quinta-feira, outubro 31, 2013

A morte sempre nos pega de surpresa



Os últimos dias foram muito pesados. Uma amiga de longa data (dos meus tempos de Brasil, mas que morava aqui na Holanda há 10 anos) faleceu subitamente na madrugada de sábado de um AVC (o segundo porque ela teve o primeiro, estava se recuperando e quase levando alta do hospital quando teve a recaída).

Ela iria completar 47 anos em novembro...e deixou um marido desolado e um menininho de 7 anos sem mãe (o garoto ainda nem entendeu direito o que está acontecendo à sua volta). Sem falar na tristeza dos familiares e amigos que ficaram. E ela deixou muitos amigos, fez  amizades sinceras aqui na Holanda (o que é muito difícil) e eu fico muito feliz por ela. Porque na minha experiência, amizade de verdade é coisa rara...amigos pra ir a festas todo mundo tem aos montes, né? Pois é.

No mais, é sempre assim: sofre mais quem fica. Quem morre, segue em paz...ou assim queremos acreditar. E eu só espero que ela esteja em paz neste momento.

Ontem foi o meu primeiro velório na Holanda (e eu moro aqui há quase 20 anos). E claro, foi muito triste - mas muito comovente também. Músicas especialmente selecionadas pelo marido e pela família dela. Um slideshow com fotos de várias fases de sua vida, etc. E aí bate aquela tristeza enorme ao ver uma mulher ainda tão jovem e cheia de vida e amor pra dar, morrer assim tão subitamente. Mesmo que a gente acredite que nada acontece por acaso, é difícil lidar com a morte. Ninguém está preparado para este momento, que acontece inevitavelmente na vida de cada um de nós. Quando menos esperamos.

E apesar de ela morar também na Holanda, morávamos em partes diferentes do país, uma no norte outra no sul. E cada uma criando o seu filho da melhor maneira possível sem família por perto pra dividir a carga (quem mora fora sabe como é difícil). Enfim, eu não a via com frequência mas era uma pessoa muito sincera e amiga. E tentávamos manter contato, acompanhar um pouco a vida da outra no Facebook por exemplo.

Enfim, ando sem palavras. E muito reflexiva, tentando ver sentido onde não existe...

domingo, outubro 20, 2013

Chocolates e dieta



Eu estou firme e forte na reeducação alimentar e cada dia tenho descoberto mais produtos interessantes. Um dos maiores segredos de quem faz reeducação alimentar é substituir gradualmente alimentos por alimentos saudáveis e principalmente - por alimentos gostosos! Ou seja, uma dieta saudável não necessariamente se reduz a frutas e saladas. Se você se aprofundar no assunto (como eu ando fazendo, porque sou a eterna estudante e gosto de aprender), você descobrirá que (quase) nada é proibido! A palavra-chave é moderação.

Assim sendo, ando lendo sobre um dos meus ingredientes favoritos: o chocolate! E descobri que é possível sim emagrecer comendo chocolate. E acredite se quiser, pesquisas científicas recentes afirmam que o chocolate amargo ou meio-amargo pode ser consumido em medidas pequenas (cerca de 40g, uma barrinha de chocolate). Mas atenção: trata-se de CHOCOLATE PURO, sem acréscimo de açúcar ou leite. Não estou falando de uma barra de 100g de chocolate ao leite, né? Muito menos chocolate branco, que tem mais leite e açúcar do que cacau...

Dito isso, decidi procurar em lojas de produtos naturais e a quantidade de chocolates disponíveis é inacreditável. Pelo menos aqui em Amsterdam. eu tenho achado chocolate amargo com pedacinhos de laranja, framboesa, amoras, coco e até a famosa goji berry (assunto para outro post, aguardem). Procuro em lojas de produtos naturais porque nos supermercados as opções ainda são limitadas (embora existam). E assim ainda garanto que estarei comprando chocolate orgânico.

