

Antes de fazer filmes, ele produziu inúmeros vídeos para algumas das melhores bandas do planeta, entre elas Massive Attack, Chemical Brothers e Bjork. Encantado com a originalidade do roteiro de Being John Malkovich escrito por Charlie Kaufman, Michel encomendou a ele um roteiro e assim produziu Human Nature (2001). Mas sua consagração veio mesmo com Eternal Sunshine, onde Kate Winslet e Jim Carrey contracenam em uma história de amor inusitada. A fotografia do filme é um dos principais elementos em um roteiro original.
Já Science of Sleep conta a estória de Stephanie, um jovem sensível e criativo que tem o (mau) hábito de confundir realidade e sonho. Após a morte de seu pai, ele retorna à Paris para juntar-se à sua mãe, que arruma para ele um emprego colando layouts para calendários...A insatisfação do rapaz com a rotina de um escritório é retratada em sonhos cada vez mais elaborados, uma fuga da realidade banal em que se encontra aprisionado. Para complicar ainda mais a vida do rapaz, ele se apaixona pela sua vizinha, uma francesinha bem representada pela atriz Charlotte Gainsbourg.
As cenas de sonhos compõem os principais elementos do filme, e mostram um diretor que é, antes de mais nada, um mestre das artes visuais. Ao retratar o clima de sonho, Michel Gondry faz uso de materiais como feltro, papelão, bolinhas de algodão e papel celofane na animação. O resultado não poderia ser melhor. O expectador é transportado para os sonhos de Stephanie, quase como se estivesse vivendo dentro deles. Cinema de sonhos.
0 comentários:
Postar um comentário