei pelo correio.

Abaixo estão os sets a serem sorteados (escolha apenas 1). Para participar, basta colocar seu nome e indicar o set desejado no comentário. Boa sorte. O sorteio encerra no dia 28 de fevereiro.


Set 1: Corações

Set 2: Corujas e cupcake!


segunda-feira, janeiro 21, 2013

Aborrescente



Engraçado como as pessoas costumam reclamar que adolescente isso, adolescente aquilo etc etc etc. Eu sei que posso estar sendo (extremamente) naïve ao escrever este post mas por enquanto meu "aborrescente" não tem me dado dores de cabeça! Tudo bem que ainda faltam 3 meses pra ele completar 13 anos mas muita coisa tem mudado aqui em casa nos últimos tempos.

A começar pela nova escola. Desde que mudou de escola, o menino agora só fala em smartphone, Facebook e What's App! Pra sorte dele, sua mãe não é tão antiga assim a ponto de não saber do que se trata. Pelo contrário, tenho Facebook, sou apaixonada pelo meu iPhone (e pelo iPad que meu filho insiste em levar junto pra casa do pai toda semana). E quanto ao tal app What's App...eu me pergunto porque esses garotos simplesmente não pegam o tal smartphone e ligam pros amigos?!! Porque What's App é nada mais que uma espécie de sms gratuito, né? Tipo chat. Enfim, até agora tenho conseguido "acompanhar a moda". Posso não ser a expert em informática mas eu me viro. Tenho há anos este blog e mais um de scrapbooking. Já tive Orkut, tenho Facebook (tantas emoções, minha gente). Tenho conta no Twitter que esqueço de usar porque odeio aquela estória de 140 caracteres. E tenho LinkedIn que pra ser sincera, até hoje não me serviu pra arrumar emprego algum!!!

Mas voltando ao aborrescente do título (o daqui de casa), outro assunto inesgotável são os games, o pesadelo de muitas as mães! No caso do meu filho, a última novidade é que o rapaz viciou no Xbox 360. E claro que já tivemos muita briga aqui em casa por causa disso porque se deixar são horas de game e nada mais acontece...Mas eu consegui estabelecer algumas "regras de ouro": dever de casa primeiro, se não fizer não tem game! E mais (porque eu posso ser bacana mas não sou burra): se o boletim começar a vir com notas vermelhas, o Xbox 360 irá sumir....Aqui em casa educação é prioridade, ainda mais em tempos de crise do euro! Um dos valores que herdei da minha criação.

Quando não está fazendo dever de casa ou jogando no XBox (!!!), Liam geralmente assiste Disney Chanel (as séries para adolescentes), embora tenha assistado mais Comedy Central. Há tempos que ele curte South Park...mas haja palavrão, hein? Eu até admito que curto o programa mas mesmo assim. Ele também curte Family Guy e American Dad. Assistimos sempre juntos porque eu também mereço dar umas risadas de vez em quando, né? E aproveito quando tem um tema mais pesado no South Park pra discutir o assunto com o menino (fica a dica para as mamães de plantão). Porque vamos combinar, South Park não é coisa de criança. Pra sorte dele, eu estou aberta para toda e qualquer discussão, o que já não foi o caso da minha mãe para a qual existiam muitos tabus...desde que ele pergunte e puxe assunto, eu converso sobre sexo, homossexuais, drogas, álcool...enfim, é só perguntar. Melhor do que aprender na rua, né?

Last but not least, já comentei aqui antes que estou criando um cinéfilo mirim e em breve irei postar sobre isso. Meu filho pode não gostar de ler (munha grande tristeza mas não adianta forçar que é pior, né?) mas está se tornando um grande apreciador da sétima arte. Então eu finalmente posso dizer: "Filho de peixe, peixinho é."

To be continued...

terça-feira, janeiro 15, 2013

Brasileiros solidários?



Queridos amigos e leitores, 
Alguns devem ter percebido que tenho evitado posts de teor pessoal no blog para me poupar, mas hoje não deu pra segurar a onda. Aí pensei: sabem de uma coisa? o blog é meu e aqui eu escrevo o que eu quero. Então sentem que lá vem estória!

