domingo, junho 16, 2013

O Brasil visto pelos holandeses



Eu moro há quase 19 anos na Holanda e uma coisa eu não entendi até hoje: a total falta de interesse do holandês pelo Brasil e tudo que se refere a ele! Quando me mudei pra cá, estranhava quando as pessoas nem sequer se interessavam em saber de que país eu vinha. Pior ainda era quando perguntavam, eu dizia que era brasileira e a conversa ficava por aí. Bem diferente da experiência que eu mesma tive com franceses e alemães, por exemplo. Os franceses sempre foram apaixonados pelo Brasil, pela nossa rica cultura e sociedade. Já os alemães são apaixonados pelo Brasil de Jorge Amado e pela nossa cultura exótica. Infelizmente eles também dominam as estatísticas no turismo sexual (seguidos de perto pelos belgas). Os mais cultivados também curtem a música brasileira, o cinema e alguns escritores mais conhecidos.

Mas aqui na Holanda não há - nem nunca houve - nenhum sinal de interesse. E eu acabei me acostumando com isso. Querem um exemplo? Com todas essas manifestações acontecendo em várias capitais brasileiras no momento, não li nada nos jornais daqui. Pelo menos não nas manchetes internacionais...só se fala em Istanbul e Síria (como sempre). E claro, na crise interminável no sul da Europa: Grécia, Espanha e Itália. E na crise do euro em geral e nas reformas sendo feitas. O Brasil só aparece nos jornais quando é notícia ruim, do tipo: incêndio de boate em Santa Maria, desabamentos de terra em Teresópolis, assaltos e mortes violentas de turistas na orla do Rio e por ai vai. Vocês já sacaram, né?

Claro que o Brasil tem (muitos) problemas e por isso esta multidão toda decidiu ir pras ruas do país. Mas a Europa também está vivendo transformações profundas em função de uma crise que já dura 5 anos! Acabou a moleza, fraudes em vários setores tem sido descobertas (e não apenas no imposto de renda, mas também no setor de saúde), etc etc etc.

Então a Europa precisa entender de uma vez por todas (e muitos se recusam a aceitar isso) que hoje vivemos uma nova ordem mundial, com países como China, Índia e Brasil conquistando cada vez mais espaço na arena mundial (e já era tempo). Em termos de crescimento econômico, os índices desses países em pleno desenvolvimento são de matar de inveja muito economista e investidor europeu. E no entanto, a Europa insiste em continuar ditando as regras (junto com os EUA, claro).

O Brasil é hoje um dos principais parceiros comerciais da China. Nós exportamos matéria-prima para alimentar a indústria chinesa, por exemplo. Outra riqueza do Brasil é o gás natural. Enfim, temos riquezas suficientes para enfrentar de cabeça erguida as mudanças na economia mundial. O contrário pode-se dizer dos países europeus. Estagnação em vários setores, quedas na bolsa de valores, economia instável e poucos investimentos internacionais. Além disso, existe o alto desemprego de um lado, e a falta de pessoal qualificado de outro.

A imigração é um problema infindável e por mais rígidas que as leis de imigração tenham se tornado, o problema só cresce a olhos vistos nas principais capitais. Segregação social e racismo aumentam. Discriminação no mercado de trabalho idem (e tenho lido artigos nos jornais holandeses que confirmam isso). Talvez a raiz deste problema (e eu posso estar errada) é o fato de muitos países terem aberto suas portas nos anos 60 e 70 para trabalhadores braçais com baixo nível de escolaridade. Esses trabalhadores trouxeram suas famílias, tiveram filhos e netos aqui (e nem me refiro somente a Holanda porque a situação é idêntica na França ou na Alemanha). Em cidades como Amsterdam eles já compoem metade da população local! Enquanto isso, países como Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia dificultavam a entrada de imigrantes, dando vistos somente a imigrantes qualificados para o mercado de trabalho. Aí começa o problema - que obviamente é muito complexo.

Moral da estória: vivemos em um mundo em transição, novos países estão tomando o lugar de velhos países na arena mundial. E a Holanda precisa acordar e perceber isso. Prestar mais atenção em outros mercados em vez de ficar olhando para o próprio umbigo e sonhando com o passado glorioso. Está mais do que na hora de buscar exemplos e soluções em terras distantes (o que alguns já estão fazendo).




