terça-feira, maio 14, 2013

Less is More




Este ano meu blog entrou em outro ritmo - desacelerei mesmo - por vários motivos que já comentei por aqui. Em partes porque ando sem ânimo para escrever (coisa raríssima na vida desta blogueira). Em partes porque tenho filtrado muita coisa, numa tentativa de auto-censura...é que aprendi muito nos últimos anos e confesso que ainda estou digerindo alguns traumas recentes. Felizmente tudo passa, passa mesmo!

Apesar de tudo e de todos, continuo por aqui com minhas divagações, desabafos e especulações. Em ritmo mais lento porque less is more e eu sempre soube disso mais do que ninguém. Se for pra escrever qualquer coisa, prefiro não escrever. E se for pra correr o risco de me expor, também tenho preferido ficar quieta. Mas ainda não sei dizer se isso é um processo meu ou um processo que vem acontecendo na blogosfera. Na dúvida, é melhor não tomar decisões precipitadas, hehehe.

Verdade seja dita: eu sou das "antigas". Meu blog completará sete anos em agosto deste ano, sem estardalhaços nem fogos de artifício. Numa blogosfera em que todo mundo fala de tudo e poucos dizem algo, ainda vejo muito blog sem conteúdo. E nem vou falar dos erros esdrúxulos de português porque não quero ser ranzinza (mas sou formada em Letras então já viram, né?). De resto, já desisti de tentar entender como os blogs funcionam. Mas como não sou boba, também já tirei algumas conclusões.

E fiquem avisados: os blogs não estão morrendo mas em fase de (aguda) reformulação. E isso tem a ver com mudanças na vida virtual das pessoas, como Facebook e Twitter. Pra início de conversa, muito blogueiro esperto já percebou que o leitor médio mudou muito nos últimos anos (porque a vida é dinâmica, tanto lá fora como aqui na blogosfera). O attention spam  das pessoas é cada vez menor e eu não sou atração de circo nem tenho como missão "entreter" ninguém! Meu blog é mais do que entertainment, digamos assim. Se bem que eu mesma me divirto escrevendo por aqui. Bem verdade que já me diverti mais mas escrever para mim sempre foi um grande prazer, no dia em que virar obrigação eu paro mesmo!

Enfim, a cabeça continua a mil, a criatividade sempre em alta e assunto nunca faltou por aqui. O que tem faltado mesmo é vontade de escrever sobre certos assuntos. Quem acompanha este blog, sabe que eu sempre falei de vários assuntos, alguns mais do que outros. E claro, alguns assuntos incomodam.

E a vida segue com suas surpresas, boas e ruins. E as coisas mudam o tempo todo. E as pessoas vem e vão. E a gente vai se adaptando. Um dia de cada vez.


10 comentários:

Marcela disse...

Hoje em dia os blogs são muito superficiais. As pessoas só pensam em conseguir seguidores para terem patrocinadores, e assim poderem ganhar muito dinheiro. Infelizmente a quantidade de blogs com conteúdo diminiu, mas ainda existe (ainda bem!). O seu é um deles. Eu também acredito que less is more, e penso muito antes de escrever qualquer coisa. Adotei algumas medidas de segurança, como o blog não ser listado no Google e não aceitar comentários anônimos, mas mesmo assim não estamos longe da exposição. Eu particularmente gosto de blogs que não tem a intenção de entreter ninguém. Gosto de blogueirxs sincerxs, que postam na alegria e na tristeza, que compartilham a verdade. A vida não é só alegria.

beijos

Pri S. disse...

Também tenho pensado nessas coisas e chegado a conclusões parecidas. Estou num momento extremamente voltado para mim mesma, a vida pessoal em turbilhão e por mais que eu tenha muitas coisas a compartilhar de forma escrita, busco me preservar, evitar a exposição de coisas tão particulares. Meu blog veio se personalizando há algum tempo justamente porque a blogosfera mudou, eu mudei e ainda não sei muito bem o que fazer com a minha necessidade de escrever, a questão da exposição, a preguiça que as pessoas tem tem textos mais longos, essa tendência à superficialidade que não combina muito comigo... Vamos ver... Um dia de cada vez, como vc falou! :-)

Eliana disse...

Acho que tem de um tudo e pra todos os gostos. Agora tem muita gente só querendo ibope mesmo e falando um bla bla bla só para atrair gente que gosta de colocar lenha na fogueira. Eu gosto de conteúdo, seja pessoal, corriqueiro, impressões mas que deixa a gente sentir o sentimento da pessoa. Afinal...o leitor também interage quando consegue captar e mensagem do escritor...é uma via de mão dupla.

Anônimo disse...

"attention spam"?

Luana disse...

Espero que voce nao tenha ataques com os meus erros de portugues.... Eu sei que as vezes eu escorrego e nao tem justificativa, nao... =)
Eu tenho blog nao pra entreter ninguem... eu tenho blog pra ter um diario... um que os outros podem ler, entao que nao tem tanta coisa pessoal. Tambem uso como valvula de escape quando quero reclamar de alguma coisa... E isso eu acho que faco o tempo todo, reclamar!