Pois hoje vivi uma situação extremamente desagradável com a amiga de uma (ex)amiga no Facebook. Uma situação que me faz perguntar onde anda a solidariedade do brasileiro? No meu caso específico, onde anda a solidariedade dos brasileiros que vivem na Holanda (não sei se é assim nos outros países, mas espero que não). Porque o que eu tenho vivenciado nos meus 18 anos de Holanda é muito triste. Ou isso ou eu realmente "esbarrei" nas pessoas erradas.

A discussão começou com fulana dizendo que não existe crise (leia-se crise do Euro), que a crise está na cabeças das pessoas. Como eu assisto noticiários, leio jornais, leio resenhas de economistas etc etc etc simplesmente não entendi a colocação da pessoa. Aí me lembrei que esta fulana sempre teve emprego aqui, ela já veio do Brasil com emprego! Então obviamente a crise (ainda) não bateu na porta dela - e Deus a proteja e seu marido para que nunca fiquem desempregados e percam a hipoteca da casa própria, como tem acontecido muito ultimamente. Deus a livre de se divorciar e ter de pagar as contas sozinha...Ela e o marido trabalham (vejam bem) em um dos poucos setores que tem sobrevivido a tal crise do euro: Informática. Claro que para pessoas assim, a crise não existe, né? E pelo jeito nem solidariedade...

O interessante é que meu namorado não apenas tem emprego, como trabalha no mesmo setor e provavelmente ganha tanto ou mais do que ela (o que não vem ao caso) e nunca passou pela cabeça dele que a crise é algo "imaginário" que povoa a cabeça de gente louca. Ele é inteligente o bastante, e sensato o bastante, pra saber que a crise existe sim, mesmo não tendo sido afetado por ela! Ele também tem acompanhado a minha vida há 5 anos (e isso obviamente fez ele entender coisas que algumas pessoas não entendem porque simplesmente não fazem parte da realidade delas). Verdade que ele também viu amigos perderem emprego, amigos sofrerem de burnout com medo de perderem seus empregos e por ai vai. Ou seja, ele tem um bom emprego, ganha bem mas sabe que a crise não está na cabeça das pessoas. E é solidário com quem não teve a mesma sorte.

Quanto a mim, estou desempregada oficialmente há  4 anos e já terminei de completar meu terceiro estágio (isso mesmo, estágio) e portanto, pra mim a crise é mais do que real. Aí vem uma fulana com quem não tenho contato há mais de 5 anos e não tem a menor idéia da minha vida e como se não bastasse ainda me diz que mesmo na época em que a Holanda estava "bombando" eu já estava desempregada. Em outras palavras, além da crise não existir, a culpa de estar desempregada é apenas minha! E depois eu é que sou louca? Eu e milhões de desempregados na Europa inteira - aqui na Holanda ainda são 7% da população, na Espanha já passa de 25% (1 em cada 4 espanhóis está desempregado). Eu acho inconcebível uma pessoa estar tão alienada da realidade de milhões porque tem emprego e consegue pagar as contas em dia e viajar todo ano. Não sei se isso é alienação ou falta de solidariedade - ou ambos.

Como pode uma pessoa que nunca ficou desempregada neste país, que nunca passou por um divórcio com filho pequeno pra criar (sem família por perto pra dar uma força), dizer que crise não existe? Em que mundo vivemos em que as pessoas estão cada vez mais individualistas, do tipo "Eu por mim e Deus por todos"?  Nessas horas me bate um cansaço e uma tristeza profunda...e eu constato (novamente) que os verdadeiros amigos são aqueles que estão ao seu lado quando você não tem dinheiro, por  ex. Porque quando a pessoa tem emprego, dinheiro, carro, casa com piscina etc etc etc (deu pra sacar né?) amigo é o que não falta. Todo mundo gosta de jantares e festas. Basta a pessoa perder o emprego, entrar em crise ou pior ainda, em depressão (Deus a proteja de um dia ter uma "coisa" dessas) que todo mundo some. Eu sei que isso não acontece só com os brasileiros morando no exterior mas no Brasil e em toda parte do mundo.

Moral da estória: falta solidariedade no ser humano. E digo mais, se as pessoas tivessem alguma idéia da vida de quem estão falando, se pudessem por (apenas) uma semana trocar de lugar e ver como a vida do outro realmente é...quem sabe?

Confesso que perdi as esperanças...felizmente ainda tenho amizades que passaram pela "prova de fogo" e estas irei valorizar a vida inteira. Obrigada por serem meus amigos!