Meu único "consolo" é que assim como a Holanda não tem interesse no Brasil, o Brasil também não tem lá grande interesse na Holanda! Primeiro porque, por questões históricas, os brasileiros sempre foram mais voltados para os EUA (ou França, Alemanha e Inglaterra na Europa). Então o Brasil pode ser um país desconhecido para a grande maioria dos holandeses mas para os brasileiros a Holanda só representa duas coisas: tulipas e queijos! Ou em se tratando de Amsterdam: maconha e distrito da luz vermelha (uma pena porque esta cidade tem grandes atrativos).

E o mundo segue dando suas voltas...




NOTA: Escrevi este post no domingo, e na segunda-feira finalmente começaram a ser publicadas as primeiras notícias sobre as manifestações de rua no Brasil. Ontem à noite também vi na tv o ocorrido em Brasília (apoio total)...agora o Brasil virou manchete internacional: pelo menos desta vez é por uma boa causa. Avante, Brasil!

11 comentários:

Paula Oliveira disse...

Morei no Canadá por um tempo e acabei de voltar de lá mês passado. Um dos meus melhores amigos lá era holandês. Talvez uma axceção a regra, mas ele, seja por ter uma mente curiosa ou por estar apaixonado por uma amiga brasileira, sempre demonstrou muito interesse em nossa cultura e língua. Por falar espanhol, pegava com facilidade palavras e, às vezes, até frases em pt. Até mostrei pra ele esse blog e ele ficou interessadíssimo em conhecer a sua visão do país dele.

Luana disse...

Aqui eu sinto que as pessoas se interessam pelo Brasil, mas ainda possuem aquela visão de pais no meio da selva, com índios e jogadores de futebol. La na Suecia era pior, porque eles achavam que eu era algum tipo de selvagem. Um cara uma vez me mostrou uma maquina de raio-X e me explicou que dava para tirar fotos de dentro do corpo com aquilo... acredita?

Eliana disse...

Beth, ano passado "os nossos" reis e rainha estiveram no Brasil pra estreitar laços comerciais. Ficaram uma semana lá nas principais capitais. Porém a postura parece ser a de "colonização". Levar técnicas super avançadas daqui pra lá, porque como vc disse o mercado aqui estagnou. Sexta-feira teve o jogo do Brasil e no jornal, claro, mostraram toda a confusão por causa do novo estádio Mané Garrincha em Brasília.
No entanto eu acho que eles não tem interesse só no Brasil, não...é no geral mesmo rs...eles se acham rs...Bom, na história da Revolução Industrial, a Holanda foi o último país na Europa, pra se ter idéia. Bjs e boa semana!

Line disse...

Oi Beth!

Eu concordo em partes com vc.

Acho que os holandeses têm sim um interesse pelo Brasil, mas é um interesse superficial, baseado no que eles assistem na televisão: violência, favelas, carnaval, e agora a economia. Mas há sim aqueles que são apaixonados por cultura, por música, por costumes de outros lugares, e que são mais abertos para essa troca de informação.

Meu tio morou na Holanda por quase 35 anos, era músico e amava morar aqui, porque chegou numa época em que as pessoas eram mais abertas às culturas “exóticas” e ao novo, de uma forma geral. Ele passava anos e anos sem ir ao Brasil e nunca sequer cogitou a hipótese de voltar pra lá.

Já no meio aonde trabalho, todos os olhos estão voltados para o Brasil; na verdade sempre estiveram, esperando apenas o momento de dar o bote, e esse momento chegou.

Mas concordo com vc em relação aos jornais, que às vezes nem assisto por serem tão repetitivos. A Holanda, que tem fama de ser um país tão internacional se volta para o próprio umbigo e todas as notícias são relacionadas à crise, à reforma, ou a crises religiosas.

Apesar de a China e o Brasil estarem tão fortes no mercado, ainda estão muito longe de ditarem as regras. E quer saber? Acho isso ótimo! Acho que apesar dos pesares, Europa e EUA ainda são muito mais maduros do que Brasil e China, com tantos problemas sociais onde a riqueza está concentrada nas mãos de poucos, e onde em algumas regiões se vive como há 200 anos.

