segunda-feira, dezembro 28, 2009

Meme: 2009 passado a limpo

O que você fez em 2009 que nunca tinha feito antes?
Dei uma virada profissional e comecei um estágio numa área totalmente nova. Nunca é tarde para mudar.

Você manteve as resoluções de Ano Novo de 2009 e fará novas para 2010?
Não acredito em resoluções de ano novo, nem sou disciplinada o bastante para mantê-las. A única resolução que faria é cuidar melhor de mim mesma...e talvez aprender a dizer não!

Que lugares você visitou?
Lugar nenhum! Este ano só transitei entre a minha casa em Amsterdã e a casa do namorado em Haia. Em abril teve ainda uma curta estadia no hospital pra uma operação de hérnia de disco...Enfim, espero que ano que vem seja melhor neste aspecto. Porque pelo amor de Deus, né?

O que você gostaria de ter em 2010 que faltou em 2009?
Dinheiro pra viajar, oras bolas.

Que data de 2009 vai ficar marcada em sua lembrança?
Tive muitos bons momentos mas nenhuma data especial (talvez 23 de junho). No mais, estou cada dia mais convencida de que a felicidade é feita de pequenos momentos. E provavelmente é mesmo.

Qual sua maior realização no ano?
Conseguir pagar minhas contas em dia (porque 2008 foi um drama nesse aspecto).

Qual foi o seu maior fracasso?
A dieta dos Vigilantes do Peso. Descobri que simplesmente odeio contar pontos!!! Este negócio de anotar tudo que se come e no final do dia somar todos os pontos não funciona comigo. Mas tento adotar os princípios básicos da dieta e até sou capaz de recomendá-la aos mais disciplinados. Pra mim ainda não foi a resposta. Mas a reeducação alimentar continua, claro.

Você teve alguma doença?
Infelizmente sim...fui operada pela primeira vez na minha vida, de uma hérnia de disco que surgiu praticamente do nada. Logo eu que nunca tive problemas na coluna, nem durante a gravidez. Chuta que é macumba!

Qual foi a melhor coisa que você comprou?
Provavelmente livros, não vivo mesmo sem eles...mas ganhei uma impressora Canon para imprimir fotos que adorei! Ideal para meus projetos de scrapbooking.

Para onde foi a maior parte do seu dinheiro?
Pra pagar as contas, infelizmente...o que sobrou foi gasto em livros, DVDs e coisinhas pra casa. E material de scrapbooking, minha grande paixão nos últimos tempos.

O que te deixou realmente feliz?

Meu namorado...que faz o possível e o impossível pra tornar minha vida mais agrádavel (e geralmente sucede).

Que canções sempre vão te lembrar de 2009?
Madame Butterfly, minha primeira ópera.

O que você queria ter feito mais?
Viajado.

O que você queria ter feito menos?
Comido...comi bem demais este ano, rsrsrs.

Como vai passar o reveillon?
Provavelmente em casa, com meu filho e meu namorado.

Você se apaixonou em 2009?
Não. Mas aprendi a amar de novo o que, convenhamos, é muito melhor!

Qual foi seu programa de TV favorito?
Por incrível que pareça, descobri a série Friends através do F. e fiquei viciada. A série pode ser antiga mas é ideal para aqueles dias de baixo astral em que a gente não sabe o que fazer da vida. Eu recomendo!

Você odeia alguém hoje que não odiava há um ano?
Não odeio ninguém...e acho perda total de tempo e energia.

Qual foi o melhor livro que você leu em 2009?
Provavelmente um dos 4 livros do Murakami que li este ano. Hummm, difícil escolha. Norwegian Wood?

Qual foi o melhor filme que você assistiu em 2009?
Difícil escolher um só...mas curti muito Into the Wild, Revolutionary Road e Whatever Works.

O que você quis e conseguiu?
Um pouco de paz de espírito. Eu ainda chego lá.

O que você quis e não conseguiu?
Emagrecer...

O que você fez no seu aniversário?
Fui jantar fora com meu namorado e meu filho (e sim, isto está ficando repetitivo).

O que teria feito o seu ano infinitamente melhor?
Uma viagenzinha qualquer...tipo Londres ou Paris. Até Bruxelas e Brugges teria sido legal. Mas a grana não deu...

O que manteve a sua sanidade?
Meus surtos criativos: scrapbooking e blog - dois canais de expressão que vem se tornando insubstituíveis na minha vida. Posso dizer que a criatividade é o que tem me mantido sã nesses últimos tempos.

De quem sentiu falta?
De uma certa amiga que não vejo há tempos.

Quem foi a pessoa mais legal que você conheceu?
Meus novos colegas de trabalho. Muita gente bacana!

Uma lição valorosa que aprendeu em 2009
Nunca é tarde para começar de novo. Em outras palavras: nunca desista de ser feliz.

Natal diferente

Meu natal não podia ter sido mais diferente. Em outras palavras, um natal sem cara de natal. Natal sem ceia. Natal sem peru. Natal sem presentes de natal. Ao menos teve árvore de natal (a da foto), que fiz mais para meu filho do que pra mim, exatamente como a minha mãe fazia todo santo ano. Este ano decidi comprar uma árvorezinha pequena com neve, acabei me empolgando e comprei vários enfeites novos, como as bolas vermelhas com bolinhas brancas (polka dots), além de enfeites de donuts e cupcakes de dar água na boca (ao menos estes não engordam, hehehe). E confesso que fiquei muito satisfeita com o resultado. Só não podia imaginar que teríamos tanta neve lá fora. Nunca vi nevar tanto nos meus 15 anos de Holanda! Ou seja, eu posso não ter tido ceia de natal mas fui presenteada com um belíssimo natal branco...