Pronto, falei.



segunda-feira, janeiro 14, 2013

Life of Pi



Como leitora ávida que sou, eu tinha lido o livro Life of Pi há mais de dois anos, inclusive comentei aqui neste post do blog de agosto de 2008! E já sabia que era uma daqueles livros difícil de ser transportado para a tela de cinema (como Cloud Atlas, também em cartaz atualmente). Mas me acalmei quando vi que o diretor era nada menos do que o excepcional Ang Lee, um dos meus diretores favoritos. Ang Lee é mestre absoluto da sétima arte e já filmou vários tipos de filmes. Ele nunca faz um filme parecido com o outro, alterna entre vários estilos e temas com uma facilidade de deixar com inveja muito diretor! Pense em Ice Storm (um dos meus favoritos), Sense and Sensibility (1995), Brokeback Mountain (2005) e Taking Woodstock (2009) . E ainda, seus primeiros filmes antes de Holywood: Pushing Hands (1992), The Wedding Banquet (1993) e Eat Man Drink Woman (1994)...que assisti e são todos maravilhosos!

Em suma, um diretor como poucos, que acaba de trazer para as telas mais um filme maravilhoso! A fotografia de Life of Pi é simplesmente de tirar o fôlego...fui ver ontem com meu namorado e com meu filho e saímos boquiabertos do cinema (sem falar que eu, como boa manteiga derretida, chorei muito em algumas partes). Um trabalho digno de poucos, um mestre do cinema. Quem ainda não assistiu a esta curiosa estória envolvendo um menino indiano, um tigre chamado Richard Parker (!), uma zebra, uma hiena, um orangotango e um barco perdido no oceano...não perca!

Last but not least, tenho a honra de declarar que meu filho (12 anos) está virando cinéfilo de carteirinha...não é pra menos, considerando-se que hoje em dia ele já acompanha a mãe nas sessões dos cinemas de arte. Sem querer parecer mãe coruja, Liam já tem uma lista impressionante de filmes que assistiu comigo (ou com o pai, também cinéfilo) e gostou. Filho de peixe, peixinho é. E convenhamos, cultura nunca é demais.




terça-feira, janeiro 08, 2013

Leitura para adolescentes...e adultos!

Acabei de ler o primeiro livro do ano e vim logo comentar antes que batesse aquela velha preguiça...shame on me! Até porque, eu não costumo ler livros para adolescentes (Young Adult nos EUA e Inglaterra) mas este realmente me cativou!

Verdade seja dita, toda mulher adulta foi um dia adolescente então obviamente existe algum nível de identificação. No caso deste livro, como estudei numa High School em Connecticut por seis meses (séculos atrás), eu praticamente via imagens diante dos meus olhos ao ler! É que o cenário da estória é uma High School numa cidadezinha de Connecticut.

Em Before I Fall, uma moça de 15 anos sofre um acidente de carro e tem a oportunidade de reviver o mesmo dia (Cupid Day, 12 de fevereiro) não uma, mas sete vezes...Ela acorda toda a manhã no mesmo dia, e a cada dia tenta entender o que está acontecendo com ela. As situações se repetem e ela tenta mudar uma coisa aqui e ali, com consequências nem sempre agradáveis (muitas vezes ela até piora em muito a situação). O livro faz lembrar The Lovely Bones e tem muito do filme Groundhog Day (Feitiço do Tempo no Brasil)! E pensando bem, também muito da série Gossip Girl que as adolescentes tanto adoram.

Segundo o site da Livraria Cultura, os livros da autora americana Lauren Oliver já foram traduzidos no Brasil, este aqui se chama Antes que eu Vá. É que a escritora é adorada pelos adolescentes e seus livros são bestsellers absolutos nos EUA! E com razão, porque ela tem um estilo cativante e super absorvente...e descrece o dia-a-dia de um adolescente como ninguém. Daqueles livros que não dá mesmo pra largar. No meu caso, eu praticamente voltei à minha adolescência rsrssrs.

Enfim, eu simplesmente não consegui largar o livro e recomendo...Leitura para adolescentes para nenhum adulto botar defeito!



quinta-feira, janeiro 03, 2013

Ano novo, meme velho




E é claro que com toda a minha disciplina eu nem consegui terminar o meme a tempo e 2013 já chegou! Mas é como eu sempre digo: antes tarde do que nunca, né? Então vamos lá fazer as 3 últimas semanas e assunto encerrado.