Ontem comprei pela primeira vez duas barrinhas (35g) de chocolate OMBAR (veja aqui o site oficial), produzido na Inglaterra. E além de delicioso, a boa notícia é que este chocolate orgânico não contém açucar refinado (e sim açúcar de coco, uma alternativa natural). Uma barrinha de 35g contém 172 calorias. Ou seja, um pouco mais do que um potinho de iogurte Activia sabor figo que eu costumo comer! O preço pode ser caro - em relação a uma barra de chocolate comum - mas os benefícios para a sua saúde são bem maiores. Uma barra de chocolate OMBAR (35g) é a porção ideal pra não "detonar" a dieta e custa o mesmo que um cappucino em qualquer café daqui. Ou seja, se você for pensar assim, nem é tão caro, né?!!

Moral da estória, a reeducação alimentar é um aprendizado. No meu caso, o maior problema sempre foi o açúcar então a primeira medida que tomei foi substituir o açúcar refinado (o conhecido açúcar branco) pela stévia. O chato é que quando você decide tirar o açúcar da dieta, você precisa ler as embalagens de tudo que compra no supermercado. Sem falar que também tirei o aspartame da minha lista de compras! Ou seja, eliminei automaticamente um monte de produtos light tidos como saudáveis mas que contém aspartame!

Felizmente aqui na Holanda (não sei como é no Brasil), começam a aparecer nos supermercados os primeiros iogurtes adoçados com stevia. Um exemplo (fica a dica pra quem mora aqui) é o ARLA Zin!, um iogurte de beber com 0% de gordura. Disponível nos sabores manga, morango e frutas vermelhas, este nunca falta aqui em casa!



quinta-feira, outubro 17, 2013

G R A T I D Ã O



Muita coisa acontecendo (por dentro e por fora) e eu com esta maldita preguiça que tem me mantido afastada deste blog. Deve ser a idade, ou o fato de eu simplesmente ter desistido de carregar algumas bandeiras e esquentar algumas polêmicas (nem que seja só pra sacudir um pouco os eternos acomodados). Mas hoje resolvi vencer a preguiça e postar algo.

Meus dias tem sido cheios e tenho aprendido a cada novo dia (porque viver é isso). Um dos aprendizados que demorei muito para "internalizar" - se é que esta palavra existe na língua portuguesa - foi que a gente não deve ficar triste pelo que não tem mas agradecer pelo que tem. Não deve reclamar das amizades falsas mas agradecer pelas amizades verdadeiras que cruzam nossos caminhos. Porque de uma coisa eu sempre tive certeza: NADA nesta vida acontece por acaso. Todos temos lições a serem aprendidas, e cada pessoa que cruza nossa vida (as que ficam e as que se vão) tem um papel na nossa história. Nada acontece por acaso.

Eu andei me decepcionando ano passado com alguns amigos falsos e tive mais uma decepção recentemente mas também ganhei uma grande amizade que vale por todos estes que se foram! Porque amigo de verdade, gente que nos ouve e nos entende (mesmo sem entender) sem ir logo criticando e julgando, isso é coisa cada dia mais rara em tempos de redes virtuais...

Eu tenho uma longa jornada, venci muitas batalhas neste país, aprendi muita coisa sofrendo mas felizmente estou bem. Porque digam o que quiserem: eu sou uma sobrevivente! Eu sobrevivi tempestades, furacões e tsunamis. A vida não tem me poupado. Mas todos esses aprendizados (todos mesmo) contribuíram para me transformar na pessoa que sou hoje. E por isso eu agradeço. Por ser uma pessoa melhor que eu era ontem. E por ser uma pessoa mais forte, e certamente mais sábia, do que eu era ontem.

Então este é um post sobre gratidão. Por todos aqueles que me ajudaram no meu caminho e pelos que tem me ajudado hoje. Por todos aqueles que souberam ver a verdadeira Beth em vez de criticar com seus preconceitos e mentes limitadas.

