quarta-feira, julho 25, 2012

Top 5 - 52x5 momentos pra compartilhar: SEMANA 28




Semana 28: Minhas maiores neuras e manias são...
1) Mania de falar antes de pensar (cala-te boca)
2) Mania de escrever o que penso (mas estou aprendendo a me policiar)
3) Mania de querer agradar gregos e troianos (este é da categoria neura)
4) Mania de riscar parágrafos interessantes nos livros (desde meus tempos de faculdade)
5) Mania de dormir de janela aberta (até no inverno europeu!!!)





domingo, julho 22, 2012

Uma tarde na biblioteca de Amsterdã

Uma pequena amostra da coleção de DVDs

Eu já disse isso aqui antes, mas se tem um lugar que eu simplesmente adoro é a Biblioteca Central de Amsterdã, perto da Centraal Station! Aquilo ali é algo como o paraíso para quem ama os livros como eu. São nada menos do que 7 andares com muitos livros para todos os gostos, desde infantis até livros acadêmicos, passando por hobbies, culinária, arte e arquitetura, enfim...tem tudo! Diga-se de passagem, hoje estava lá namorando a coleção de filmes e achei cada coisa maravilhosa...inclusive séries de tv famosas como House Md., Desperate Housewifes, Modern Family, só pra dar uns exemplos. Em geral, séries de tv você pode levar emprestado por uma semana, e paga uns 2,50 euros...Ou seja, diversão garantida a preços módicos. Ideal nestes tempos de crise do euro...


Entrada da biblioteca

Mas hoje eu fui à biblioteca com uma missão, de visitar a exposição em comemoração dos adoráveis Little Golden Books (Gouden Boekjes em holandês), que começaram a ser publicados nos anos 50 nos EUA. Os livrinhos são muito populares com as crianças aqui da Holanda (e alguns adultos também, como eu). Ilustrações vintage maravilhosas, eu mesma admito que tenho uma pequena coleção aqui em casa...meu filho cresceu mas eu não me desfaço dos livros, rsrsrsrs. Infelizmente, não cheguei a ver os livros no Brasil ano passado mas aqui você encontra mais de 50 títulos a venda.


Pra disfarçar, marquei com uma amiga e ela levou o filho de 4 anos (que aliás adora os tais livrinhos). E lá fomos nós entrar num mundo de sonhos. E tirei nada menos do que umas vinte fotos, que vou publicar no próximo post. Aguardem!




Entrada da exposição


PS. Pra quem está de passagem pela cidade com crianças, a exposição fica até 30 de agosto!

sábado, julho 21, 2012

The Art of Racing in the Rain

Eu ia escrever sobre outro livro mas acabei de ler este aqui e decidi escrever logo sobre ele porque foi simplesmente um dos melhores livros que li este ano! Pra terem uma idéia, o livro é tão comovente que cheguei a chorar nas últimas páginas.

The Art of Racing in the Rain foi bestseller nos EUA e Inglaterra e foi traduzido no Brasil como A Arte de Correr na Chuva.

Um dos personagens principais desta estória (e também o narrador) é Enzo, um cachorro muito especial cujo maior sonho é tornar-se humano! Enzo é o fiel companheiro de seu dono Denny, um piloto de Fórmula 1 que sofre a perda de sua mulher que morre de câncer. Como se não bastasse, depois da morte da mulher ele ainda precisará lutar anos com os sogros para obter a custódia da filha pequena. Uma estória de batalhas e acima de tudo, de perseverança e coragem. Uma bela mensagem para aqueles que insistem em acreditar em dias melhores e que se recusam a desistir, apesar das dificuldades.

O livro relata a bela amizade entre Denny e seu cão que entre outras coisas, compartilham a paixão pela Fórmula 1! Eles assistem juntos várias corrida na tv e volta e meia fala-se dos grandes nomes da F1, entre eles o nosso inesquecível Ayrton Senna.