Semana 50 - Pessoas que eu admiro
1) Minha mãe, por ter me ensinado muito do que sou hoje
2) Minha amiga Priscila, do blog Devaneios e Metaformoses por sua eterna busca pelo autoconhecimento (que também é a minha)
3) Meu namorado F. e sua determinação (ele nunca desiste quando quer algo)
4) Qualquer mãe que tenha de criar seu(s) filho(s) sozinha (de tirar o chapéu)
5) Qualquer pessoa que esteja batalhando com doenças debilitantes (sejam elas físicas ou mentais)

Semana 51 - Coisas que me marcaram neste ano que está acabando
1) O fim de não uma, mas duas amizades (o que é sempre triste)
2) O início de uma nova amizade especial
3) Meu filho entrar na escola que havíamos planejado
4) F. não ter desistido de mim, apesar de mim mesma (!)
5) O simples fato de eu (ainda) estar viva

Semana 52 - No ano que vem eu quero...
1) Saúde pra encarar mais um ano de cabeça erguida
2) Um pouco mais de sol
3) Um pouco mais de dinheiro
4) Uma viagem para um país tropical :-)
5) Muita paz e amor pra mim e pra todos meus amigos





Tecnologia do Blogger.

Cinéfilo mirim

O primeiro "clássico"


Como comentei recentemente aqui no blog, meu filho vem se tornando um cinéfilo de carteirinha! Aos 12 anos, ele já tem um currículo de filmes admirável (modéstia à parte e graças a mãe cinéfila que vos escreve).

Quando Liam era pequeno, eu sempre assistia com ele os filmes da Disney e dos Studios Pixar (que foram comprados há alguns anos pela própria Disney)...Confesso que ter criança pequena em casa é uma ótima desculpa pra curtir sem culpa os clássicos infantis! Então como todo bom cinéfilo mirim, a "educação cinematográfica" do Liam começou com Branca de Neve de Walt Disney, aos 3 anos de idade! Dali em diante foram muitos e muitos filmes da Disney (assistidos em casa) e muitos filmes do Pixar (nas telas de cinema). Até hoje me lembro da primeira vez que Liam foi ao cinema assistir Findind Nemo! Uma data memorável. Não incluí Disney e Pixar na lista porque senão ia ficar extensa demais.

Depois vieram uma série de filmes de aventura, desde os famosos filmes de Harry Potter até a trilogia Jurassic Park, esta última é cult aqui de casa! Depois foi a vez dos super-heróis, o primeiro acho que foi o Homem-Aranha! E por falar em super-heróis e aventuras, um filme que eu ainda preciso conferir com o Liam é The Hunger Games (faltou na lista). Tenho certeza que ele vai adorar!

Depois dos filmes de animação infantis e  filmes de aventura, de um ano pra cá vem ocorrido muitas mudanças neste front - meu filho está virando gente grande! Ainda mais quando se deu conta de que já tinha 12 anos e decidiu que não era mais "criança", hehehe. O que facilitou a nova fase de descobertas é o fato de termos aqui em casa o cartão Cineville - um cartão especial que dá direito a 13 salas de cinema no circuito alternativo de Amsterdam. Em outras palavras, o paraíso dos cinéfilos (e dos cinéfilos mirim). E assim Liam tem aprendido a curtir filmes franceses (e não apenas Intouchables, concorrente ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro), ingleses, escandinavos, japoneses e por aí vai.

No mais, ele recentemente pegou gosto por filmes de James Bond e já assistiu uns 12 filmes, patrocinados pelo pai que comprou um DVD-box com todos os filmes do famoso agente. E claro, assistiu também Skyfall (eu ainda não conferi mas vi Cassino Royale com Liam e gostei).

Pra finalizar...minha memória não é das melhores, mas aí vai a "listinha" de alguns filmes memoráveis que meu cinéfilo mirim assistiu. E dizer que o menino ainda nem completou 13 anos. Filho de peixe, peixinho é!