Enfim, não teve ceia tradicional nem presentes de Papai Noel - porque já ganho presentes o ano inteiro e namorado tem horror à essa data comercial em que o natal se transformou - mas passei muito bem, obrigada. Porque natal é amor e confraternização e eu passei junto de quem me ama. Só faltou mesmo meu filho, que foi pra Inglaterra curtir o natal em família - com direito à ceia com peru de natal e muuuuuitos presentes debaixo da árvore porque criança precisa dessas coisas! E eu fico feliz que ele tenha esta oportunidade, tanto que vai todo ano pra lá com o pai.

Em vez da ceia em família, eu e F. comemos sushi no dia 24. E saboreamos uma deliciosa ceia indiana no dia 25. De resto, curtimos o frio em casa, debaixo das cobertas. F. fez uma seleção especial de natal, entre eles Mickey´s Christmas Carol e A Charlie Brown Christmas, que me deixaram com nostalgia da infância - tem coisa melhor do que ser criança? E teve ainda o natal (politicamente incorreto) de South Park, além de vários episódios de natal de Friends e That 70´s show (série que descobri recentemente no canal Comedy Central daqui). E F. aproveitou pra me apresentar ainda algumas de suas séries americanas favoritas, também em clima de natal: The Wonder Years, Frasier e Cheers. Enfim, acho que só faltou mesmo o natal dos Simpsons. Some-se a isso alguns filmes - a começar pelo clássico de natal It´s a Wonderful Life - e a diversão está garantida! Vimos também The Devil Wears Prada que eu não havia assistido por pura implicância (a atuação da Meryl Streep por si só já vale o filme). E teve Taking Woodstock que eu queria ver há tempos mas que não chegou a impressionar muito. O filme é bom, mas Ang Lee já fez (bem) melhor.

Enfim, um natal sem cara de natal mas um natal feliz! Exatamente como espero que seja o ano que se aproxima.

segunda-feira, dezembro 21, 2009

Neve, a beleza e o caos




Aqui está nevando um bocado há dias, não só na Holanda como em grande parte da Europa. Belíssimas paisagens de inverno e as crianças, claro, se divertindo horrores em plenas férias de natal...A má notícia é que a neve tem causado enormes distúrbios nos transportes ferroviários e estradas em geral. A Eurostar está nas manchetes do momento em todos os jornais e canais de tv, hoje é o terceiro dia consecutivo em que TODOS os serviços foram cancelados e muitos passageiros ficaram presos de um lado ou do outro do Channel Tunnel. Pra quem não sabe, a Eurostar transporta milhões de passageiros nesta época do ano no trajeto Paris-Bruxelas-Londres. E os terminais de Londres e Paris estão abarrotados de passageiros desesperados pra voltar pra casa ou para reunir-se aos familiares. Caos total.

Meu filho é um desses passageiros que deveria embarcar hoje com o pai pra Inglaterra...dos males o menor, ao menos ele está em casa pois famílias inteiras foram obrigadas a passar a noite nas estações de trem!!! Mas continuamos sem saber se eles irão conseguir chegar a tempo pro natal...Sexta-feira nada menos do que 5 trens Eurostar enguiçaram dentro do túnel e só hoje eles estão testando novos mecanismos pra ver se os trens podem voltar à operação...Em suma: caos total nos transportes ferroviários! Sem falar que nas estradas a coisa também está preta, além de atrasos em vôos em alguns aeroportos (inclusive o Schiphol daqui). Mas eu estou parecendo a própria weather girl...Neve, beleza e caos. Porque convenhamos, a paisagem na neve é de uma grande beleza mas pelo amor de Deus...

Como se não bastasse, estou desde sexta de môlho em casa com gripe - só espero que não seja a suína porque os sintomas das duas são idênticos. Por causa da maldita gripe, meu namorado acabou não vindo este fim-de-semana, sem falar que devido aos problemas com o esquema de trens por causa da neve foi melhor mesmo ele ter ficado em casa desta vez!

Balanço do fim-de-semana: muita neve, frio de doer osso e eu sozinha em casa com esta gripe. Aproveito pra descansar muito e beber muita água e muito chá. Felizmente tenho meus filmes e livros como companhia. E aproveitei que estou ilhada pra ficar babando com as fotos do flickr. EYE CANDY! Segue uma seleção pessoal em clima de natal.

Eye Candy

Pra compensar o caos do fim-de-semana, resolvi buscar inspiração em um dos meus sites favoritos: flickr. Aqui estão algumas fotos em clima de natal selecionadas especialmente para vocês. Aproveito a oportunidade para desejar a todos um feliz natal e um 2010 mais feliz ainda!!!



***********************************************

Para quem gosta de biscoitos caseiros:





Para quem gosta de decorações originais:





Para os chocólatras entre nós:




terça-feira, dezembro 15, 2009

Me, Myself and I.





* eu sou afetuosa, adoro abraços quentes e apertados. principalmente nos dias frios. se for debaixo das cobertas, melhor ainda. não confundir com pegajosa, que é bem outra estória. aaaaaargh...


* eu sou sincera, não sei fingir meus sentimentos. nem fazer cara de paisagem. se gosto de você, você perceberá. se não gosto, perceberá também. e sim, eu odeio gente falsa.

* eu sou falante, converso com qualquer pessoa em qualquer lugar, e ainda por cima falo alto. enfim, não sou discreta. o que aqui na Holanda, é um problema!


* eu sou cricri. se eu cismar que não vou com sua cara, eu não vou com sua cara e ponto final. mas na maioria das vezes eu acerto...e dizem que a primeira impressão é a que conta.