Um livro especialmente recomendado pra quem gosta de cachorros e sabe como esses animais de estimação enriquecem nossas vidas. E também, mas não necessariamente, pra quem curte Fórmula 1. Acima de tudo, um livro que agrada a muitos com sua mensagem de otimismo e perseverança.

Porque acreditem, há sempre uma luz no fim do túnel.

Despedida da escola

Leslie, professora e Liam 


Ando sumida aqui do blog não por falta de tempo ou disposição mas porque ainda continuo com problemas com o laptop! De qualquer forma, estou tentando escrever meus posts no iPad e pretendo tirar o atraso nos próximos dias. Vamos ver se eu consigo né? Que drama...


Mas o assunto desde post é a despedida da escola do Liam, que aconteceu na terça à noite. Como manda a tradição, os alunos fizeram uma apresentação para pais, familiares e amigos. Muita música, um pouco de dança e até um solo de piano. Levamos um belo bouquet de flores para a professora querida (escolhidas pelo próprio Liam num florista aqui do bairro). E assim meu filho acaba de concluir mais uma etapa importante da sua vida. Ele terminou a escola primária com resultados acima do esperado (aqui na Holanda o sistema de ensino é bastante diferente do Brasil, eles vão pra escola secundária com 12 anos e terminam com 17 ou 18 anos, dependendo do trajeto que farão). 


E foi uma noite cheia de emoção, com apresentação dos alunos de três turmas. Da turma do Liam, só foram dois alunos, ele e Leslie. Pra quem não sabe, Liam está há 5 anos numa Escola Especial para alunos com problemas de aprendizado (não é o caso dele, felizmente) e com autismo, ADHD e outros distúrbios. A turma dele este ano tinha apenas 8 alunos...um LUXO porque as escolas normais aqui na Holanda tem em média 28 alunos por classe, principalmente em Amsterdã! Para ter direito a escola especial, a criança precisa ter um diagnóstico oficial, no caso do meu filho, ele tem PDD-NOS. PDD-NOS é abreviação de Pervasive Development Disorder - Not Otherwise Specified e faz parte do espectro do autismo mas sem algumas características que definem o autismo clássico. Na verdade, todo mundo que vê ou conversa com o Liam acha ele uma criança super normal, alegre e sociável e portanto, ninguém acredita que ele tem um tipo de autismo. Nem eu, em alguns dias! Com certeza, até na escola dele tem casos muito mais complexos.

Dito isso, Liam irá começar a escola nova em setembro e aí abre-se um novo mundo de descobertas e aprendizados. Para os filhos e também para os pais que de repente se dão contam que seus filhos cresceram e já vão sozinhos pra escola (de ónibus e metrô, no caso do meu filho). Entre outras coisas!

terça-feira, julho 10, 2012

Faxina mental

Não sei se é a idade ou o cansaço da batalha diária mas  ando precisando urgentemente de uma faxina mental. Porque todo mundo conhece a famosa faxina emocional, mas vez ou outra é preciso fazer também uma faxina mental. Twitter. Facebook. Blogs. Sites de notícias nos bombardeando a todo momento. Celulares ligados dia e noite. A vida moderna, onde vivemos agarrados aos nossos smartphones, tablets, laptops. 


Tudo lindo e maravilhoso, até o dia em que a gente surta. Pelo menos comigo é assim. E se formos pensar bem, este negócio de estar conectado a tudo a a todos 24/7 é loucura! E sinceramente? Eu  nem acredito que o ser humano tenha sido feito pra isso. Enfim, tudo na vida tem suas vantagens e desvantagens. Não sou daquelas pessoas saudosistas que quer uma volta ao passado mas acho que precisamos prestar mais atenção pra não deixarmos que essas tecnologias trabalhem contra nós, em vez de a favor de nós.

Pois vejam só que coincidência. Estava eu pensando neste excesso de informação por toda parte quando me deparei com a capa da Newsweek desta semana: YCrazy! A matéria de capa era exatamente sobre isso! Sobre como o estilo de vida atual tem mudado permanentemente o cérebro das pessoas - e isso se percebe nitidamente na nova geração (quem convive  com crianças já percebeu isso). E mais, como  isso afeta a saúde mental mais do que se  imagina ou se quer acreditar. Verdade seja dita, muitos já perceberam como a internet  tem afetado nossas vidas sociais, como ela mudou o comportamento social em geral. Só quem é cego não vê.