E sabem de uma coisa? Quando a gente pára tudo para agradecer o que a vida nos tem dado de bom, fica mais fácil seguir em frente.




quarta-feira, outubro 02, 2013

A dieta: questão de hábitos



Tudo na vida é uma questão de hábitos...e com a reeducação alimentar não poderia ser diferente. Eu tenho percebido isso diariamente. E hábito a gente muda gradualmente, as primeiras semanas são as mais difíceis. Para alguns, é (quase) como ser internado em uma clínica de rehab: detox time! Eu mesmo noto isso depois de dois meses...Diga-se de passagem, já perdi 7 kgs...e olha que ainda nem comecei a nadar 2x por semana (shame on me). Mas ontem nadei muito e amanhã vou de novo então começo oficialmente esta semana. Agora vai!

Verdade seja dita, quem quer emagrecer pode esquecer as dietas milagrosas...a única maneira garantida de emagrecer e manter o peso perdido (engordar depois de uma dieta restrita é mais fácil do que se imagina) é mudar os hábitos alimentares! E vamos combinar, não dá para mudar tudo ao mesmo tempo, nem seria "humanamente" possível.

O primeiro passo é fazer uma avaliação básica dos seus hábitos, do que você costuma comer no dia-a-dia. Eu por exemplo cortei sem o menor problema pizzas, frituras (batata frita etc) e batata chips. Não como e não sinto falta! Por outro lado, meu maior problema são os doces: biscoitos, tortas e chocolate. Então imaginem o drama, né? Também desisti do (maldito) Aspartame, que segundo a dietista só dá mais vontade de comer açúcar de verdade (e segundo pesquisas recentes, o danado ainda engorda justamente por isso). Hoje em dia uso stevia no café preto de manhã e evito os iogurtes de beber com adoçantes artificiais (infelizmente ainda maioria no mercado mas a situação começa a melhorar). Porque não adianta usar estevia no café e tomar iogurte com aspartame, né?!!

Então é isso: comece a eliminar o mais fácil e vá substituindo aos poucos por alimentos saudáveis. Pra mim tem dado certo. Tenho comido muita fruta e até aprendi a fazer smoothies saudáveis. E tenho descoberto novos alimentos como a semente de chia, que faz um sucesso danado aqui entre os "healthy freaks" e naturebas (fica uma delícia no iogurte ou no smoothie). Vez ou outro tomo leite de arroz ou leite de soja, só pra variar mesmo. E tenho testado diferentes tipos de iogurte, até porque aqui na Holanda a variedade é enorme!

Iogurte natural com morangos e semente de chia
Claro que tem dia que me dá uma vontade LOUCA de comer um doce ou chocolate. Aí eu tenho duas opções: eu como um pedaço pequeno de chocolate amargo (dica da dietista) ou uma barra de cereal natural light ou... assumo a vontade e como os biscoitos ou sei-lá-que-tentação-doce mas reajusto a dieta no restante do dia. Ou seja, sabe aquela estória de desistir porque, afinal de contas, você já detonou mesmo a dieta? Não faça isso. E não espere o dia seguinte pra corrigir o deslize...corrija logo, na próxima refeição! Eu simplesmente "corto" o jantar e tomo um iogurte magro ou salada pra (tentar) compensar o "estrago". Nem sempre funciona mas é uma grande dica. Dos males o menor...

Outra dica que pode parecer óbvia pra algumas pessoas - mas não é tão fácil quando você é que faz sempre as compras de supermercado - é não levar junk food pra casa! Assim você não enche suas prateleiras de biscoitos e batata frita, nem entope sua geladeira de coca-cola e outras guloseimas. Eu melhorei bastante neste aspecto (às vezes trago uma "coisinha" só mas o resto é tudo saudável hehehe). Mas ainda me engano vez ou outra (menos do que fazia antes) quando decido levar uns biscoitos ou barras de cereal com chocolate "para o meu filho"...semana passada fiz isso e adivinha quem comeu tudo?!! Moral da estória: descobri que enquanto não tiver controle sobre determinados alimentos (leai-se chocolate), é melhor nem levar pra casa. O que os olhos não vêem...

Mas vou parar por aqui porque nem sei se os leitores do blog estão interessados em dietas saudáveis ou reeducação alimentar...É só mesmo pra deixar registrado - nem que seja para mim mesma! E claro, se alguém tiver dicas pra me dar, eu agradeço.
Tecnologia do Blogger.