* eu sou ciumenta, mas pelo menos admito. pior mesmo é ciumento que é ciumento e jura de pés juntos que não é. me poupe, né!


* eu sou insegura, mas gostaria muito de não ser. gostaria de aceitar a mim mesma, exatamente como eu sou. tenho tentado mas nem sempre consigo. ainda por cima sou perfeccionista.

* eu choro sozinha ou acompanhada. eu choro em sessão de cinema. eu choro lendo um livro. choro de tristeza e choro de felicidade. Em suma, sou chorona. manteiga derretida mesmo.


* eu sou teimosa, e muito. pergunte ao F., que aliás é mais teimoso do que eu.


* eu sou muito ansiosa. tenho crises de insônia, mas felizmente nunca tive um ataque de pânico nesta vida (mas conheço quem já teve).


* eu sou gastadeira. tem dinheiro no bolso, eu gasto meeeeeesmo! especialmente em livros e DVDs de meus filmes favoritos. também gosto de comprar revistas, material de scrapbooking e comida...mas também sou generosa e adoro dar presentes.


* eu sou preguiçosa. eu adoro comer e dormir. eu adoro não fazer nada (e sei fazer nada muito bem, obrigada). qualquer semelhança com Garfield não é mera coincidência.


* eu sou sensível...muito sensível. sensível até demais. o que é bom e ruim. pensando bem, é ruim pra cacete!


* eu sou péssima pra 'delegar tarefas'. simplesmente não sei delegar. e preciso urgentemente aprender a dizer não. maldita mania de querer agradar todo mundo o tempo todo...


* eu sofro de depressão clínica e já fiz muita terapia por esta vida afora. tenho uma mente inquieta desde pequena mas tenho sobrevivido (com terapia e medicamento). tenho meus dias bons e meus dias ruins. como todo mundo, diga-se de passagem.


* eu não me encaixo nos estereótipos esposa-mãe de família. simplesmente odeio tarefas domésticas, não nasci pra ser Amélia. nem tampouco tenho pretensões de ser uma super-mãe (mas vez ou outra me sinto culpada). casei, tive filho, me separei. e jurei pra mim mesma que nunca faria isso de novo. não mesmo. ser mãe é muito bom mas filho também dá trabalho, muito trabalho.


* com o passar dos anos tenho aprendido a valorizar as pessoas que me dão valor. o resto, a gente deixa pra lá. em suma, eu gosto de quem gosta de mim. pra quê complicar mais a vida?





PS. Achei este texto num blog (não sei mais onde), copiei a idéia principal, adaptando o resto ao meu gosto. Em suma, do jeito que eu gosto.

domingo, dezembro 13, 2009

Múltipla escolha:

sexta-feira, dezembro 11, 2009

Retrospectiva 2009

Mais um ano chegando ao fim...e eu venho pensando muito em tudo que aconteceu de bom e de ruim em 2009. A verdade é que os últimos anos tem sido anos de grandes mudanças na minha vida (a começar pelo divórcio). Anos em que estou aprendendo a largar de lado o passado e deixá-lo onde ele deveria estar: no passado. Hora de sacodir a poeira e seguir em frente, sem medo de ser feliz! Nem sempre tem sido fácil, alguns dias ainda sou tomada por uma tristeza infinita e uma vontade de voltar lá atrás e mudar algumas escolhas. Mas logo depois penso: são estas escolhas e erros do passado que fizeram de mim a pessoa que sou hoje. Então tento me convencer de que a gente sempre faz escolhas com base no que sabemos naquele dado momento. E que essas escolhas sempre são adequados para o momento em questão (mais tarde a gente pode até mudar de idéia). Parece simples mas não é...De resto, todo mundo comete erros, o importante é o que a gente aprende com deles...Desconfio que o primeiro passo seja aprender a perdoar a si mesmo - no meu caso, um processo bastante lento. O resto vem depois.

No final das contas, já posso dizer que 2009 foi um ano bom. E se teve um lado ruim, certamente foi por conta dos problemas de saúde (com operação em abril e um longo período de recuperação). No mais, foi um ano em que as coisas começaram a entrar nos eixos e eu consegui retomar - pouco a pouco e um dia de cada vez - o controle da minha vida. Ainda há um longo caminho a ser trilhado, ainda há muitas coisas a serem alcançadas mas sinto que estou na direção certa e isso é o que conta!

No aspecto profissional, foi o ano da virada, um ano de novos começos e novos desafios. Em plena recessão mundial (e nem a Holanda escapou), fui obrigada a deixar as traduções de lado e consegui um estágio em uma área que nunca tinha trabalhado antes mas que tenho gostado cada vez mais. Trabalhar com imigrantes aqui na Holanda (no meu caso como assistente em sala de aula) é muito interessante e tenho aprendido mais a cada dia que passa. E pressinto que nos próximos anos eu vá entrar cada vez mais neste setor de assistência social e serviços comunitários. Não especificamente em sala de aula (como tenho feito neste estágio) mas em diversos projetos na comunidade. Trabalho é o que não falta neste setor aqui na Holanda, onde há muitas fundações e instituições interculturais.

No aspecto emocional, foi um ano de mais certezas do que dúvidas, de mais tranquilidade do que ansiedade, de mais momentos bons do que ruins. Foi um ano em que a PAIXÃO deu lugar pro AMOR e isso é muito bom. Porque o amor pode não ser tudo nesta vida mas sem dúvida é uma das coisas mais importantes...Enfim, mais um ano prestes a acabar e eu cansada, mas feliz. Que venha 2010!


quinta-feira, dezembro 10, 2009

E os dezembros, que fazem de nós?

Para que serve um ano? Senão para acrescentar um ano a mais? Ou para dizermos, quando chega dezembro, que este passou mais rápido que o outro. Qual outro? Foram tantos.