Aventura e ação:
 

- Jurassic Park (trilogia favorita)
- ET, the extra-terrestrial
- Homeward Bound: The Incredible Journey
- Lord of the Rings (trilogia)
- Pirates of the Caribbean (1, 2 e 3)
- King Kong (Peter Jackson)
- Harry Potter (vários)
- Aragon
- Bridge to Therabithia
- The Golden Compass
- A Night at the Museum (1 e 2)
- The Raiders of the Lost Ark (Indiana Jones)
- The Chronicles of Narnia: The Lion, The Witch and the Wardrobe
- The Chronicles of Narnia: Prince Caspian
- The Spiderwick Chronicles
- Hugo (2011)
- Snow White and the Huntsman (2012)
- The Matrix
- The Bourne Identity
- Men in Black III
- James Bond (vários)
- The Hobbit (em cartaz)


Super-heróis:




- Spider Man 1, 2 e 3
- Iron Man 1 e 2
- X-Men 1 e 2
- X-Men Origines (Wolverine)
- The Avengers
- Hulk
- The Dark Knight (2008)
- The Dark Knight Rises (2012)

Horror films:




- The Awakening (em cartaz)
- O Orfanato
- The Others
- The Blair Witch Project
- Paranormal Activity 2
- The Shining (!)
- Alien
- 1408 (Stephen King)
- The Mist (Stephen King)
- Alien x Predator
- Insidious
- The Sixth Sens
-  Village of the Damned (1963)

   Art films:




- Life of Pi (em cartaz)
- Cloud Atlas (em cartaz)
- Beast of the Southern Wild (em cartaz)
- Moonrise Kingdom (Wes Anderson)
- Jagten (dinamarquês)
- Kauwboy (holandês)
- Les Neiges du Kilimandjaro (francês)
- Le fils de l'autre (francês)
- Monsieur Lazhar (canadense)
- I Wish (japonês)
- Nobody Knows (japonês)
- The Source (marroquino)
- Wuthering Heights (2012)
- Angel's Share (inglês)
- Frankenweenie (Tim Burton)
- Dark Shadows (Tim Burton)
- Charlie and the Chocolate Factory (Tim Burton)
- Coraline (Henry Selick)
- The Nightmare Before Christmas (Henry Selick)
- Where The Wild Things Are
- Fantastic Mr. Fox (Wes Anderson)
- Oorlogswinter (holandês)
- Slumdog Millionaire
- Amelie Poulain
- Billy Elliot (inglês)
- About a Boy
- Edward Scissorhands (Tim Burton)
entre outros...

Meu blog criativo

Como o blog Noites em Claro já é conhecido de muitos, resolvi aproveitar este espaço pra divulgar meu outro blog: Scraps da Beth Blue! Alguns daqui já visitaram mas como o blog ainda tem poucos seguidores, decidi movimentar as coisas um pouco.

Tenho visto muito blog fazendo sorteios de livros etc...Em princípio, admito que não sou fã deste tipo de estratégia de marketing, digamos assim...por outro lado, o que é bonito é pra ser mostrado e eu gostaria de dividir minhas "criações" com vocês!

A única regra pra quem quiser participar do sorteio é seguir o blog de scraps. Em princípio, irei sortear 2 sets de cartões, cada um acompanhado de um marcador de livros. Os cartões foram feitos recentemente com muito carinho. Podem participar pessoas que moram na Europa ou no Brasil, eu mandarei pelo correio.

Abaixo estão os sets a serem sorteados (escolha apenas 1). Para participar, basta colocar seu nome e indicar o set desejado no comentário. Boa sorte. O sorteio encerra no dia 28 de fevereiro.


Set 1: Corações

Set 2: Corujas e cupcake!


Aborrescente



Engraçado como as pessoas costumam reclamar que adolescente isso, adolescente aquilo etc etc etc. Eu sei que posso estar sendo (extremamente) naïve ao escrever este post mas por enquanto meu "aborrescente" não tem me dado dores de cabeça! Tudo bem que ainda faltam 3 meses pra ele completar 13 anos mas muita coisa tem mudado aqui em casa nos últimos tempos.