A morte sempre nos pega de surpresa



Os últimos dias foram muito pesados. Uma amiga de longa data (dos meus tempos de Brasil, mas que morava aqui na Holanda há 10 anos) faleceu subitamente na madrugada de sábado de um AVC (o segundo porque ela teve o primeiro, estava se recuperando e quase levando alta do hospital quando teve a recaída).

Ela iria completar 47 anos em novembro...e deixou um marido desolado e um menininho de 7 anos sem mãe (o garoto ainda nem entendeu direito o que está acontecendo à sua volta). Sem falar na tristeza dos familiares e amigos que ficaram. E ela deixou muitos amigos, fez  amizades sinceras aqui na Holanda (o que é muito difícil) e eu fico muito feliz por ela. Porque na minha experiência, amizade de verdade é coisa rara...amigos pra ir a festas todo mundo tem aos montes, né? Pois é.

No mais, é sempre assim: sofre mais quem fica. Quem morre, segue em paz...ou assim queremos acreditar. E eu só espero que ela esteja em paz neste momento.

Ontem foi o meu primeiro velório na Holanda (e eu moro aqui há quase 20 anos). E claro, foi muito triste - mas muito comovente também. Músicas especialmente selecionadas pelo marido e pela família dela. Um slideshow com fotos de várias fases de sua vida, etc. E aí bate aquela tristeza enorme ao ver uma mulher ainda tão jovem e cheia de vida e amor pra dar, morrer assim tão subitamente. Mesmo que a gente acredite que nada acontece por acaso, é difícil lidar com a morte. Ninguém está preparado para este momento, que acontece inevitavelmente na vida de cada um de nós. Quando menos esperamos.

E apesar de ela morar também na Holanda, morávamos em partes diferentes do país, uma no norte outra no sul. E cada uma criando o seu filho da melhor maneira possível sem família por perto pra dividir a carga (quem mora fora sabe como é difícil). Enfim, eu não a via com frequência mas era uma pessoa muito sincera e amiga. E tentávamos manter contato, acompanhar um pouco a vida da outra no Facebook por exemplo.

Enfim, ando sem palavras. E muito reflexiva, tentando ver sentido onde não existe...

Chocolates e dieta



Eu estou firme e forte na reeducação alimentar e cada dia tenho descoberto mais produtos interessantes. Um dos maiores segredos de quem faz reeducação alimentar é substituir gradualmente alimentos por alimentos saudáveis e principalmente - por alimentos gostosos! Ou seja, uma dieta saudável não necessariamente se reduz a frutas e saladas. Se você se aprofundar no assunto (como eu ando fazendo, porque sou a eterna estudante e gosto de aprender), você descobrirá que (quase) nada é proibido! A palavra-chave é moderação.

Assim sendo, ando lendo sobre um dos meus ingredientes favoritos: o chocolate! E descobri que é possível sim emagrecer comendo chocolate. E acredite se quiser, pesquisas científicas recentes afirmam que o chocolate amargo ou meio-amargo pode ser consumido em medidas pequenas (cerca de 40g, uma barrinha de chocolate). Mas atenção: trata-se de CHOCOLATE PURO, sem acréscimo de açúcar ou leite. Não estou falando de uma barra de 100g de chocolate ao leite, né? Muito menos chocolate branco, que tem mais leite e açúcar do que cacau...

Dito isso, decidi procurar em lojas de produtos naturais e a quantidade de chocolates disponíveis é inacreditável. Pelo menos aqui em Amsterdam. eu tenho achado chocolate amargo com pedacinhos de laranja, framboesa, amoras, coco e até a famosa goji berry (assunto para outro post, aguardem). Procuro em lojas de produtos naturais porque nos supermercados as opções ainda são limitadas (embora existam). E assim ainda garanto que estarei comprando chocolate orgânico.

