terça-feira, outubro 05, 2010

Abaixo o estrelismo na rede!

Esta campanha foi iniciada pela Tânia, amiga querida e blogueira das inteligentes. E eu só podia assinar embaixo porque também ando assustada com algumas tendências da blogosfera. Obviamente que esses fenômenos não são de hoje e já vem ocorrendo há anos e um ou outro blogueiro até conseguiu a façanha de publicar livro (e isso não é só fenômeno dos blogs brasileiros, basta ler meus posts sobre a petite française). Mas as pessoas às vezes perdem a noção mesmo.

A auto-promoção em alguns blogs tem me assustado. Gente que promove todo tipo de sorteio, que faz campanha pro blog virar livro...E já peço logo desculpas se alguma das minhas leitoras se inclui nesta lista, rsrsrs. E acrescento que se leio o seu blog é porque gosto! Mas com o passar dos anos ando cada dia mais seletiva - na blogosfera, na net e na vida lá fora.

Blog pra mim tem de ter conteúdo (simples assim). E de preferência bem escrito, porque sou chata mesmo. E eu não queria dizer isso mas vou dizer (pela primeira e última vez), fico impressionada com a quantidade de gente que nem escrever português direito sabe, muito menos colocar seus pensamentos de forma clara. Nem precisa necessariamente ser concisa porque prolixa eu também sou. Sim, entendo que algumas pessoas tem facilidade pra escrever e outras não, sempre foi assim (desde meus tempos de escola primária). Mas nem é tanto os erros de português que questiono, mas a atitude do blogueiro. Gente que se acha...acaba afastando mais do que aproximando. Pelo menos comigo é assim!

Blog pra mim é sinônimo de interação. E quanto mais interação, melhor. Mas interação sincera, com carinho e respeito. Porque pra mim não importa o número de seguidores e sim o número de pessoas que lêem o blog com prazer e deixam seus comentários. São trocas de experiências, opinião e afeto (e quando necessário, apoio). As amizades que florescem a partir da blogosfera são a melhor parte da estória.  E é por essas e outras que continuo gostando disso aqui, apesar das celebridades de plantão!


No mais, a Tânia já deu o recado então passem lá no blog dela pra conferir.

11 comentários:

Line disse...

Penso da mesma forma que você. Tem muita gente adicionando blog por aí com o único intuito de aumentar a lista de seguidores. Eu acho que deve ser bacana ter um blog popular, mas fazer um blog com esta única intenção fica meio forçado. Se o blog é legal, as pessoas certamente irão voltar, seguir, propagar, e isso que é legal! Popularidade é consequência.

Quanto à clareza na escrita, admiro quem tenha, porque eu nunca tive! Hahaha! Sou consciente disso. Espero que pelo menos consiga passar a minha mensagem.

Beijos e ótima semana!!!

Eve disse...

Concordo com vc e com o que a Line disse. Mas, também há o movimento dos probloggers (os profissionais). Muitas vezes, um blog começa sem muitas pretensões, aí, pq a pessoa tem, muitas vezes, conteúdo, escreve bem e sobre coisas interessantes, o blog cresce e é preciso de mais tempo para cuidar. Com isso tb vem a notoriedade e o interesse de empresas e parceiros "tirarem proveito" disso. Aí, entra as promoções, os sorteios. Acho que devemos separar o que é estrelismo de profissionalismo (sim, quem disse que precisa ser sempre amadora?). Uma coisa nem sempre está ligada a outra.
Bjs!

P.S. Eu não ganho dinheiro com o meu. Mas, se aparecesse a oportunidade, pq não? rsrs

Anita disse...

Beth, ja vi muitas aberracoes. Gente (maes) que faz um blog colocando muita foto dos filhos peladinhos, jogando beijinhos, mamando no peito, mostrando o pipi... Acho nojento. Nao divulgo muito meus filhos nao. Entendo quem coloque fotos de classe dos filhos, mas ha limites. Como meu blog e' mais sobre coisas "Dutch" tambem evito falar sobre coisas que fogem do tema (minhas viagens para outros paises, p. exemplo). Dou uma pincelada se ventualmente viajo para um outro pais, e tb sobre o Brasil, se nao ninguem aguenta so Holanda-Holanda-Holanda afe ! Minhas promocoes (1 ate agora) tem tb a ver com Holanda/cultura e foi so para quem tinha endereco na Holanda. Nao consigo, nunca conseguirei entender gente que faz blog de decoracao exclusivamente colocando fotos que encontra em revistas e sites alheios. Esse blogs tem centenas, milhares de seguidores e ganham dinheiro com anunciantes. Eu procuro fazer 95% das fotos publicadas no meu blog. Acho que tudo que faco tem bastante criterio e muita qualidade, por isso acaba nao sendo um blog tao popular. Nao estou me justificando pra vc nem pra ninguem, acho que vc tocou num assunto otimo que ate me inspirou para um post. Um abraco !