A Europa está estagnada, mas ainda assim consegue manter um certo padrão e oferecer uma vida digna para a grande maioria das pessoas. Já Brasil e China, “ricos”, ainda estão naquela mentalidade do trabalho escravo, quantidade em vez de qualidade, sálarios, etc.

Exportamos muita matéria prima, mas no quesito conhecimento e tecnologia, infelizmente ainda deixamos a desejar. Temos riquezas pra enfrentar as mudanças, mas a maior das mudanças ainda tem que ser a da mentalidade dos nossos governantes, caso contrário seremos sempre “ricos miseráveis”.

E olha, tem muitos brasileiros vindo para a Holanda trabalhar, principalmente engenheiros! Conheço 4 deles que chegarão aqui em Setembro, um deles trazendo a família, e vai ganhar um salário de 7.400 euros netto, + passagens pro Brasil a cada 3 meses + moradia + plano de saúde. E ele me perguntou se com esse salário ele conseguiria viver bem aqui, e eu quase dei um “treco”, haha.

Beijos!

Beth Blue disse...

Line, mas eu também concordo com você quando diz: A Europa está estagnada, mas ainda assim consegue manter um certo padrão e oferecer uma vida digna para a grande maioria das pessoas. Já Brasil e China, “ricos”, ainda estão naquela mentalidade do trabalho escravo, quantidade em vez de qualidade, sálarios, etc.

Tanto concordo que escrevi recentemente um post sobre isso "A Europa não é só crise". E claro, eu sei que o Brasil pode estar se tornando uma grande potência mas ainda existe muita pobreza e injustiça social...aquela velha mentalidade da política café com leite. Tem muita coisa a mudar sim!

Em relação à Holanda, o que eu quis dizer mais é a falta interesse geral do povo, porque quem trabalha com o mercado internacional não pode ignorar mais o Brasil (não sei o setor em que você trabalha mas acho que é overseas né?).

Beth Blue disse...

Paula...temo que este seu amigo holandês seja mais uma exceção do que a regra! A verdade é que os holandeses que tem namorada ou esposa holandesa em geral são apaixonados pelo Brasil. Se não eram antes, apaixonam-se logo na primeira visita ao Brasil, muitos até topam ir morar lá com a mulher. Já vi casos assim!

Infelizmente não é o caso do meu namorado de quase 6 anos...ele morou na China, estudou chinês e ainda por cima foi casado com uma chinesa então já viu, né?!!

Beth Blue disse...

Eliana,
eu me lembro que na época da viagem ao Brasil foi muito comentado mesmo na mídia - mas porque era uma viagem do casal real, né? E concordo, eles tem uma certa atitude de "colonizadores" até hoje, do tipo vamos levar o progresso para os países "" necessitados".

Luana,
Jura que isso aconteceu?!! O cara teve a coragem de te mostrar um aparelho de raio X?!! Eles precisam ver os hospitais modernos no Brasil, não ficam devendo nada aos daqui. Só tem um problema, os melhores hospitais brasileiros só pra quem tem muita grana, né? E os hospitais daqui são públicos. Já fiquei duas vezes (uma vez para o parto e outra pra uma operação de hérnia de disco) e não paguei um centavo extra!!!

Eve disse...

Olha, aqui na Alemanha, se fala muito de Brasil quando o assunto é economia e negócios. Saiu, recetemente, uma ediçao de uma revista em alemão e em portugues falando das vantagens e desvantagens de se investir no país.
Mas... quanto aos acontecimentos atuais, a mídia daqui tem copiado conteúdo "suspeito" da mídia de lá e tratado a gente como se fóssemos selvagens brigando por centavos. Assim como na Turquia não é por conta SÓ da construção de um shopping, no Brasil não é SÓ por 20 centavos. vai além. Nesse caso, eu até entendo que eles nao consigam compreender as conjunturas, mas daí a minimizar o problema, já acho coisa de jornalismo preguiçoso.

Maiara Sanchez disse...