A começar pela nova escola. Desde que mudou de escola, o menino agora só fala em smartphone, Facebook e What's App! Pra sorte dele, sua mãe não é tão antiga assim a ponto de não saber do que se trata. Pelo contrário, tenho Facebook, sou apaixonada pelo meu iPhone (e pelo iPad que meu filho insiste em levar junto pra casa do pai toda semana). E quanto ao tal app What's App...eu me pergunto porque esses garotos simplesmente não pegam o tal smartphone e ligam pros amigos?!! Porque What's App é nada mais que uma espécie de sms gratuito, né? Tipo chat. Enfim, até agora tenho conseguido "acompanhar a moda". Posso não ser a expert em informática mas eu me viro. Tenho há anos este blog e mais um de scrapbooking. Já tive Orkut, tenho Facebook (tantas emoções, minha gente). Tenho conta no Twitter que esqueço de usar porque odeio aquela estória de 140 caracteres. E tenho LinkedIn que pra ser sincera, até hoje não me serviu pra arrumar emprego algum!!!

Mas voltando ao aborrescente do título (o daqui de casa), outro assunto inesgotável são os games, o pesadelo de muitas as mães! No caso do meu filho, a última novidade é que o rapaz viciou no Xbox 360. E claro que já tivemos muita briga aqui em casa por causa disso porque se deixar são horas de game e nada mais acontece...Mas eu consegui estabelecer algumas "regras de ouro": dever de casa primeiro, se não fizer não tem game! E mais (porque eu posso ser bacana mas não sou burra): se o boletim começar a vir com notas vermelhas, o Xbox 360 irá sumir....Aqui em casa educação é prioridade, ainda mais em tempos de crise do euro! Um dos valores que herdei da minha criação.

Quando não está fazendo dever de casa ou jogando no XBox (!!!), Liam geralmente assiste Disney Chanel (as séries para adolescentes), embora tenha assistado mais Comedy Central. Há tempos que ele curte South Park...mas haja palavrão, hein? Eu até admito que curto o programa mas mesmo assim. Ele também curte Family Guy e American Dad. Assistimos sempre juntos porque eu também mereço dar umas risadas de vez em quando, né? E aproveito quando tem um tema mais pesado no South Park pra discutir o assunto com o menino (fica a dica para as mamães de plantão). Porque vamos combinar, South Park não é coisa de criança. Pra sorte dele, eu estou aberta para toda e qualquer discussão, o que já não foi o caso da minha mãe para a qual existiam muitos tabus...desde que ele pergunte e puxe assunto, eu converso sobre sexo, homossexuais, drogas, álcool...enfim, é só perguntar. Melhor do que aprender na rua, né?

Last but not least, já comentei aqui antes que estou criando um cinéfilo mirim e em breve irei postar sobre isso. Meu filho pode não gostar de ler (munha grande tristeza mas não adianta forçar que é pior, né?) mas está se tornando um grande apreciador da sétima arte. Então eu finalmente posso dizer: "Filho de peixe, peixinho é."

To be continued...

Brasileiros solidários?



Queridos amigos e leitores, 
Alguns devem ter percebido que tenho evitado posts de teor pessoal no blog para me poupar, mas hoje não deu pra segurar a onda. Aí pensei: sabem de uma coisa? o blog é meu e aqui eu escrevo o que eu quero. Então sentem que lá vem estória!

Pois hoje vivi uma situação extremamente desagradável com a amiga de uma (ex)amiga no Facebook. Uma situação que me faz perguntar onde anda a solidariedade do brasileiro? No meu caso específico, onde anda a solidariedade dos brasileiros que vivem na Holanda (não sei se é assim nos outros países, mas espero que não). Porque o que eu tenho vivenciado nos meus 18 anos de Holanda é muito triste. Ou isso ou eu realmente "esbarrei" nas pessoas erradas.

A discussão começou com fulana dizendo que não existe crise (leia-se crise do Euro), que a crise está na cabeças das pessoas. Como eu assisto noticiários, leio jornais, leio resenhas de economistas etc etc etc simplesmente não entendi a colocação da pessoa. Aí me lembrei que esta fulana sempre teve emprego aqui, ela já veio do Brasil com emprego! Então obviamente a crise (ainda) não bateu na porta dela - e Deus a proteja e seu marido para que nunca fiquem desempregados e percam a hipoteca da casa própria, como tem acontecido muito ultimamente. Deus a livre de se divorciar e ter de pagar as contas sozinha...Ela e o marido trabalham (vejam bem) em um dos poucos setores que tem sobrevivido a tal crise do euro: Informática. Claro que para pessoas assim, a crise não existe, né? E pelo jeito nem solidariedade...