Márcia de Albuquerque Alves disse...

Oi Beth, concordo com você, aqui é um espaço de interação e respeito. Adoro ter textos lindos prá ler, comentar e compartilhar meus rabiscos com todos que por mim passam, mas, confesso que tem coisas que realmente não fazem parte desse contexto. É uma pena, muita gente não vive esse significado com sua beleza.
Adorei o texto viu! bjsssssss

Anônimo disse...

Assino embaixo, Bethinha.
Conforme já escrevi no blog da Tania, já tive esse meu momento " estrela". Mas abandonei, pq não fica bonito e não faz bem a vc, Como eu disse pra Tania, quem tenta ser estrela em blog com certeza o faz na vida real. Isso afasta as pessoas, torna vc mais chata, mal- humorada, frustrada e vc nem sabe pq.Aí um dia vc acorda: que ngem tem que te aprovar, que vc não precisa provar nada pra vc nem pra ninguém. E sabe o que acontece?? Vc fica mais LEVE, sua vida flui mais leve , começa a dar certo-e mesmo qdo algo não dá certo como vc esperava, vc encara com mais naturalidade( exp. própria).
Ando vendo concurso de blogueiras por aí... ahhf não tenho paciência pra isso, nem to pedindo prêmio/ méritos pelo que escrevo. Não vou agradar gregos e troianos o tempo todo, nunca foi minha intenção.Tento melhorar um pouco aqui e ali pq faz parte, sou bem autocrítica, e buscar melhorar o textos todo blogueiro normalmente faz ne/?
O que importa é o reconhecimento e o carinho de amigos reais e virtuais,( incluo vc entre esses... rsrsr!!). bjs

Kilson disse...

Concordo com vc. Tem muita gente que "se acha" e acaba "se perdendo".
Eu acompanho alguns blog, entre eles o seu. Vc já deve ter me visto várias vezes colocando um ou outro comentário, mas eu não acredito que tenha sido ofensivo em nenhum dos blogs que deixo as minhas observações.
Não sou do tipo que escreve bem e ainda por cima sou prolixo.
Nunca tive pretensão nenhuma de ter "seguidores", aliás, comecei a escrever um blog, por acaso.
Depois achei interessante continuar escrevendo, pois tenho 2 filhas pequenas, que infelizmente não tenho muito contato e acho que é uma maneira, de num futuro próximo, elas possam ver como o pai delas se posicionava sobre esse ou aquele assunto. E tem sido divertido.
Vejo aqui no seu blog textos interessantíssimos e adoro ver os comentários de outras amigas, que conheci por intermédios do seu blog, como é o caso da Valéria, que sempre passo e deixo um recadinho no blog dela.
Tenha uma ótima semana!
Bjs

Beth Blue disse...

Kilson, adorei sua frase: Tem muita gente que "se acha" e acaba "se perdendo". E é assim mesmo, rsrsrs.

E obrigada pelos elogios, mas não precisa exagerar. Eu escrevo porque gosto e pronto ;-)

Beth Blue disse...

Anita...quanto às fotos, legal você fazer as suas porque eu roubo tudo do flickr, tumblr e sites semelhantes, rsrsrsrs. De tanto clicar no tumblr fiquei até doente (dor de cotovelo não é doença mas é um saco) ;-)

Eu amo fotografia mas é um hobby que acabou ficando em segundo plano (porque tenho ainda meu blog, livros, filmes...haja tempo pra tanto interesse).

Beth Blue disse...

Line...não se subestime, mulher! Você escreve direitinho, estava me referindo a uns blogs por ai que visito uma vez e nunca mais!!!

Beth Blue disse...

Maria Valéria...pra variar, estamos sincronizadas. Estou passando por uma fase bem semelhante á sua: quanto mais leveza melhor. Até escrevi um post sobre o assunto, vou publicar em breve então aguarde!

No mais, agradar a gregos e troianos nunca fui minha intenção também. Até porque, cansa! ;-)

Anônimo disse...

Tem muitos blogs bacanas, de vários tipos. Procuro colocar nos meus favoritos aqueles que acho interessante de diversos assuntos (na língua portuguesa tenho poucos que gosto, o seu é um, bem variado, leitura rica, e fora nossa 'amizade' que influência. Cada vez que venho aqui, é sempre sinônimo de novidades, boa leitura, e forma gráfica boa aos olhos. Os ruins, sem conteúdo...eu passo longe. O meu não é ruim, mas está jogado às traças (outras prioridades no momento = "só eu sei, as esquinas por que passei"..
Beijos, parabéns!!! Bbt/xxx

Tecnologia do Blogger.