De quê serve um ano, se não para as crianças avançarem para dentro da realidade? Em passos lentos no começo, como se a infância fosse um pântano espesso e pegajoso, que as amarra pela cintura e, por mais que caminhem, papai noel teima em existir. Depois, quando vão se desprendendo do visgo, os passos são mais rápidos, e elas caminham mais a cada ano. Até que serão céticas, e um céu laranja não mais espanta. Então dirão, sem susto, que o ano passou depressa.

Para que servem doze meses? Se em um dia tudo pode acontecer? Se a vida pode mudar sem promessas, sem planos, sem sete ondas? Em plena quarta-feira. Uma quarta-feira é como um julho. Está no meio, e nem ao menos tem o atenuante das férias. Uma quarta-feira é onde a semana nos prende, e nos mantém distantes da praia virgem da segunda, e do porto alegre da sexta. Quartas-feiras nos afogam. Julhos nos redimem. E os dezembros, que fazem de nós?

Nos lançam na esperança de que janeiro será melhor. Um recomeço. A crise vem, mas estaremos descansados. Prontos para o que der e fevereiro. O carnaval, saudoso dos tempos irresponsáveis do recesso coletivo. O carnaval-revival das festas em família e dos votos de prosperidade. O último respiro antes do mergulho nas águas de março e de cotidiano.

De que vale o fim do ano? Serve para fazer balanço de vida e ficar feliz? Feliz porque se tudo está bom, congratulações. E se tudo está ruim, teremos logo um janeiro por perto, cheio de mudanças e novos rumos. Janeiro é mês de toma-jeito. Pau que nasce torto, em janeiro se endireita.

Será? O que pode um mês? Agosto pode pouco. Tem muito vento, é indeciso, tem dia 13. Setembro fez nascer meu amor. Depois um outro, uma rosa. Julho me fez inteiro. Me deu vida, me deu filha. Me fez leão. Dane-se a gramática, cada um que invente o calendário.

Meu ano começa hoje. Hoje que você me lê. Hoje que uma ponte de silêncio se fez entre a minha solidão e a sua. É triste? Não é. Seremos sós. Seremos nós mesmos, sozinhos. Ninguém vive senão nós. É triste? Não pode. Ser triste é inventar mal a vida.

Aproveitemos dezembro, aproveitemos hoje, para inventarmos tudo. Janeiro é se a gente quiser. Janeiro é todo dia. Janeiro já passou. Janeiro é a surpresa. Janeiro – assim como a infância – volta. É para isso que serve o ano.




............................................................................................................
PS. Texto original de André Laurentino, do blog Caderno de Vidro. Porque afinal é dezembro e eu adoraria ter escrito essas palavras...Dezembro é hora de fazer revisão de mais um ano. De somar e subtrair cuidadosamente ganhos e perdas, alegrias e tristezas. De redefinir prioridades e de agradecer as benções recebidas. E acima de tudo, hora de torcer que o próximo ano traga ainda mais benções para nossas vidas. Amém!

segunda-feira, dezembro 07, 2009

She Loves You, yeah yeah yeah...


Ontem finalmente assisti com F. Across the Universe, filme que há tempos queria conferir. Na verdade, dei o DVD de presente pro F. porque ele ama os Beatles então achei que seria um presente legal. E acertei em cheio: ele cantou junto com todas as músicas, do início ao fim do filme! Em suma, um filme altamente recomendado pra os fãs da banda inglesa. E também pra quem gosta de um bom filme musical.

O filme dividiu os críticos porque em vez contar uma estória usando um roteiro tradicional, Across the Universe não conta estória nenhuma e sim reúne imagens e músicas dos Beatles sob o pano de fundo dos conturbados anos 70 (contracultura, Guerra do Vietnã, luta pelos direitos civis, etc). Diga-se de passagem, um período fascinante (eu admito que gostaria de ter vivido nesta época) e já muitas vezes retratado no cinema - inclusive no recente Taking Woodstock de Ang Lee, que preciso assistir urgentemente! Só que em Across the Universe o personagem principal são as músicas propriamente ditas - o período é apenas o pano de fundo. O resultado é uma explosão visual de cores e imagens psicodélicas que em alguns momentos me fez lembrar Moulin Rouge, em outros o clássico Hair e em outros ainda Trainspotting... (na singela opinião de uma adoradora da sétima arte).

Enfim, uma aventura visual fascinante. E acima de tudo, uma bela homenagem à obra de uma das maiores bandas do planeta. Confiram!

terça-feira, dezembro 01, 2009

Inspiração para os dias de inverno

Tenho uma lista de desejos na Amazon.co.uk e aos poucos tenho conseguido comprar os livros que tanto me trazem inspiração nos últimos tempos. De dois anos pra cá, não apenas me aprofundei no scrapbooking (embora ainda tenha muito a aprender) como minha criatividade tem aumentado a cada dia. Só não sou mais criativa por falta de tempo, modéstia à parte! Minha preferência tem ido para os mini-albuns, além dos belos journals (diários onde você pode colar ilustrações e fotos, fazer anotações e tudo o mais que sua imaginação permitir).

Ontem à noite, por exemplo, sentei na mesa da cozinha e em duas horas transformei um livrinho de cartolina comum daqueles que você compra nessas dollar shop por um dólar - no meu caso, um livrinho do Gato de Botas com ilustrações horrorosas pedindo para ser alterado - neste livrinho das fotos aqui embaixo. As ilustrações eu roubei da Flow, uma de minhas revistas favoritas aqui da Holanda (e que por si só já tem sido uma enorme fonte de inspiração). E o resultado: my very own book! A idéia para este projeto eu tirei do livro Decorative Journals, título que recomendo a todas scrappers de plantão, principalmente aquelas que se interessam por altered art, como eu.