E como não podia deixar de ser, cada vez tem sido feitas mais pesquisas sobre o efeito do uso prolongado de redes virtuais como o Facebook, por exemplo. Eu mesma não apenas já declarei que tenho uma relação de amor e ódio com a rede como já tinha lido tempos atrás um artigo sobre Facebook e depressão em adolescentes,  fenômeno digno de estudo nos EUA. Agora os estudos estão se ampliando para a população geral e não apenas adolescente. De acordo com essas pesquisas, o uso 24/7 de computadores e smartphones (a tal geração online),  vem sendo diretamente vinculado ao aumento de depressão, ansiedade e fobias. Tenho certeza que quem trabalha na área de saúde mental já deve ter percebido isso há tempos.

Moral da estória, é preciso ficar de olhos abertos e mentes atentas pra o que está acontecendo à nossa volta. E acima de tudo, é preciso moderação. Estejam avisados.

Abaixo, link parao  artigo da revista Newsweek (em inglês):
http://www.thedailybeast.com/newsweek/2012/07/08/is-the-internet-making-us-crazy-what-the-new-research-says.html

segunda-feira, julho 09, 2012

Top 5 - 52x5 momentos pra compartilhar: SEMANA 27



Semana 27: Coisas legais pra se fazer nas férias... 
1) ir à praia (ou na falta dela, piscina)
2) ir ao cinema (ou fazer sessão pipoca em casa)
3) assistir as séries de tv favoritas
4) dedicar-se a um hobbie (no meu caso, scrapbooking)
5) last but not least...viajar!



Top 5 - 52x5 momentos pra compartilhar: SEMANA 26



Semana 26: Se eu pudesse trocar de profissão eu seria... 
1) Escritora
2) Professora primária ou de línguas
3) Assistente social
4) Socióloga
5) Psicóloga ou terapeuta



Tecnologia do Blogger.

Top 5 - 52x5 momentos pra compartilhar: SEMANA 28




Semana 28: Minhas maiores neuras e manias são...
1) Mania de falar antes de pensar (cala-te boca)
2) Mania de escrever o que penso (mas estou aprendendo a me policiar)
3) Mania de querer agradar gregos e troianos (este é da categoria neura)
4) Mania de riscar parágrafos interessantes nos livros (desde meus tempos de faculdade)
5) Mania de dormir de janela aberta (até no inverno europeu!!!)





Uma tarde na biblioteca de Amsterdã

Uma pequena amostra da coleção de DVDs

Eu já disse isso aqui antes, mas se tem um lugar que eu simplesmente adoro é a Biblioteca Central de Amsterdã, perto da Centraal Station! Aquilo ali é algo como o paraíso para quem ama os livros como eu. São nada menos do que 7 andares com muitos livros para todos os gostos, desde infantis até livros acadêmicos, passando por hobbies, culinária, arte e arquitetura, enfim...tem tudo! Diga-se de passagem, hoje estava lá namorando a coleção de filmes e achei cada coisa maravilhosa...inclusive séries de tv famosas como House Md., Desperate Housewifes, Modern Family, só pra dar uns exemplos. Em geral, séries de tv você pode levar emprestado por uma semana, e paga uns 2,50 euros...Ou seja, diversão garantida a preços módicos. Ideal nestes tempos de crise do euro...


Entrada da biblioteca

Mas hoje eu fui à biblioteca com uma missão, de visitar a exposição em comemoração dos adoráveis Little Golden Books (Gouden Boekjes em holandês), que começaram a ser publicados nos anos 50 nos EUA. Os livrinhos são muito populares com as crianças aqui da Holanda (e alguns adultos também, como eu). Ilustrações vintage maravilhosas, eu mesma admito que tenho uma pequena coleção aqui em casa...meu filho cresceu mas eu não me desfaço dos livros, rsrsrsrs. Infelizmente, não cheguei a ver os livros no Brasil ano passado mas aqui você encontra mais de 50 títulos a venda.