Abaixo o estrelismo na rede!

Esta campanha foi iniciada pela Tânia, amiga querida e blogueira das inteligentes. E eu só podia assinar embaixo porque também ando assustada com algumas tendências da blogosfera. Obviamente que esses fenômenos não são de hoje e já vem ocorrendo há anos e um ou outro blogueiro até conseguiu a façanha de publicar livro (e isso não é só fenômeno dos blogs brasileiros, basta ler meus posts sobre a petite française). Mas as pessoas às vezes perdem a noção mesmo.

A auto-promoção em alguns blogs tem me assustado. Gente que promove todo tipo de sorteio, que faz campanha pro blog virar livro...E já peço logo desculpas se alguma das minhas leitoras se inclui nesta lista, rsrsrs. E acrescento que se leio o seu blog é porque gosto! Mas com o passar dos anos ando cada dia mais seletiva - na blogosfera, na net e na vida lá fora.

Blog pra mim tem de ter conteúdo (simples assim). E de preferência bem escrito, porque sou chata mesmo. E eu não queria dizer isso mas vou dizer (pela primeira e última vez), fico impressionada com a quantidade de gente que nem escrever português direito sabe, muito menos colocar seus pensamentos de forma clara. Nem precisa necessariamente ser concisa porque prolixa eu também sou. Sim, entendo que algumas pessoas tem facilidade pra escrever e outras não, sempre foi assim (desde meus tempos de escola primária). Mas nem é tanto os erros de português que questiono, mas a atitude do blogueiro. Gente que se acha...acaba afastando mais do que aproximando. Pelo menos comigo é assim!

Blog pra mim é sinônimo de interação. E quanto mais interação, melhor. Mas interação sincera, com carinho e respeito. Porque pra mim não importa o número de seguidores e sim o número de pessoas que lêem o blog com prazer e deixam seus comentários. São trocas de experiências, opinião e afeto (e quando necessário, apoio). As amizades que florescem a partir da blogosfera são a melhor parte da estória.  E é por essas e outras que continuo gostando disso aqui, apesar das celebridades de plantão!


No mais, a Tânia já deu o recado então passem lá no blog dela pra conferir.

11 comentários:

Line disse...

Penso da mesma forma que você. Tem muita gente adicionando blog por aí com o único intuito de aumentar a lista de seguidores. Eu acho que deve ser bacana ter um blog popular, mas fazer um blog com esta única intenção fica meio forçado. Se o blog é legal, as pessoas certamente irão voltar, seguir, propagar, e isso que é legal! Popularidade é consequência.

Quanto à clareza na escrita, admiro quem tenha, porque eu nunca tive! Hahaha! Sou consciente disso. Espero que pelo menos consiga passar a minha mensagem.

Beijos e ótima semana!!!

Eve disse...

Concordo com vc e com o que a Line disse. Mas, também há o movimento dos probloggers (os profissionais). Muitas vezes, um blog começa sem muitas pretensões, aí, pq a pessoa tem, muitas vezes, conteúdo, escreve bem e sobre coisas interessantes, o blog cresce e é preciso de mais tempo para cuidar. Com isso tb vem a notoriedade e o interesse de empresas e parceiros "tirarem proveito" disso. Aí, entra as promoções, os sorteios. Acho que devemos separar o que é estrelismo de profissionalismo (sim, quem disse que precisa ser sempre amadora?). Uma coisa nem sempre está ligada a outra.
Bjs!

P.S. Eu não ganho dinheiro com o meu. Mas, se aparecesse a oportunidade, pq não? rsrs

Anita disse...

Beth, ja vi muitas aberracoes. Gente (maes) que faz um blog colocando muita foto dos filhos peladinhos, jogando beijinhos, mamando no peito, mostrando o pipi... Acho nojento. Nao divulgo muito meus filhos nao. Entendo quem coloque fotos de classe dos filhos, mas ha limites. Como meu blog e' mais sobre coisas "Dutch" tambem evito falar sobre coisas que fogem do tema (minhas viagens para outros paises, p. exemplo). Dou uma pincelada se ventualmente viajo para um outro pais, e tb sobre o Brasil, se nao ninguem aguenta so Holanda-Holanda-Holanda afe ! Minhas promocoes (1 ate agora) tem tb a ver com Holanda/cultura e foi so para quem tinha endereco na Holanda. Nao consigo, nunca conseguirei entender gente que faz blog de decoracao exclusivamente colocando fotos que encontra em revistas e sites alheios. Esse blogs tem centenas, milhares de seguidores e ganham dinheiro com anunciantes. Eu procuro fazer 95% das fotos publicadas no meu blog. Acho que tudo que faco tem bastante criterio e muita qualidade, por isso acaba nao sendo um blog tao popular. Nao estou me justificando pra vc nem pra ninguem, acho que vc tocou num assunto otimo que ate me inspirou para um post. Um abraco !