O interessante é que meu namorado não apenas tem emprego, como trabalha no mesmo setor e provavelmente ganha tanto ou mais do que ela (o que não vem ao caso) e nunca passou pela cabeça dele que a crise é algo "imaginário" que povoa a cabeça de gente louca. Ele é inteligente o bastante, e sensato o bastante, pra saber que a crise existe sim, mesmo não tendo sido afetado por ela! Ele também tem acompanhado a minha vida há 5 anos (e isso obviamente fez ele entender coisas que algumas pessoas não entendem porque simplesmente não fazem parte da realidade delas). Verdade que ele também viu amigos perderem emprego, amigos sofrerem de burnout com medo de perderem seus empregos e por ai vai. Ou seja, ele tem um bom emprego, ganha bem mas sabe que a crise não está na cabeça das pessoas. E é solidário com quem não teve a mesma sorte.

Quanto a mim, estou desempregada oficialmente há  4 anos e já terminei de completar meu terceiro estágio (isso mesmo, estágio) e portanto, pra mim a crise é mais do que real. Aí vem uma fulana com quem não tenho contato há mais de 5 anos e não tem a menor idéia da minha vida e como se não bastasse ainda me diz que mesmo na época em que a Holanda estava "bombando" eu já estava desempregada. Em outras palavras, além da crise não existir, a culpa de estar desempregada é apenas minha! E depois eu é que sou louca? Eu e milhões de desempregados na Europa inteira - aqui na Holanda ainda são 7% da população, na Espanha já passa de 25% (1 em cada 4 espanhóis está desempregado). Eu acho inconcebível uma pessoa estar tão alienada da realidade de milhões porque tem emprego e consegue pagar as contas em dia e viajar todo ano. Não sei se isso é alienação ou falta de solidariedade - ou ambos.

Como pode uma pessoa que nunca ficou desempregada neste país, que nunca passou por um divórcio com filho pequeno pra criar (sem família por perto pra dar uma força), dizer que crise não existe? Em que mundo vivemos em que as pessoas estão cada vez mais individualistas, do tipo "Eu por mim e Deus por todos"?  Nessas horas me bate um cansaço e uma tristeza profunda...e eu constato (novamente) que os verdadeiros amigos são aqueles que estão ao seu lado quando você não tem dinheiro, por  ex. Porque quando a pessoa tem emprego, dinheiro, carro, casa com piscina etc etc etc (deu pra sacar né?) amigo é o que não falta. Todo mundo gosta de jantares e festas. Basta a pessoa perder o emprego, entrar em crise ou pior ainda, em depressão (Deus a proteja de um dia ter uma "coisa" dessas) que todo mundo some. Eu sei que isso não acontece só com os brasileiros morando no exterior mas no Brasil e em toda parte do mundo.

Moral da estória: falta solidariedade no ser humano. E digo mais, se as pessoas tivessem alguma idéia da vida de quem estão falando, se pudessem por (apenas) uma semana trocar de lugar e ver como a vida do outro realmente é...quem sabe?

Confesso que perdi as esperanças...felizmente ainda tenho amizades que passaram pela "prova de fogo" e estas irei valorizar a vida inteira. Obrigada por serem meus amigos!

Pronto, falei.



Life of Pi



Como leitora ávida que sou, eu tinha lido o livro Life of Pi há mais de dois anos, inclusive comentei aqui neste post do blog de agosto de 2008! E já sabia que era uma daqueles livros difícil de ser transportado para a tela de cinema (como Cloud Atlas, também em cartaz atualmente). Mas me acalmei quando vi que o diretor era nada menos do que o excepcional Ang Lee, um dos meus diretores favoritos. Ang Lee é mestre absoluto da sétima arte e já filmou vários tipos de filmes. Ele nunca faz um filme parecido com o outro, alterna entre vários estilos e temas com uma facilidade de deixar com inveja muito diretor! Pense em Ice Storm (um dos meus favoritos), Sense and Sensibility (1995), Brokeback Mountain (2005) e Taking Woodstock (2009) . E ainda, seus primeiros filmes antes de Holywood: Pushing Hands (1992), The Wedding Banquet (1993) e Eat Man Drink Woman (1994)...que assisti e são todos maravilhosos!