Tecnologia do Blogger.

Meme: 2009 passado a limpo

O que você fez em 2009 que nunca tinha feito antes?
Dei uma virada profissional e comecei um estágio numa área totalmente nova. Nunca é tarde para mudar.

Você manteve as resoluções de Ano Novo de 2009 e fará novas para 2010?
Não acredito em resoluções de ano novo, nem sou disciplinada o bastante para mantê-las. A única resolução que faria é cuidar melhor de mim mesma...e talvez aprender a dizer não!

Que lugares você visitou?
Lugar nenhum! Este ano só transitei entre a minha casa em Amsterdã e a casa do namorado em Haia. Em abril teve ainda uma curta estadia no hospital pra uma operação de hérnia de disco...Enfim, espero que ano que vem seja melhor neste aspecto. Porque pelo amor de Deus, né?

O que você gostaria de ter em 2010 que faltou em 2009?
Dinheiro pra viajar, oras bolas.

Que data de 2009 vai ficar marcada em sua lembrança?
Tive muitos bons momentos mas nenhuma data especial (talvez 23 de junho). No mais, estou cada dia mais convencida de que a felicidade é feita de pequenos momentos. E provavelmente é mesmo.

Qual sua maior realização no ano?
Conseguir pagar minhas contas em dia (porque 2008 foi um drama nesse aspecto).

Qual foi o seu maior fracasso?
A dieta dos Vigilantes do Peso. Descobri que simplesmente odeio contar pontos!!! Este negócio de anotar tudo que se come e no final do dia somar todos os pontos não funciona comigo. Mas tento adotar os princípios básicos da dieta e até sou capaz de recomendá-la aos mais disciplinados. Pra mim ainda não foi a resposta. Mas a reeducação alimentar continua, claro.

Você teve alguma doença?
Infelizmente sim...fui operada pela primeira vez na minha vida, de uma hérnia de disco que surgiu praticamente do nada. Logo eu que nunca tive problemas na coluna, nem durante a gravidez. Chuta que é macumba!

Qual foi a melhor coisa que você comprou?
Provavelmente livros, não vivo mesmo sem eles...mas ganhei uma impressora Canon para imprimir fotos que adorei! Ideal para meus projetos de scrapbooking.

Para onde foi a maior parte do seu dinheiro?
Pra pagar as contas, infelizmente...o que sobrou foi gasto em livros, DVDs e coisinhas pra casa. E material de scrapbooking, minha grande paixão nos últimos tempos.

O que te deixou realmente feliz?

Meu namorado...que faz o possível e o impossível pra tornar minha vida mais agrádavel (e geralmente sucede).

Que canções sempre vão te lembrar de 2009?
Madame Butterfly, minha primeira ópera.

O que você queria ter feito mais?
Viajado.

O que você queria ter feito menos?
Comido...comi bem demais este ano, rsrsrs.

Como vai passar o reveillon?
Provavelmente em casa, com meu filho e meu namorado.

Você se apaixonou em 2009?
Não. Mas aprendi a amar de novo o que, convenhamos, é muito melhor!

Qual foi seu programa de TV favorito?
Por incrível que pareça, descobri a série Friends através do F. e fiquei viciada. A série pode ser antiga mas é ideal para aqueles dias de baixo astral em que a gente não sabe o que fazer da vida. Eu recomendo!

Você odeia alguém hoje que não odiava há um ano?
Não odeio ninguém...e acho perda total de tempo e energia.

Qual foi o melhor livro que você leu em 2009?
Provavelmente um dos 4 livros do Murakami que li este ano. Hummm, difícil escolha. Norwegian Wood?

Qual foi o melhor filme que você assistiu em 2009?
Difícil escolher um só...mas curti muito Into the Wild, Revolutionary Road e Whatever Works.

O que você quis e conseguiu?
Um pouco de paz de espírito. Eu ainda chego lá.

O que você quis e não conseguiu?
Emagrecer...

O que você fez no seu aniversário?
Fui jantar fora com meu namorado e meu filho (e sim, isto está ficando repetitivo).

O que teria feito o seu ano infinitamente melhor?
Uma viagenzinha qualquer...tipo Londres ou Paris. Até Bruxelas e Brugges teria sido legal. Mas a grana não deu...

O que manteve a sua sanidade?
Meus surtos criativos: scrapbooking e blog - dois canais de expressão que vem se tornando insubstituíveis na minha vida. Posso dizer que a criatividade é o que tem me mantido sã nesses últimos tempos.

De quem sentiu falta?
De uma certa amiga que não vejo há tempos.

Quem foi a pessoa mais legal que você conheceu?
Meus novos colegas de trabalho. Muita gente bacana!

Uma lição valorosa que aprendeu em 2009
Nunca é tarde para começar de novo. Em outras palavras: nunca desista de ser feliz.

Natal diferente

Meu natal não podia ter sido mais diferente. Em outras palavras, um natal sem cara de natal. Natal sem ceia. Natal sem peru. Natal sem presentes de natal. Ao menos teve árvore de natal (a da foto), que fiz mais para meu filho do que pra mim, exatamente como a minha mãe fazia todo santo ano. Este ano decidi comprar uma árvorezinha pequena com neve, acabei me empolgando e comprei vários enfeites novos, como as bolas vermelhas com bolinhas brancas (polka dots), além de enfeites de donuts e cupcakes de dar água na boca (ao menos estes não engordam, hehehe). E confesso que fiquei muito satisfeita com o resultado. Só não podia imaginar que teríamos tanta neve lá fora. Nunca vi nevar tanto nos meus 15 anos de Holanda! Ou seja, eu posso não ter tido ceia de natal mas fui presenteada com um belíssimo natal branco...