Márcia de Albuquerque Alves disse...

Oi Beth, concordo com você, aqui é um espaço de interação e respeito. Adoro ter textos lindos prá ler, comentar e compartilhar meus rabiscos com todos que por mim passam, mas, confesso que tem coisas que realmente não fazem parte desse contexto. É uma pena, muita gente não vive esse significado com sua beleza.
Adorei o texto viu! bjsssssss

Anônimo disse...

Assino embaixo, Bethinha.
Conforme já escrevi no blog da Tania, já tive esse meu momento " estrela". Mas abandonei, pq não fica bonito e não faz bem a vc, Como eu disse pra Tania, quem tenta ser estrela em blog com certeza o faz na vida real. Isso afasta as pessoas, torna vc mais chata, mal- humorada, frustrada e vc nem sabe pq.Aí um dia vc acorda: que ngem tem que te aprovar, que vc não precisa provar nada pra vc nem pra ninguém. E sabe o que acontece?? Vc fica mais LEVE, sua vida flui mais leve , começa a dar certo-e mesmo qdo algo não dá certo como vc esperava, vc encara com mais naturalidade( exp. própria).
Ando vendo concurso de blogueiras por aí... ahhf não tenho paciência pra isso, nem to pedindo prêmio/ méritos pelo que escrevo. Não vou agradar gregos e troianos o tempo todo, nunca foi minha intenção.Tento melhorar um pouco aqui e ali pq faz parte, sou bem autocrítica, e buscar melhorar o textos todo blogueiro normalmente faz ne/?
O que importa é o reconhecimento e o carinho de amigos reais e virtuais,( incluo vc entre esses... rsrsr!!). bjs

Kilson disse...

Concordo com vc. Tem muita gente que "se acha" e acaba "se perdendo".
Eu acompanho alguns blog, entre eles o seu. Vc já deve ter me visto várias vezes colocando um ou outro comentário, mas eu não acredito que tenha sido ofensivo em nenhum dos blogs que deixo as minhas observações.
Não sou do tipo que escreve bem e ainda por cima sou prolixo.
Nunca tive pretensão nenhuma de ter "seguidores", aliás, comecei a escrever um blog, por acaso.
Depois achei interessante continuar escrevendo, pois tenho 2 filhas pequenas, que infelizmente não tenho muito contato e acho que é uma maneira, de num futuro próximo, elas possam ver como o pai delas se posicionava sobre esse ou aquele assunto. E tem sido divertido.
Vejo aqui no seu blog textos interessantíssimos e adoro ver os comentários de outras amigas, que conheci por intermédios do seu blog, como é o caso da Valéria, que sempre passo e deixo um recadinho no blog dela.
Tenha uma ótima semana!
Bjs

Beth Blue disse...

Kilson, adorei sua frase: Tem muita gente que "se acha" e acaba "se perdendo". E é assim mesmo, rsrsrs.

E obrigada pelos elogios, mas não precisa exagerar. Eu escrevo porque gosto e pronto ;-)

Beth Blue disse...

Anita...quanto às fotos, legal você fazer as suas porque eu roubo tudo do flickr, tumblr e sites semelhantes, rsrsrsrs. De tanto clicar no tumblr fiquei até doente (dor de cotovelo não é doença mas é um saco) ;-)

Eu amo fotografia mas é um hobby que acabou ficando em segundo plano (porque tenho ainda meu blog, livros, filmes...haja tempo pra tanto interesse).

Beth Blue disse...

Line...não se subestime, mulher! Você escreve direitinho, estava me referindo a uns blogs por ai que visito uma vez e nunca mais!!!

Beth Blue disse...

Maria Valéria...pra variar, estamos sincronizadas. Estou passando por uma fase bem semelhante á sua: quanto mais leveza melhor. Até escrevi um post sobre o assunto, vou publicar em breve então aguarde!

No mais, agradar a gregos e troianos nunca fui minha intenção também. Até porque, cansa! ;-)

Anônimo disse...

Tem muitos blogs bacanas, de vários tipos. Procuro colocar nos meus favoritos aqueles que acho interessante de diversos assuntos (na língua portuguesa tenho poucos que gosto, o seu é um, bem variado, leitura rica, e fora nossa 'amizade' que influência. Cada vez que venho aqui, é sempre sinônimo de novidades, boa leitura, e forma gráfica boa aos olhos. Os ruins, sem conteúdo...eu passo longe. O meu não é ruim, mas está jogado às traças (outras prioridades no momento = "só eu sei, as esquinas por que passei"..
Beijos, parabéns!!! Bbt/xxx