
É preciso tempo para digerir o fim de uma amizade. Sim, as expectativas eram minhas, mas por outro lado, acho humano e normal esperarmos algo do amigo, é normal querermos compartilhar nossos melhores e piores momentos com estas pessoas especiais que escolhemos para fazer parte de nossa vida. Mente quem diz que não tem expectativas: a gente sempre espera alguma coisa - de alguns mais, de outros menos, mas sempre esperamos algo.
Não, não estou falando em cobrança, nem em possessividade - apenas em amizade verdadeira, daquelas em que o amigo se preocupa genuinamente com o bem-estar do outro e sabe não apenas compartilhar alegrias, mas principalmente suavizar a dor. Ele não precisa ter as palavras certas nem oferecer aconselhamento profissional (para isso existem os psicólogos e psiquiatras), ele não precisa ter a solução para todos nossos problemas, basta sua presença amiga para ajudar a atravessar as tempestades da vida. No final das contas, não é tão complicado assim. Uma coisa é certa: amizade não se esmola - ou é ou não é, as simple as that.
Para encerrar, este belíssimo poema irlandês.
A Friendship Blessing
May you be blessed with good friends.
May you learn to be a good friend to yourself.
May you be able to journey to that place in your soul where there is great love, warmth, feeling and forgiveness.
May this change you.
May this transfigure that which is negative, distant or cold in you.
May you be brought in to the real passion, kinship and affinity of belonging.
May you treasure your friends.
May you be good to them and may you be there for them, may they bring you all the blessings, challenges, truth and light that you need for your journey.
May you never be isolated, but may you always be in the gentle nest of belonging with your anam cara.
PS. anam cara is celtic for soul friend. Este poema encontra-se em um dos meus livros favoritos: Anam Cara - Spiritual Wisdom from the Celtic World, de John O´Donohue. Leitura altamente recomendada para os tempos modernos, em que as pessoas precisam resgatar o que realmente é importante na vida.