Ontem comprei pela primeira vez duas barrinhas (35g) de chocolate OMBAR (veja aqui o site oficial), produzido na Inglaterra. E além de delicioso, a boa notícia é que este chocolate orgânico não contém açucar refinado (e sim açúcar de coco, uma alternativa natural). Uma barrinha de 35g contém 172 calorias. Ou seja, um pouco mais do que um potinho de iogurte Activia sabor figo que eu costumo comer! O preço pode ser caro - em relação a uma barra de chocolate comum - mas os benefícios para a sua saúde são bem maiores. Uma barra de chocolate OMBAR (35g) é a porção ideal pra não "detonar" a dieta e custa o mesmo que um cappucino em qualquer café daqui. Ou seja, se você for pensar assim, nem é tão caro, né?!!

Moral da estória, a reeducação alimentar é um aprendizado. No meu caso, o maior problema sempre foi o açúcar então a primeira medida que tomei foi substituir o açúcar refinado (o conhecido açúcar branco) pela stévia. O chato é que quando você decide tirar o açúcar da dieta, você precisa ler as embalagens de tudo que compra no supermercado. Sem falar que também tirei o aspartame da minha lista de compras! Ou seja, eliminei automaticamente um monte de produtos light tidos como saudáveis mas que contém aspartame!

Felizmente aqui na Holanda (não sei como é no Brasil), começam a aparecer nos supermercados os primeiros iogurtes adoçados com stevia. Um exemplo (fica a dica pra quem mora aqui) é o ARLA Zin!, um iogurte de beber com 0% de gordura. Disponível nos sabores manga, morango e frutas vermelhas, este nunca falta aqui em casa!



G R A T I D Ã O



Muita coisa acontecendo (por dentro e por fora) e eu com esta maldita preguiça que tem me mantido afastada deste blog. Deve ser a idade, ou o fato de eu simplesmente ter desistido de carregar algumas bandeiras e esquentar algumas polêmicas (nem que seja só pra sacudir um pouco os eternos acomodados). Mas hoje resolvi vencer a preguiça e postar algo.

Meus dias tem sido cheios e tenho aprendido a cada novo dia (porque viver é isso). Um dos aprendizados que demorei muito para "internalizar" - se é que esta palavra existe na língua portuguesa - foi que a gente não deve ficar triste pelo que não tem mas agradecer pelo que tem. Não deve reclamar das amizades falsas mas agradecer pelas amizades verdadeiras que cruzam nossos caminhos. Porque de uma coisa eu sempre tive certeza: NADA nesta vida acontece por acaso. Todos temos lições a serem aprendidas, e cada pessoa que cruza nossa vida (as que ficam e as que se vão) tem um papel na nossa história. Nada acontece por acaso.

Eu andei me decepcionando ano passado com alguns amigos falsos e tive mais uma decepção recentemente mas também ganhei uma grande amizade que vale por todos estes que se foram! Porque amigo de verdade, gente que nos ouve e nos entende (mesmo sem entender) sem ir logo criticando e julgando, isso é coisa cada dia mais rara em tempos de redes virtuais...

Eu tenho uma longa jornada, venci muitas batalhas neste país, aprendi muita coisa sofrendo mas felizmente estou bem. Porque digam o que quiserem: eu sou uma sobrevivente! Eu sobrevivi tempestades, furacões e tsunamis. A vida não tem me poupado. Mas todos esses aprendizados (todos mesmo) contribuíram para me transformar na pessoa que sou hoje. E por isso eu agradeço. Por ser uma pessoa melhor que eu era ontem. E por ser uma pessoa mais forte, e certamente mais sábia, do que eu era ontem.

Então este é um post sobre gratidão. Por todos aqueles que me ajudaram no meu caminho e pelos que tem me ajudado hoje. Por todos aqueles que souberam ver a verdadeira Beth em vez de criticar com seus preconceitos e mentes limitadas.

E sabem de uma coisa? Quando a gente pára tudo para agradecer o que a vida nos tem dado de bom, fica mais fácil seguir em frente.