Pra disfarçar, marquei com uma amiga e ela levou o filho de 4 anos (que aliás adora os tais livrinhos). E lá fomos nós entrar num mundo de sonhos. E tirei nada menos do que umas vinte fotos, que vou publicar no próximo post. Aguardem!




Entrada da exposição


PS. Pra quem está de passagem pela cidade com crianças, a exposição fica até 30 de agosto!

The Art of Racing in the Rain

Eu ia escrever sobre outro livro mas acabei de ler este aqui e decidi escrever logo sobre ele porque foi simplesmente um dos melhores livros que li este ano! Pra terem uma idéia, o livro é tão comovente que cheguei a chorar nas últimas páginas.

The Art of Racing in the Rain foi bestseller nos EUA e Inglaterra e foi traduzido no Brasil como A Arte de Correr na Chuva.

Um dos personagens principais desta estória (e também o narrador) é Enzo, um cachorro muito especial cujo maior sonho é tornar-se humano! Enzo é o fiel companheiro de seu dono Denny, um piloto de Fórmula 1 que sofre a perda de sua mulher que morre de câncer. Como se não bastasse, depois da morte da mulher ele ainda precisará lutar anos com os sogros para obter a custódia da filha pequena. Uma estória de batalhas e acima de tudo, de perseverança e coragem. Uma bela mensagem para aqueles que insistem em acreditar em dias melhores e que se recusam a desistir, apesar das dificuldades.

O livro relata a bela amizade entre Denny e seu cão que entre outras coisas, compartilham a paixão pela Fórmula 1! Eles assistem juntos várias corrida na tv e volta e meia fala-se dos grandes nomes da F1, entre eles o nosso inesquecível Ayrton Senna.

Um livro especialmente recomendado pra quem gosta de cachorros e sabe como esses animais de estimação enriquecem nossas vidas. E também, mas não necessariamente, pra quem curte Fórmula 1. Acima de tudo, um livro que agrada a muitos com sua mensagem de otimismo e perseverança.

Porque acreditem, há sempre uma luz no fim do túnel.

Despedida da escola

Leslie, professora e Liam 


Ando sumida aqui do blog não por falta de tempo ou disposição mas porque ainda continuo com problemas com o laptop! De qualquer forma, estou tentando escrever meus posts no iPad e pretendo tirar o atraso nos próximos dias. Vamos ver se eu consigo né? Que drama...


Mas o assunto desde post é a despedida da escola do Liam, que aconteceu na terça à noite. Como manda a tradição, os alunos fizeram uma apresentação para pais, familiares e amigos. Muita música, um pouco de dança e até um solo de piano. Levamos um belo bouquet de flores para a professora querida (escolhidas pelo próprio Liam num florista aqui do bairro). E assim meu filho acaba de concluir mais uma etapa importante da sua vida. Ele terminou a escola primária com resultados acima do esperado (aqui na Holanda o sistema de ensino é bastante diferente do Brasil, eles vão pra escola secundária com 12 anos e terminam com 17 ou 18 anos, dependendo do trajeto que farão). 


E foi uma noite cheia de emoção, com apresentação dos alunos de três turmas. Da turma do Liam, só foram dois alunos, ele e Leslie. Pra quem não sabe, Liam está há 5 anos numa Escola Especial para alunos com problemas de aprendizado (não é o caso dele, felizmente) e com autismo, ADHD e outros distúrbios. A turma dele este ano tinha apenas 8 alunos...um LUXO porque as escolas normais aqui na Holanda tem em média 28 alunos por classe, principalmente em Amsterdã! Para ter direito a escola especial, a criança precisa ter um diagnóstico oficial, no caso do meu filho, ele tem PDD-NOS. PDD-NOS é abreviação de Pervasive Development Disorder - Not Otherwise Specified e faz parte do espectro do autismo mas sem algumas características que definem o autismo clássico. Na verdade, todo mundo que vê ou conversa com o Liam acha ele uma criança super normal, alegre e sociável e portanto, ninguém acredita que ele tem um tipo de autismo. Nem eu, em alguns dias! Com certeza, até na escola dele tem casos muito mais complexos.