Enfim, não teve ceia tradicional nem presentes de Papai Noel - porque já ganho presentes o ano inteiro e namorado tem horror à essa data comercial em que o natal se transformou - mas passei muito bem, obrigada. Porque natal é amor e confraternização e eu passei junto de quem me ama. Só faltou mesmo meu filho, que foi pra Inglaterra curtir o natal em família - com direito à ceia com peru de natal e muuuuuitos presentes debaixo da árvore porque criança precisa dessas coisas! E eu fico feliz que ele tenha esta oportunidade, tanto que vai todo ano pra lá com o pai.

Em vez da ceia em família, eu e F. comemos sushi no dia 24. E saboreamos uma deliciosa ceia indiana no dia 25. De resto, curtimos o frio em casa, debaixo das cobertas. F. fez uma seleção especial de natal, entre eles Mickey´s Christmas Carol e A Charlie Brown Christmas, que me deixaram com nostalgia da infância - tem coisa melhor do que ser criança? E teve ainda o natal (politicamente incorreto) de South Park, além de vários episódios de natal de Friends e That 70´s show (série que descobri recentemente no canal Comedy Central daqui). E F. aproveitou pra me apresentar ainda algumas de suas séries americanas favoritas, também em clima de natal: The Wonder Years, Frasier e Cheers. Enfim, acho que só faltou mesmo o natal dos Simpsons. Some-se a isso alguns filmes - a começar pelo clássico de natal It´s a Wonderful Life - e a diversão está garantida! Vimos também The Devil Wears Prada que eu não havia assistido por pura implicância (a atuação da Meryl Streep por si só já vale o filme). E teve Taking Woodstock que eu queria ver há tempos mas que não chegou a impressionar muito. O filme é bom, mas Ang Lee já fez (bem) melhor.

Enfim, um natal sem cara de natal mas um natal feliz! Exatamente como espero que seja o ano que se aproxima.

Neve, a beleza e o caos




Aqui está nevando um bocado há dias, não só na Holanda como em grande parte da Europa. Belíssimas paisagens de inverno e as crianças, claro, se divertindo horrores em plenas férias de natal...A má notícia é que a neve tem causado enormes distúrbios nos transportes ferroviários e estradas em geral. A Eurostar está nas manchetes do momento em todos os jornais e canais de tv, hoje é o terceiro dia consecutivo em que TODOS os serviços foram cancelados e muitos passageiros ficaram presos de um lado ou do outro do Channel Tunnel. Pra quem não sabe, a Eurostar transporta milhões de passageiros nesta época do ano no trajeto Paris-Bruxelas-Londres. E os terminais de Londres e Paris estão abarrotados de passageiros desesperados pra voltar pra casa ou para reunir-se aos familiares. Caos total.

Meu filho é um desses passageiros que deveria embarcar hoje com o pai pra Inglaterra...dos males o menor, ao menos ele está em casa pois famílias inteiras foram obrigadas a passar a noite nas estações de trem!!! Mas continuamos sem saber se eles irão conseguir chegar a tempo pro natal...Sexta-feira nada menos do que 5 trens Eurostar enguiçaram dentro do túnel e só hoje eles estão testando novos mecanismos pra ver se os trens podem voltar à operação...Em suma: caos total nos transportes ferroviários! Sem falar que nas estradas a coisa também está preta, além de atrasos em vôos em alguns aeroportos (inclusive o Schiphol daqui). Mas eu estou parecendo a própria weather girl...Neve, beleza e caos. Porque convenhamos, a paisagem na neve é de uma grande beleza mas pelo amor de Deus...

Como se não bastasse, estou desde sexta de môlho em casa com gripe - só espero que não seja a suína porque os sintomas das duas são idênticos. Por causa da maldita gripe, meu namorado acabou não vindo este fim-de-semana, sem falar que devido aos problemas com o esquema de trens por causa da neve foi melhor mesmo ele ter ficado em casa desta vez!

Balanço do fim-de-semana: muita neve, frio de doer osso e eu sozinha em casa com esta gripe. Aproveito pra descansar muito e beber muita água e muito chá. Felizmente tenho meus filmes e livros como companhia. E aproveitei que estou ilhada pra ficar babando com as fotos do flickr. EYE CANDY! Segue uma seleção pessoal em clima de natal.

Eye Candy

Pra compensar o caos do fim-de-semana, resolvi buscar inspiração em um dos meus sites favoritos: flickr. Aqui estão algumas fotos em clima de natal selecionadas especialmente para vocês. Aproveito a oportunidade para desejar a todos um feliz natal e um 2010 mais feliz ainda!!!



***********************************************

Para quem gosta de biscoitos caseiros:





Para quem gosta de decorações originais:





Para os chocólatras entre nós:




Me, Myself and I.





* eu sou afetuosa, adoro abraços quentes e apertados. principalmente nos dias frios. se for debaixo das cobertas, melhor ainda. não confundir com pegajosa, que é bem outra estória. aaaaaargh...


* eu sou sincera, não sei fingir meus sentimentos. nem fazer cara de paisagem. se gosto de você, você perceberá. se não gosto, perceberá também. e sim, eu odeio gente falsa.

* eu sou falante, converso com qualquer pessoa em qualquer lugar, e ainda por cima falo alto. enfim, não sou discreta. o que aqui na Holanda, é um problema!


* eu sou cricri. se eu cismar que não vou com sua cara, eu não vou com sua cara e ponto final. mas na maioria das vezes eu acerto...e dizem que a primeira impressão é a que conta.