Em suma, um diretor como poucos, que acaba de trazer para as telas mais um filme maravilhoso! A fotografia de Life of Pi é simplesmente de tirar o fôlego...fui ver ontem com meu namorado e com meu filho e saímos boquiabertos do cinema (sem falar que eu, como boa manteiga derretida, chorei muito em algumas partes). Um trabalho digno de poucos, um mestre do cinema. Quem ainda não assistiu a esta curiosa estória envolvendo um menino indiano, um tigre chamado Richard Parker (!), uma zebra, uma hiena, um orangotango e um barco perdido no oceano...não perca!

Last but not least, tenho a honra de declarar que meu filho (12 anos) está virando cinéfilo de carteirinha...não é pra menos, considerando-se que hoje em dia ele já acompanha a mãe nas sessões dos cinemas de arte. Sem querer parecer mãe coruja, Liam já tem uma lista impressionante de filmes que assistiu comigo (ou com o pai, também cinéfilo) e gostou. Filho de peixe, peixinho é. E convenhamos, cultura nunca é demais.




Leitura para adolescentes...e adultos!

Acabei de ler o primeiro livro do ano e vim logo comentar antes que batesse aquela velha preguiça...shame on me! Até porque, eu não costumo ler livros para adolescentes (Young Adult nos EUA e Inglaterra) mas este realmente me cativou!

Verdade seja dita, toda mulher adulta foi um dia adolescente então obviamente existe algum nível de identificação. No caso deste livro, como estudei numa High School em Connecticut por seis meses (séculos atrás), eu praticamente via imagens diante dos meus olhos ao ler! É que o cenário da estória é uma High School numa cidadezinha de Connecticut.

Em Before I Fall, uma moça de 15 anos sofre um acidente de carro e tem a oportunidade de reviver o mesmo dia (Cupid Day, 12 de fevereiro) não uma, mas sete vezes...Ela acorda toda a manhã no mesmo dia, e a cada dia tenta entender o que está acontecendo com ela. As situações se repetem e ela tenta mudar uma coisa aqui e ali, com consequências nem sempre agradáveis (muitas vezes ela até piora em muito a situação). O livro faz lembrar The Lovely Bones e tem muito do filme Groundhog Day (Feitiço do Tempo no Brasil)! E pensando bem, também muito da série Gossip Girl que as adolescentes tanto adoram.

Segundo o site da Livraria Cultura, os livros da autora americana Lauren Oliver já foram traduzidos no Brasil, este aqui se chama Antes que eu Vá. É que a escritora é adorada pelos adolescentes e seus livros são bestsellers absolutos nos EUA! E com razão, porque ela tem um estilo cativante e super absorvente...e descrece o dia-a-dia de um adolescente como ninguém. Daqueles livros que não dá mesmo pra largar. No meu caso, eu praticamente voltei à minha adolescência rsrssrs.

Enfim, eu simplesmente não consegui largar o livro e recomendo...Leitura para adolescentes para nenhum adulto botar defeito!



Ano novo, meme velho




E é claro que com toda a minha disciplina eu nem consegui terminar o meme a tempo e 2013 já chegou! Mas é como eu sempre digo: antes tarde do que nunca, né? Então vamos lá fazer as 3 últimas semanas e assunto encerrado.

Semana 50 - Pessoas que eu admiro
1) Minha mãe, por ter me ensinado muito do que sou hoje
2) Minha amiga Priscila, do blog Devaneios e Metaformoses por sua eterna busca pelo autoconhecimento (que também é a minha)
3) Meu namorado F. e sua determinação (ele nunca desiste quando quer algo)
4) Qualquer mãe que tenha de criar seu(s) filho(s) sozinha (de tirar o chapéu)
5) Qualquer pessoa que esteja batalhando com doenças debilitantes (sejam elas físicas ou mentais)

Semana 51 - Coisas que me marcaram neste ano que está acabando
1) O fim de não uma, mas duas amizades (o que é sempre triste)
2) O início de uma nova amizade especial
3) Meu filho entrar na escola que havíamos planejado
4) F. não ter desistido de mim, apesar de mim mesma (!)
5) O simples fato de eu (ainda) estar viva

Semana 52 - No ano que vem eu quero...
1) Saúde pra encarar mais um ano de cabeça erguida
2) Um pouco mais de sol
3) Um pouco mais de dinheiro
4) Uma viagem para um país tropical :-)
5) Muita paz e amor pra mim e pra todos meus amigos