Maria Valéria disse...

Eu tambem perdi o pique do meu blog.procuro postar algo de vez em quando pra nao deixar parado.
Mas, aqueles textos longos e polêmicos, por enquanto estão parados,Nao porque " nao quero me expor" , mas porque simplesmente nao consigo pensar em mais nada, esgotou o repertório.Tenho postado piadinhas, musicas, etcetc....
Se vc tiver alguma sugestão de um tema sobre o qual vc gostaria de me ver escrever, me diga que eu tento...so nao pode ser sobre aborto, ou sobre legalização de drogas, porque acho que como medica nao pega bem escrever sobre isso.minha opinião sobre isso acho que vc ja sabe, ne??
Bjs e vamos adiante!!;)

Luana disse...

Beth, eu to sempre vindo aqui ler seu blog, eu posso comentar pouco, mas to sempre aqui... =)
Tomara mesmo que seu filho se torne biólogo, eh uma area maravilhosa! =)

Inaie disse...

Me cham de louca, deslumbrada, egocêntrica... eu nem ligo! O negócio é que o meu blog eu faço prá mim. É meu diarinho. E nasceu pra minha mãe parard e azucrinar que eu não amndo noticias.
Ai, no meio do processo apareceram uns loucos que leem e gostam, então o blog tem audiência. Mas não por que eu escreva para ela, por que na verdade, eu escrevo mesmo prá mim.

Com erros de português e de digitação...

Não esquente tanto com os outros, beth. Como diz a minha amiga Ucraniana, só pode dar palpite na sua vida quem já te deu uma garrafa de vodka....

Agora me diga : quantas pessoas estão nessa lista??/

Inaie disse...

Respondendo á pergunta lá no blog: COMPRAMOS mesmo um smoothies bar... Crazy people!!

E esse e'o nosso SEXTO país. Brasil, Australia, NZ, Emirados Arabes, bahrain e agora USA...

Chega né?

Ligia Costa disse...

Oi Beth, sempre leio o seu blog apesar de nao ter feito comentarios ainda, e adoro, li alguns posts antigos, e aprendi muita coisa,.
Tenho um blog tb e desde o final so ano passado nao tenho animo de postar nada, e olha q nao falta assunto pois faz 3 meses q retornei ao Brasil, e sao tantas emocoes.
Mas acho q estou mais comedida sobre a xposicao q o blog nos tras.
Mas ainda vou voltar a escrever, sei la

Tecnologia do Blogger.

Less is More




Este ano meu blog entrou em outro ritmo - desacelerei mesmo - por vários motivos que já comentei por aqui. Em partes porque ando sem ânimo para escrever (coisa raríssima na vida desta blogueira). Em partes porque tenho filtrado muita coisa, numa tentativa de auto-censura...é que aprendi muito nos últimos anos e confesso que ainda estou digerindo alguns traumas recentes. Felizmente tudo passa, passa mesmo!

Apesar de tudo e de todos, continuo por aqui com minhas divagações, desabafos e especulações. Em ritmo mais lento porque less is more e eu sempre soube disso mais do que ninguém. Se for pra escrever qualquer coisa, prefiro não escrever. E se for pra correr o risco de me expor, também tenho preferido ficar quieta. Mas ainda não sei dizer se isso é um processo meu ou um processo que vem acontecendo na blogosfera. Na dúvida, é melhor não tomar decisões precipitadas, hehehe.

Verdade seja dita: eu sou das "antigas". Meu blog completará sete anos em agosto deste ano, sem estardalhaços nem fogos de artifício. Numa blogosfera em que todo mundo fala de tudo e poucos dizem algo, ainda vejo muito blog sem conteúdo. E nem vou falar dos erros esdrúxulos de português porque não quero ser ranzinza (mas sou formada em Letras então já viram, né?). De resto, já desisti de tentar entender como os blogs funcionam. Mas como não sou boba, também já tirei algumas conclusões.

E fiquem avisados: os blogs não estão morrendo mas em fase de (aguda) reformulação. E isso tem a ver com mudanças na vida virtual das pessoas, como Facebook e Twitter. Pra início de conversa, muito blogueiro esperto já percebou que o leitor médio mudou muito nos últimos anos (porque a vida é dinâmica, tanto lá fora como aqui na blogosfera). O attention spam  das pessoas é cada vez menor e eu não sou atração de circo nem tenho como missão "entreter" ninguém! Meu blog é mais do que entertainment, digamos assim. Se bem que eu mesma me divirto escrevendo por aqui. Bem verdade que já me diverti mais mas escrever para mim sempre foi um grande prazer, no dia em que virar obrigação eu paro mesmo!

Enfim, a cabeça continua a mil, a criatividade sempre em alta e assunto nunca faltou por aqui. O que tem faltado mesmo é vontade de escrever sobre certos assuntos. Quem acompanha este blog, sabe que eu sempre falei de vários assuntos, alguns mais do que outros. E claro, alguns assuntos incomodam.