* eu sou ciumenta, mas pelo menos admito. pior mesmo é ciumento que é ciumento e jura de pés juntos que não é. me poupe, né!


* eu sou insegura, mas gostaria muito de não ser. gostaria de aceitar a mim mesma, exatamente como eu sou. tenho tentado mas nem sempre consigo. ainda por cima sou perfeccionista.

* eu choro sozinha ou acompanhada. eu choro em sessão de cinema. eu choro lendo um livro. choro de tristeza e choro de felicidade. Em suma, sou chorona. manteiga derretida mesmo.


* eu sou teimosa, e muito. pergunte ao F., que aliás é mais teimoso do que eu.


* eu sou muito ansiosa. tenho crises de insônia, mas felizmente nunca tive um ataque de pânico nesta vida (mas conheço quem já teve).


* eu sou gastadeira. tem dinheiro no bolso, eu gasto meeeeeesmo! especialmente em livros e DVDs de meus filmes favoritos. também gosto de comprar revistas, material de scrapbooking e comida...mas também sou generosa e adoro dar presentes.


* eu sou preguiçosa. eu adoro comer e dormir. eu adoro não fazer nada (e sei fazer nada muito bem, obrigada). qualquer semelhança com Garfield não é mera coincidência.


* eu sou sensível...muito sensível. sensível até demais. o que é bom e ruim. pensando bem, é ruim pra cacete!


* eu sou péssima pra 'delegar tarefas'. simplesmente não sei delegar. e preciso urgentemente aprender a dizer não. maldita mania de querer agradar todo mundo o tempo todo...


* eu sofro de depressão clínica e já fiz muita terapia por esta vida afora. tenho uma mente inquieta desde pequena mas tenho sobrevivido (com terapia e medicamento). tenho meus dias bons e meus dias ruins. como todo mundo, diga-se de passagem.


* eu não me encaixo nos estereótipos esposa-mãe de família. simplesmente odeio tarefas domésticas, não nasci pra ser Amélia. nem tampouco tenho pretensões de ser uma super-mãe (mas vez ou outra me sinto culpada). casei, tive filho, me separei. e jurei pra mim mesma que nunca faria isso de novo. não mesmo. ser mãe é muito bom mas filho também dá trabalho, muito trabalho.


* com o passar dos anos tenho aprendido a valorizar as pessoas que me dão valor. o resto, a gente deixa pra lá. em suma, eu gosto de quem gosta de mim. pra quê complicar mais a vida?





PS. Achei este texto num blog (não sei mais onde), copiei a idéia principal, adaptando o resto ao meu gosto. Em suma, do jeito que eu gosto.

Múltipla escolha:

Retrospectiva 2009

Mais um ano chegando ao fim...e eu venho pensando muito em tudo que aconteceu de bom e de ruim em 2009. A verdade é que os últimos anos tem sido anos de grandes mudanças na minha vida (a começar pelo divórcio). Anos em que estou aprendendo a largar de lado o passado e deixá-lo onde ele deveria estar: no passado. Hora de sacodir a poeira e seguir em frente, sem medo de ser feliz! Nem sempre tem sido fácil, alguns dias ainda sou tomada por uma tristeza infinita e uma vontade de voltar lá atrás e mudar algumas escolhas. Mas logo depois penso: são estas escolhas e erros do passado que fizeram de mim a pessoa que sou hoje. Então tento me convencer de que a gente sempre faz escolhas com base no que sabemos naquele dado momento. E que essas escolhas sempre são adequados para o momento em questão (mais tarde a gente pode até mudar de idéia). Parece simples mas não é...De resto, todo mundo comete erros, o importante é o que a gente aprende com deles...Desconfio que o primeiro passo seja aprender a perdoar a si mesmo - no meu caso, um processo bastante lento. O resto vem depois.

No final das contas, já posso dizer que 2009 foi um ano bom. E se teve um lado ruim, certamente foi por conta dos problemas de saúde (com operação em abril e um longo período de recuperação). No mais, foi um ano em que as coisas começaram a entrar nos eixos e eu consegui retomar - pouco a pouco e um dia de cada vez - o controle da minha vida. Ainda há um longo caminho a ser trilhado, ainda há muitas coisas a serem alcançadas mas sinto que estou na direção certa e isso é o que conta!

No aspecto profissional, foi o ano da virada, um ano de novos começos e novos desafios. Em plena recessão mundial (e nem a Holanda escapou), fui obrigada a deixar as traduções de lado e consegui um estágio em uma área que nunca tinha trabalhado antes mas que tenho gostado cada vez mais. Trabalhar com imigrantes aqui na Holanda (no meu caso como assistente em sala de aula) é muito interessante e tenho aprendido mais a cada dia que passa. E pressinto que nos próximos anos eu vá entrar cada vez mais neste setor de assistência social e serviços comunitários. Não especificamente em sala de aula (como tenho feito neste estágio) mas em diversos projetos na comunidade. Trabalho é o que não falta neste setor aqui na Holanda, onde há muitas fundações e instituições interculturais.

No aspecto emocional, foi um ano de mais certezas do que dúvidas, de mais tranquilidade do que ansiedade, de mais momentos bons do que ruins. Foi um ano em que a PAIXÃO deu lugar pro AMOR e isso é muito bom. Porque o amor pode não ser tudo nesta vida mas sem dúvida é uma das coisas mais importantes...Enfim, mais um ano prestes a acabar e eu cansada, mas feliz. Que venha 2010!


E os dezembros, que fazem de nós?

Para que serve um ano? Senão para acrescentar um ano a mais? Ou para dizermos, quando chega dezembro, que este passou mais rápido que o outro. Qual outro? Foram tantos.