Beth, confesso que vim aqui muito mais ‘curiar’, sorver de você a percepção sobre o tema pois sou muito curiosa a respeito do assunto (como o Brasil é visto pelo resto do mundo).
Amei o que li, foi um aprendizado. Gostei especialmente de trechos em que percebo sua alma brasileiríssima falando pro mundo constatar o óbvio.
Dá gosto ver exemplares como você mundo afora. “Verás que um filho teu não foge à luta...”
Beijos,
Maiara.

Marina Ernst disse...

Olha, o Brasil tem sido sim mais focado, politica- e economicamente falando. Até que tem bastante gente bem informada além dos cliches, mas ainda acho que eles prevalecem aqui na Alemanha. Aquela coisa "exótica", mulheres bonitas, Copa do Mundo, violencia etc etc... Mas conhecer mesmo fatos, acho que ainda sao poucos.

Beijos, Beth, ve se escreve! :)

Marina.

Anônimo disse...

QUANTA BABOSEIRA..A HOLANDA NÃO DESPERTA NENHUM INTERESSE NO MERDIL?..DEVE SER POR ISSO QUE BOA PARTE DA HISTORIOGRAFIA DO MERDIL SE BASEIA EM ESTUDAR O PERÍODO NEERLANDES NA ZONA DE FREDERICKSTAADT E CIA..ÓBVIO QUE NÃO HÁ INTERESSE NO BRASIL..QUE PESO O MERDIL TEM NO MUNDO?..SÓ SE FOR NO MAPA DA CRIMINALIDADE MUNDIAL..MERDIL PARCEIRO DE CATAI?..O MERDIL SÓ PEGA CARONA EM CATAI E RESUMINDO AOS MINERIOS DE CARAJÁS E A SOJA-PECUARIA DO NORTE DO MT..QUEM PRECISA DO MERDIL?..SE O MERDIL SUMISSE HOJE DO MAPA MUNDI NINGUEM NEM NOTARIA POR QUE O MERDIL NÃO TEM PESO NENHUM..NÃO FOI O MERDIL QUE CRIOU O V2 NEM A NET, NEM O PC NEM PORRA NENHUMA..É UM PAÍS FRACASSADO QUE SÓ VIVE DE PARASITAR A CONQUISTA DE OUTRAS CIVILIZAÇÕES..

Tecnologia do Blogger.

O Brasil visto pelos holandeses



Eu moro há quase 19 anos na Holanda e uma coisa eu não entendi até hoje: a total falta de interesse do holandês pelo Brasil e tudo que se refere a ele! Quando me mudei pra cá, estranhava quando as pessoas nem sequer se interessavam em saber de que país eu vinha. Pior ainda era quando perguntavam, eu dizia que era brasileira e a conversa ficava por aí. Bem diferente da experiência que eu mesma tive com franceses e alemães, por exemplo. Os franceses sempre foram apaixonados pelo Brasil, pela nossa rica cultura e sociedade. Já os alemães são apaixonados pelo Brasil de Jorge Amado e pela nossa cultura exótica. Infelizmente eles também dominam as estatísticas no turismo sexual (seguidos de perto pelos belgas). Os mais cultivados também curtem a música brasileira, o cinema e alguns escritores mais conhecidos.

Mas aqui na Holanda não há - nem nunca houve - nenhum sinal de interesse. E eu acabei me acostumando com isso. Querem um exemplo? Com todas essas manifestações acontecendo em várias capitais brasileiras no momento, não li nada nos jornais daqui. Pelo menos não nas manchetes internacionais...só se fala em Istanbul e Síria (como sempre). E claro, na crise interminável no sul da Europa: Grécia, Espanha e Itália. E na crise do euro em geral e nas reformas sendo feitas. O Brasil só aparece nos jornais quando é notícia ruim, do tipo: incêndio de boate em Santa Maria, desabamentos de terra em Teresópolis, assaltos e mortes violentas de turistas na orla do Rio e por ai vai. Vocês já sacaram, né?

Claro que o Brasil tem (muitos) problemas e por isso esta multidão toda decidiu ir pras ruas do país. Mas a Europa também está vivendo transformações profundas em função de uma crise que já dura 5 anos! Acabou a moleza, fraudes em vários setores tem sido descobertas (e não apenas no imposto de renda, mas também no setor de saúde), etc etc etc.