E a vida segue com suas surpresas, boas e ruins. E as coisas mudam o tempo todo. E as pessoas vem e vão. E a gente vai se adaptando. Um dia de cada vez.


10 comentários:

Marcela disse...

Hoje em dia os blogs são muito superficiais. As pessoas só pensam em conseguir seguidores para terem patrocinadores, e assim poderem ganhar muito dinheiro. Infelizmente a quantidade de blogs com conteúdo diminiu, mas ainda existe (ainda bem!). O seu é um deles. Eu também acredito que less is more, e penso muito antes de escrever qualquer coisa. Adotei algumas medidas de segurança, como o blog não ser listado no Google e não aceitar comentários anônimos, mas mesmo assim não estamos longe da exposição. Eu particularmente gosto de blogs que não tem a intenção de entreter ninguém. Gosto de blogueirxs sincerxs, que postam na alegria e na tristeza, que compartilham a verdade. A vida não é só alegria.

beijos

Pri S. disse...

Também tenho pensado nessas coisas e chegado a conclusões parecidas. Estou num momento extremamente voltado para mim mesma, a vida pessoal em turbilhão e por mais que eu tenha muitas coisas a compartilhar de forma escrita, busco me preservar, evitar a exposição de coisas tão particulares. Meu blog veio se personalizando há algum tempo justamente porque a blogosfera mudou, eu mudei e ainda não sei muito bem o que fazer com a minha necessidade de escrever, a questão da exposição, a preguiça que as pessoas tem tem textos mais longos, essa tendência à superficialidade que não combina muito comigo... Vamos ver... Um dia de cada vez, como vc falou! :-)

Eliana disse...

Acho que tem de um tudo e pra todos os gostos. Agora tem muita gente só querendo ibope mesmo e falando um bla bla bla só para atrair gente que gosta de colocar lenha na fogueira. Eu gosto de conteúdo, seja pessoal, corriqueiro, impressões mas que deixa a gente sentir o sentimento da pessoa. Afinal...o leitor também interage quando consegue captar e mensagem do escritor...é uma via de mão dupla.

Anônimo disse...

"attention spam"?

Luana disse...

Espero que voce nao tenha ataques com os meus erros de portugues.... Eu sei que as vezes eu escorrego e nao tem justificativa, nao... =)
Eu tenho blog nao pra entreter ninguem... eu tenho blog pra ter um diario... um que os outros podem ler, entao que nao tem tanta coisa pessoal. Tambem uso como valvula de escape quando quero reclamar de alguma coisa... E isso eu acho que faco o tempo todo, reclamar!

Maria Valéria disse...

Eu tambem perdi o pique do meu blog.procuro postar algo de vez em quando pra nao deixar parado.
Mas, aqueles textos longos e polêmicos, por enquanto estão parados,Nao porque " nao quero me expor" , mas porque simplesmente nao consigo pensar em mais nada, esgotou o repertório.Tenho postado piadinhas, musicas, etcetc....
Se vc tiver alguma sugestão de um tema sobre o qual vc gostaria de me ver escrever, me diga que eu tento...so nao pode ser sobre aborto, ou sobre legalização de drogas, porque acho que como medica nao pega bem escrever sobre isso.minha opinião sobre isso acho que vc ja sabe, ne??
Bjs e vamos adiante!!;)

Luana disse...

Beth, eu to sempre vindo aqui ler seu blog, eu posso comentar pouco, mas to sempre aqui... =)
Tomara mesmo que seu filho se torne biólogo, eh uma area maravilhosa! =)

Inaie disse...

Me cham de louca, deslumbrada, egocêntrica... eu nem ligo! O negócio é que o meu blog eu faço prá mim. É meu diarinho. E nasceu pra minha mãe parard e azucrinar que eu não amndo noticias.
Ai, no meio do processo apareceram uns loucos que leem e gostam, então o blog tem audiência. Mas não por que eu escreva para ela, por que na verdade, eu escrevo mesmo prá mim.

Com erros de português e de digitação...

Não esquente tanto com os outros, beth. Como diz a minha amiga Ucraniana, só pode dar palpite na sua vida quem já te deu uma garrafa de vodka....

Agora me diga : quantas pessoas estão nessa lista??/

Inaie disse...

Respondendo á pergunta lá no blog: COMPRAMOS mesmo um smoothies bar... Crazy people!!

E esse e'o nosso SEXTO país. Brasil, Australia, NZ, Emirados Arabes, bahrain e agora USA...

Chega né?

Ligia Costa disse...

Oi Beth, sempre leio o seu blog apesar de nao ter feito comentarios ainda, e adoro, li alguns posts antigos, e aprendi muita coisa,.
Tenho um blog tb e desde o final so ano passado nao tenho animo de postar nada, e olha q nao falta assunto pois faz 3 meses q retornei ao Brasil, e sao tantas emocoes.
Mas acho q estou mais comedida sobre a xposicao q o blog nos tras.
Mas ainda vou voltar a escrever, sei la