De quê serve um ano, se não para as crianças avançarem para dentro da realidade? Em passos lentos no começo, como se a infância fosse um pântano espesso e pegajoso, que as amarra pela cintura e, por mais que caminhem, papai noel teima em existir. Depois, quando vão se desprendendo do visgo, os passos são mais rápidos, e elas caminham mais a cada ano. Até que serão céticas, e um céu laranja não mais espanta. Então dirão, sem susto, que o ano passou depressa.

Para que servem doze meses? Se em um dia tudo pode acontecer? Se a vida pode mudar sem promessas, sem planos, sem sete ondas? Em plena quarta-feira. Uma quarta-feira é como um julho. Está no meio, e nem ao menos tem o atenuante das férias. Uma quarta-feira é onde a semana nos prende, e nos mantém distantes da praia virgem da segunda, e do porto alegre da sexta. Quartas-feiras nos afogam. Julhos nos redimem. E os dezembros, que fazem de nós?

Nos lançam na esperança de que janeiro será melhor. Um recomeço. A crise vem, mas estaremos descansados. Prontos para o que der e fevereiro. O carnaval, saudoso dos tempos irresponsáveis do recesso coletivo. O carnaval-revival das festas em família e dos votos de prosperidade. O último respiro antes do mergulho nas águas de março e de cotidiano.

De que vale o fim do ano? Serve para fazer balanço de vida e ficar feliz? Feliz porque se tudo está bom, congratulações. E se tudo está ruim, teremos logo um janeiro por perto, cheio de mudanças e novos rumos. Janeiro é mês de toma-jeito. Pau que nasce torto, em janeiro se endireita.

Será? O que pode um mês? Agosto pode pouco. Tem muito vento, é indeciso, tem dia 13. Setembro fez nascer meu amor. Depois um outro, uma rosa. Julho me fez inteiro. Me deu vida, me deu filha. Me fez leão. Dane-se a gramática, cada um que invente o calendário.

Meu ano começa hoje. Hoje que você me lê. Hoje que uma ponte de silêncio se fez entre a minha solidão e a sua. É triste? Não é. Seremos sós. Seremos nós mesmos, sozinhos. Ninguém vive senão nós. É triste? Não pode. Ser triste é inventar mal a vida.

Aproveitemos dezembro, aproveitemos hoje, para inventarmos tudo. Janeiro é se a gente quiser. Janeiro é todo dia. Janeiro já passou. Janeiro é a surpresa. Janeiro – assim como a infância – volta. É para isso que serve o ano.




............................................................................................................
PS. Texto original de André Laurentino, do blog Caderno de Vidro. Porque afinal é dezembro e eu adoraria ter escrito essas palavras...Dezembro é hora de fazer revisão de mais um ano. De somar e subtrair cuidadosamente ganhos e perdas, alegrias e tristezas. De redefinir prioridades e de agradecer as benções recebidas. E acima de tudo, hora de torcer que o próximo ano traga ainda mais benções para nossas vidas. Amém!

She Loves You, yeah yeah yeah...


Ontem finalmente assisti com F. Across the Universe, filme que há tempos queria conferir. Na verdade, dei o DVD de presente pro F. porque ele ama os Beatles então achei que seria um presente legal. E acertei em cheio: ele cantou junto com todas as músicas, do início ao fim do filme! Em suma, um filme altamente recomendado pra os fãs da banda inglesa. E também pra quem gosta de um bom filme musical.

O filme dividiu os críticos porque em vez contar uma estória usando um roteiro tradicional, Across the Universe não conta estória nenhuma e sim reúne imagens e músicas dos Beatles sob o pano de fundo dos conturbados anos 70 (contracultura, Guerra do Vietnã, luta pelos direitos civis, etc). Diga-se de passagem, um período fascinante (eu admito que gostaria de ter vivido nesta época) e já muitas vezes retratado no cinema - inclusive no recente Taking Woodstock de Ang Lee, que preciso assistir urgentemente! Só que em Across the Universe o personagem principal são as músicas propriamente ditas - o período é apenas o pano de fundo. O resultado é uma explosão visual de cores e imagens psicodélicas que em alguns momentos me fez lembrar Moulin Rouge, em outros o clássico Hair e em outros ainda Trainspotting... (na singela opinião de uma adoradora da sétima arte).

Enfim, uma aventura visual fascinante. E acima de tudo, uma bela homenagem à obra de uma das maiores bandas do planeta. Confiram!

Inspiração para os dias de inverno

Tenho uma lista de desejos na Amazon.co.uk e aos poucos tenho conseguido comprar os livros que tanto me trazem inspiração nos últimos tempos. De dois anos pra cá, não apenas me aprofundei no scrapbooking (embora ainda tenha muito a aprender) como minha criatividade tem aumentado a cada dia. Só não sou mais criativa por falta de tempo, modéstia à parte! Minha preferência tem ido para os mini-albuns, além dos belos journals (diários onde você pode colar ilustrações e fotos, fazer anotações e tudo o mais que sua imaginação permitir).

Ontem à noite, por exemplo, sentei na mesa da cozinha e em duas horas transformei um livrinho de cartolina comum daqueles que você compra nessas dollar shop por um dólar - no meu caso, um livrinho do Gato de Botas com ilustrações horrorosas pedindo para ser alterado - neste livrinho das fotos aqui embaixo. As ilustrações eu roubei da Flow, uma de minhas revistas favoritas aqui da Holanda (e que por si só já tem sido uma enorme fonte de inspiração). E o resultado: my very own book! A idéia para este projeto eu tirei do livro Decorative Journals, título que recomendo a todas scrappers de plantão, principalmente aquelas que se interessam por altered art, como eu.