Então a Europa precisa entender de uma vez por todas (e muitos se recusam a aceitar isso) que hoje vivemos uma nova ordem mundial, com países como China, Índia e Brasil conquistando cada vez mais espaço na arena mundial (e já era tempo). Em termos de crescimento econômico, os índices desses países em pleno desenvolvimento são de matar de inveja muito economista e investidor europeu. E no entanto, a Europa insiste em continuar ditando as regras (junto com os EUA, claro).

O Brasil é hoje um dos principais parceiros comerciais da China. Nós exportamos matéria-prima para alimentar a indústria chinesa, por exemplo. Outra riqueza do Brasil é o gás natural. Enfim, temos riquezas suficientes para enfrentar de cabeça erguida as mudanças na economia mundial. O contrário pode-se dizer dos países europeus. Estagnação em vários setores, quedas na bolsa de valores, economia instável e poucos investimentos internacionais. Além disso, existe o alto desemprego de um lado, e a falta de pessoal qualificado de outro.

A imigração é um problema infindável e por mais rígidas que as leis de imigração tenham se tornado, o problema só cresce a olhos vistos nas principais capitais. Segregação social e racismo aumentam. Discriminação no mercado de trabalho idem (e tenho lido artigos nos jornais holandeses que confirmam isso). Talvez a raiz deste problema (e eu posso estar errada) é o fato de muitos países terem aberto suas portas nos anos 60 e 70 para trabalhadores braçais com baixo nível de escolaridade. Esses trabalhadores trouxeram suas famílias, tiveram filhos e netos aqui (e nem me refiro somente a Holanda porque a situação é idêntica na França ou na Alemanha). Em cidades como Amsterdam eles já compoem metade da população local! Enquanto isso, países como Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia dificultavam a entrada de imigrantes, dando vistos somente a imigrantes qualificados para o mercado de trabalho. Aí começa o problema - que obviamente é muito complexo.

Moral da estória: vivemos em um mundo em transição, novos países estão tomando o lugar de velhos países na arena mundial. E a Holanda precisa acordar e perceber isso. Prestar mais atenção em outros mercados em vez de ficar olhando para o próprio umbigo e sonhando com o passado glorioso. Está mais do que na hora de buscar exemplos e soluções em terras distantes (o que alguns já estão fazendo).




Meu único "consolo" é que assim como a Holanda não tem interesse no Brasil, o Brasil também não tem lá grande interesse na Holanda! Primeiro porque, por questões históricas, os brasileiros sempre foram mais voltados para os EUA (ou França, Alemanha e Inglaterra na Europa). Então o Brasil pode ser um país desconhecido para a grande maioria dos holandeses mas para os brasileiros a Holanda só representa duas coisas: tulipas e queijos! Ou em se tratando de Amsterdam: maconha e distrito da luz vermelha (uma pena porque esta cidade tem grandes atrativos).

E o mundo segue dando suas voltas...




NOTA: Escrevi este post no domingo, e na segunda-feira finalmente começaram a ser publicadas as primeiras notícias sobre as manifestações de rua no Brasil. Ontem à noite também vi na tv o ocorrido em Brasília (apoio total)...agora o Brasil virou manchete internacional: pelo menos desta vez é por uma boa causa. Avante, Brasil!

11 comentários:

Paula Oliveira disse...

Morei no Canadá por um tempo e acabei de voltar de lá mês passado. Um dos meus melhores amigos lá era holandês. Talvez uma axceção a regra, mas ele, seja por ter uma mente curiosa ou por estar apaixonado por uma amiga brasileira, sempre demonstrou muito interesse em nossa cultura e língua. Por falar espanhol, pegava com facilidade palavras e, às vezes, até frases em pt. Até mostrei pra ele esse blog e ele ficou interessadíssimo em conhecer a sua visão do país dele.

Luana disse...

Aqui eu sinto que as pessoas se interessam pelo Brasil, mas ainda possuem aquela visão de pais no meio da selva, com índios e jogadores de futebol. La na Suecia era pior, porque eles achavam que eu era algum tipo de selvagem. Um cara uma vez me mostrou uma maquina de raio-X e me explicou que dava para tirar fotos de dentro do corpo com aquilo... acredita?

Eliana disse...