A dieta: questão de hábitos



Tudo na vida é uma questão de hábitos...e com a reeducação alimentar não poderia ser diferente. Eu tenho percebido isso diariamente. E hábito a gente muda gradualmente, as primeiras semanas são as mais difíceis. Para alguns, é (quase) como ser internado em uma clínica de rehab: detox time! Eu mesmo noto isso depois de dois meses...Diga-se de passagem, já perdi 7 kgs...e olha que ainda nem comecei a nadar 2x por semana (shame on me). Mas ontem nadei muito e amanhã vou de novo então começo oficialmente esta semana. Agora vai!

Verdade seja dita, quem quer emagrecer pode esquecer as dietas milagrosas...a única maneira garantida de emagrecer e manter o peso perdido (engordar depois de uma dieta restrita é mais fácil do que se imagina) é mudar os hábitos alimentares! E vamos combinar, não dá para mudar tudo ao mesmo tempo, nem seria "humanamente" possível.

O primeiro passo é fazer uma avaliação básica dos seus hábitos, do que você costuma comer no dia-a-dia. Eu por exemplo cortei sem o menor problema pizzas, frituras (batata frita etc) e batata chips. Não como e não sinto falta! Por outro lado, meu maior problema são os doces: biscoitos, tortas e chocolate. Então imaginem o drama, né? Também desisti do (maldito) Aspartame, que segundo a dietista só dá mais vontade de comer açúcar de verdade (e segundo pesquisas recentes, o danado ainda engorda justamente por isso). Hoje em dia uso stevia no café preto de manhã e evito os iogurtes de beber com adoçantes artificiais (infelizmente ainda maioria no mercado mas a situação começa a melhorar). Porque não adianta usar estevia no café e tomar iogurte com aspartame, né?!!

Então é isso: comece a eliminar o mais fácil e vá substituindo aos poucos por alimentos saudáveis. Pra mim tem dado certo. Tenho comido muita fruta e até aprendi a fazer smoothies saudáveis. E tenho descoberto novos alimentos como a semente de chia, que faz um sucesso danado aqui entre os "healthy freaks" e naturebas (fica uma delícia no iogurte ou no smoothie). Vez ou outro tomo leite de arroz ou leite de soja, só pra variar mesmo. E tenho testado diferentes tipos de iogurte, até porque aqui na Holanda a variedade é enorme!

Iogurte natural com morangos e semente de chia
Claro que tem dia que me dá uma vontade LOUCA de comer um doce ou chocolate. Aí eu tenho duas opções: eu como um pedaço pequeno de chocolate amargo (dica da dietista) ou uma barra de cereal natural light ou... assumo a vontade e como os biscoitos ou sei-lá-que-tentação-doce mas reajusto a dieta no restante do dia. Ou seja, sabe aquela estória de desistir porque, afinal de contas, você já detonou mesmo a dieta? Não faça isso. E não espere o dia seguinte pra corrigir o deslize...corrija logo, na próxima refeição! Eu simplesmente "corto" o jantar e tomo um iogurte magro ou salada pra (tentar) compensar o "estrago". Nem sempre funciona mas é uma grande dica. Dos males o menor...

Outra dica que pode parecer óbvia pra algumas pessoas - mas não é tão fácil quando você é que faz sempre as compras de supermercado - é não levar junk food pra casa! Assim você não enche suas prateleiras de biscoitos e batata frita, nem entope sua geladeira de coca-cola e outras guloseimas. Eu melhorei bastante neste aspecto (às vezes trago uma "coisinha" só mas o resto é tudo saudável hehehe). Mas ainda me engano vez ou outra (menos do que fazia antes) quando decido levar uns biscoitos ou barras de cereal com chocolate "para o meu filho"...semana passada fiz isso e adivinha quem comeu tudo?!! Moral da estória: descobri que enquanto não tiver controle sobre determinados alimentos (leai-se chocolate), é melhor nem levar pra casa. O que os olhos não vêem...

Mas vou parar por aqui porque nem sei se os leitores do blog estão interessados em dietas saudáveis ou reeducação alimentar...É só mesmo pra deixar registrado - nem que seja para mim mesma! E claro, se alguém tiver dicas pra me dar, eu agradeço.