Dito isso, Liam irá começar a escola nova em setembro e aí abre-se um novo mundo de descobertas e aprendizados. Para os filhos e também para os pais que de repente se dão contam que seus filhos cresceram e já vão sozinhos pra escola (de ónibus e metrô, no caso do meu filho). Entre outras coisas!

Faxina mental

Não sei se é a idade ou o cansaço da batalha diária mas  ando precisando urgentemente de uma faxina mental. Porque todo mundo conhece a famosa faxina emocional, mas vez ou outra é preciso fazer também uma faxina mental. Twitter. Facebook. Blogs. Sites de notícias nos bombardeando a todo momento. Celulares ligados dia e noite. A vida moderna, onde vivemos agarrados aos nossos smartphones, tablets, laptops. 


Tudo lindo e maravilhoso, até o dia em que a gente surta. Pelo menos comigo é assim. E se formos pensar bem, este negócio de estar conectado a tudo a a todos 24/7 é loucura! E sinceramente? Eu  nem acredito que o ser humano tenha sido feito pra isso. Enfim, tudo na vida tem suas vantagens e desvantagens. Não sou daquelas pessoas saudosistas que quer uma volta ao passado mas acho que precisamos prestar mais atenção pra não deixarmos que essas tecnologias trabalhem contra nós, em vez de a favor de nós.

Pois vejam só que coincidência. Estava eu pensando neste excesso de informação por toda parte quando me deparei com a capa da Newsweek desta semana: YCrazy! A matéria de capa era exatamente sobre isso! Sobre como o estilo de vida atual tem mudado permanentemente o cérebro das pessoas - e isso se percebe nitidamente na nova geração (quem convive  com crianças já percebeu isso). E mais, como  isso afeta a saúde mental mais do que se  imagina ou se quer acreditar. Verdade seja dita, muitos já perceberam como a internet  tem afetado nossas vidas sociais, como ela mudou o comportamento social em geral. Só quem é cego não vê.

E como não podia deixar de ser, cada vez tem sido feitas mais pesquisas sobre o efeito do uso prolongado de redes virtuais como o Facebook, por exemplo. Eu mesma não apenas já declarei que tenho uma relação de amor e ódio com a rede como já tinha lido tempos atrás um artigo sobre Facebook e depressão em adolescentes,  fenômeno digno de estudo nos EUA. Agora os estudos estão se ampliando para a população geral e não apenas adolescente. De acordo com essas pesquisas, o uso 24/7 de computadores e smartphones (a tal geração online),  vem sendo diretamente vinculado ao aumento de depressão, ansiedade e fobias. Tenho certeza que quem trabalha na área de saúde mental já deve ter percebido isso há tempos.

Moral da estória, é preciso ficar de olhos abertos e mentes atentas pra o que está acontecendo à nossa volta. E acima de tudo, é preciso moderação. Estejam avisados.

Abaixo, link parao  artigo da revista Newsweek (em inglês):
http://www.thedailybeast.com/newsweek/2012/07/08/is-the-internet-making-us-crazy-what-the-new-research-says.html

Top 5 - 52x5 momentos pra compartilhar: SEMANA 27



Semana 27: Coisas legais pra se fazer nas férias... 
1) ir à praia (ou na falta dela, piscina)
2) ir ao cinema (ou fazer sessão pipoca em casa)
3) assistir as séries de tv favoritas
4) dedicar-se a um hobbie (no meu caso, scrapbooking)
5) last but not least...viajar!



Top 5 - 52x5 momentos pra compartilhar: SEMANA 26



Semana 26: Se eu pudesse trocar de profissão eu seria... 
1) Escritora
2) Professora primária ou de línguas
3) Assistente social
4) Socióloga
5) Psicóloga ou terapeuta