Beth, ano passado "os nossos" reis e rainha estiveram no Brasil pra estreitar laços comerciais. Ficaram uma semana lá nas principais capitais. Porém a postura parece ser a de "colonização". Levar técnicas super avançadas daqui pra lá, porque como vc disse o mercado aqui estagnou. Sexta-feira teve o jogo do Brasil e no jornal, claro, mostraram toda a confusão por causa do novo estádio Mané Garrincha em Brasília.
No entanto eu acho que eles não tem interesse só no Brasil, não...é no geral mesmo rs...eles se acham rs...Bom, na história da Revolução Industrial, a Holanda foi o último país na Europa, pra se ter idéia. Bjs e boa semana!

Line disse...

Oi Beth!

Eu concordo em partes com vc.

Acho que os holandeses têm sim um interesse pelo Brasil, mas é um interesse superficial, baseado no que eles assistem na televisão: violência, favelas, carnaval, e agora a economia. Mas há sim aqueles que são apaixonados por cultura, por música, por costumes de outros lugares, e que são mais abertos para essa troca de informação.

Meu tio morou na Holanda por quase 35 anos, era músico e amava morar aqui, porque chegou numa época em que as pessoas eram mais abertas às culturas “exóticas” e ao novo, de uma forma geral. Ele passava anos e anos sem ir ao Brasil e nunca sequer cogitou a hipótese de voltar pra lá.

Já no meio aonde trabalho, todos os olhos estão voltados para o Brasil; na verdade sempre estiveram, esperando apenas o momento de dar o bote, e esse momento chegou.

Mas concordo com vc em relação aos jornais, que às vezes nem assisto por serem tão repetitivos. A Holanda, que tem fama de ser um país tão internacional se volta para o próprio umbigo e todas as notícias são relacionadas à crise, à reforma, ou a crises religiosas.

Apesar de a China e o Brasil estarem tão fortes no mercado, ainda estão muito longe de ditarem as regras. E quer saber? Acho isso ótimo! Acho que apesar dos pesares, Europa e EUA ainda são muito mais maduros do que Brasil e China, com tantos problemas sociais onde a riqueza está concentrada nas mãos de poucos, e onde em algumas regiões se vive como há 200 anos.

A Europa está estagnada, mas ainda assim consegue manter um certo padrão e oferecer uma vida digna para a grande maioria das pessoas. Já Brasil e China, “ricos”, ainda estão naquela mentalidade do trabalho escravo, quantidade em vez de qualidade, sálarios, etc.

Exportamos muita matéria prima, mas no quesito conhecimento e tecnologia, infelizmente ainda deixamos a desejar. Temos riquezas pra enfrentar as mudanças, mas a maior das mudanças ainda tem que ser a da mentalidade dos nossos governantes, caso contrário seremos sempre “ricos miseráveis”.

E olha, tem muitos brasileiros vindo para a Holanda trabalhar, principalmente engenheiros! Conheço 4 deles que chegarão aqui em Setembro, um deles trazendo a família, e vai ganhar um salário de 7.400 euros netto, + passagens pro Brasil a cada 3 meses + moradia + plano de saúde. E ele me perguntou se com esse salário ele conseguiria viver bem aqui, e eu quase dei um “treco”, haha.

Beijos!

Beth Blue disse...

Line, mas eu também concordo com você quando diz: A Europa está estagnada, mas ainda assim consegue manter um certo padrão e oferecer uma vida digna para a grande maioria das pessoas. Já Brasil e China, “ricos”, ainda estão naquela mentalidade do trabalho escravo, quantidade em vez de qualidade, sálarios, etc.

Tanto concordo que escrevi recentemente um post sobre isso "A Europa não é só crise". E claro, eu sei que o Brasil pode estar se tornando uma grande potência mas ainda existe muita pobreza e injustiça social...aquela velha mentalidade da política café com leite. Tem muita coisa a mudar sim!

Em relação à Holanda, o que eu quis dizer mais é a falta interesse geral do povo, porque quem trabalha com o mercado internacional não pode ignorar mais o Brasil (não sei o setor em que você trabalha mas acho que é overseas né?).

Beth Blue disse...

Paula...temo que este seu amigo holandês seja mais uma exceção do que a regra! A verdade é que os holandeses que tem namorada ou esposa holandesa em geral são apaixonados pelo Brasil. Se não eram antes, apaixonam-se logo na primeira visita ao Brasil, muitos até topam ir morar lá com a mulher. Já vi casos assim!

Infelizmente não é o caso do meu namorado de quase 6 anos...ele morou na China, estudou chinês e ainda por cima foi casado com uma chinesa então já viu, né?!!

Beth Blue disse...

Eliana,
eu me lembro que na época da viagem ao Brasil foi muito comentado mesmo na mídia - mas porque era uma viagem do casal real, né? E concordo, eles tem uma certa atitude de "colonizadores" até hoje, do tipo vamos levar o progresso para os países "" necessitados".

Luana,
Jura que isso aconteceu?!! O cara teve a coragem de te mostrar um aparelho de raio X?!! Eles precisam ver os hospitais modernos no Brasil, não ficam devendo nada aos daqui. Só tem um problema, os melhores hospitais brasileiros só pra quem tem muita grana, né? E os hospitais daqui são públicos. Já fiquei duas vezes (uma vez para o parto e outra pra uma operação de hérnia de disco) e não paguei um centavo extra!!!

Eve disse...

Olha, aqui na Alemanha, se fala muito de Brasil quando o assunto é economia e negócios. Saiu, recetemente, uma ediçao de uma revista em alemão e em portugues falando das vantagens e desvantagens de se investir no país.
Mas... quanto aos acontecimentos atuais, a mídia daqui tem copiado conteúdo "suspeito" da mídia de lá e tratado a gente como se fóssemos selvagens brigando por centavos. Assim como na Turquia não é por conta SÓ da construção de um shopping, no Brasil não é SÓ por 20 centavos. vai além. Nesse caso, eu até entendo que eles nao consigam compreender as conjunturas, mas daí a minimizar o problema, já acho coisa de jornalismo preguiçoso.

Maiara Sanchez disse...

Beth, confesso que vim aqui muito mais ‘curiar’, sorver de você a percepção sobre o tema pois sou muito curiosa a respeito do assunto (como o Brasil é visto pelo resto do mundo).
Amei o que li, foi um aprendizado. Gostei especialmente de trechos em que percebo sua alma brasileiríssima falando pro mundo constatar o óbvio.
Dá gosto ver exemplares como você mundo afora. “Verás que um filho teu não foge à luta...”
Beijos,
Maiara.

Marina Ernst disse...

Olha, o Brasil tem sido sim mais focado, politica- e economicamente falando. Até que tem bastante gente bem informada além dos cliches, mas ainda acho que eles prevalecem aqui na Alemanha. Aquela coisa "exótica", mulheres bonitas, Copa do Mundo, violencia etc etc... Mas conhecer mesmo fatos, acho que ainda sao poucos.

Beijos, Beth, ve se escreve! :)

Marina.

Anônimo disse...

QUANTA BABOSEIRA..A HOLANDA NÃO DESPERTA NENHUM INTERESSE NO MERDIL?..DEVE SER POR ISSO QUE BOA PARTE DA HISTORIOGRAFIA DO MERDIL SE BASEIA EM ESTUDAR O PERÍODO NEERLANDES NA ZONA DE FREDERICKSTAADT E CIA..ÓBVIO QUE NÃO HÁ INTERESSE NO BRASIL..QUE PESO O MERDIL TEM NO MUNDO?..SÓ SE FOR NO MAPA DA CRIMINALIDADE MUNDIAL..MERDIL PARCEIRO DE CATAI?..O MERDIL SÓ PEGA CARONA EM CATAI E RESUMINDO AOS MINERIOS DE CARAJÁS E A SOJA-PECUARIA DO NORTE DO MT..QUEM PRECISA DO MERDIL?..SE O MERDIL SUMISSE HOJE DO MAPA MUNDI NINGUEM NEM NOTARIA POR QUE O MERDIL NÃO TEM PESO NENHUM..NÃO FOI O MERDIL QUE CRIOU O V2 NEM A NET, NEM O PC NEM PORRA NENHUMA..É UM PAÍS FRACASSADO QUE SÓ VIVE DE PARASITAR A CONQUISTA DE OUTRAS CIVILIZAÇÕES..